TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual de Economia Empresarial

Por:   •  14/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios

Aluno/a: Luiz Felipe de Sousa Silva

Disciplina: Economia Empresarial

Turma: 1122-22

INTRODUÇÃO

Apresente o setor econômico escolhido e fala sobre o seu trabalho em linhas gerais.

O setor automotivo é um dos grandes propulsores do mercado, movimentando a economia de forma exponencial e impactando indireta e diretamente os demais setores do mercado, por trazer uma gama de produtos de alto valor agregado, possuindo uma cadeia de fornecedores extensa o ramo automotivo também é altamente impactado por condições externas.

A crise alavancada devido ao COVID-19 veio para insentificar a desaceleração do mercado, pois no cenário anterior já era possível visualizar indicadores que demonstravam este contexto, a taxa de desemprego oscilava entre 11% e 12%

os investimentos exteriores reduziam e a inflação subia constantemente.

Com a pandemia do COVID-19 intensificando o mercado Automotivo sofreu grandes impactos que buscaremos abordar neste relatório, visando trazer dados econômicos e de mercado analisando-os.  

CONTEXTO DO SETOR

Apresente número e índices relacionados à oferta, à demanda, à produção e aos demais indicadores necessários à contextualização.

Com o avanço da pandemia os consumidores foram influenciados, naturalmente grando uma série de mudanças nos comportamentos, pensamentos e hábitos. Devido a incerteza do futuro, as famílias começaram a tomar medidas para garantia dos recursos mais básicos trazendo a tona a redução da necessidade de compra e troca de veículos, além disso a intensificações das tomadas de ações emergências quanto ao controle da propagação do vírus afetou na redução e até parada de linhas produtivas, fazendo as vendas de veículos recuarem significativamente de acordo com dados da OICA,  04/20 no auge da pandemia foi registrado uma queda de 13% em relação a 04/19 trazendo assim o pior desempenho mensal em 14 anos.

[pic 3]

Fig 01 – OIAC 2022

Observando o cenário de produção mundial de acordo com a OICA data tivemos um recuo de 16% em relação ao ano de 2019, devido a alta insenficação das ações de paralização de da falta de insumos, trazendo a maior queda na produção mundial já registrada.

[pic 4]

Fig 02 OIAC 2022

Observando o ano seguinte 2021, podemos identificar uma pequena melhora em relação a 2020, quando a pandemia foi melhor controlada tivemos a inesperada guerra entre Rússia e Ucrânia intensificando a escassez de componentes eletrônicos, ainda assim registrando um avanço de 2,2%, o que já nos trouxe uma margem de conforto em relação ao futuro desse vital setor.

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Detalhe todos os indicadores macroeconômicos que possam auxiliar a sua análise.

Apesar do grande impacto gerado pela COVID-19, a indústria automotiva sem se intensificado como propulsor da economia mundial, as expectativas de retomada são otimistas devido a grande melhora do desempenho em 2022 ao se comparar que os anos observados anteriormente. De acordo com a S&P Global obtivemos um avanço estimado de 10,6% o que proporcionou segurança e otimismo para a recuperação do setor automotivo.

[pic 5]

Fig 03 – IHS Markit 2022

Apesar da evolução ainda se toma como constância a instabilidade de oferta dos semicondutores, componentes este utilizado para condução de correntes elétricas que servem como base para os chips em geral da parte elétrica dos carros de vital importância para o funcionamento do gerenciamento do motor da conectividade e controle de emissão de poluentes, situação esta iniciada devido a pandemia e intensificada devido aos desentendimentos políticos entre Rússia e Ucrânia apesar desta problemática a Global Mobility, líder mundial em informações, análises e soluções prevê um avanço de 5,6% para 2023 em relação a 2022.

Outro fator interessante impactado pela COVID-19 foi a preocupação com as urgências do planeta, frente a proliferação rápida do vírus fez com que a população e diversas esferas governamentais focassem em ações em prol do meio ambiente, e no setor automotivo não foi diferente observa-se uma aceleração na adoção de veículos elétricos e híbridos, colaborando grandemente com a redução de emissão de gases poluentes. De acordo com dados estatísticos da S&P Global a produção de veículos elétricos dobrou em 2021 frente a 2020, conforme podemos observar no gráfico abaixo.

[pic 6]

Fig 04 GLOBAL MOBILITY, 2022.

Podemos notar a preocupação global frente a aceleração da utilização de veículos elétricos, e devemos nos precaver e tomar medidas para esta virada de mercado no ramo automotivo. A China grande parceira comercial do Brasil detém o vasto domínio no mercado global de veículos elétricos batendo um recorde histórico de 3,3 milhões de vendas de carros elétricos em 2021.

ANÁLISE MICROECONÔMICA

Apresente como o impacto direto na oferta e demanda do setor e a estrutura de mercado a qual pertence são influenciadas pelos mercados interno e internacional.

O mercado interno brasileiro acompanhou as tendências do mercado internacional registrando enorme queda nas vendas e produção de veículos de forma mais intensificado chegando a registrar queda de 31,6% em 2020, segundo dados da ANFAVEA, associação nacional dos fabricantes, registrando a menor produção dos últimos 17 anos. Resultado disto o índice de empregos da indústria automotiva registrou queda de 4% índice não mais intensificado devido ao aumento do setor de maquinás agrícolas, de acordo com dados da ANFAVEA.

[pic 7]

[pic 8]

Fig 05 ANFAVEA, 2022.

Como podemos notar nas tabelas acima divulgadas pela ANFAVEA, apesar da pandemia ainda não ter sido totalmente controlada, os resultados foram satisfatórios trazendo um aumento expressivo das exportações de veículos, contudo, o que mais chama atenção é que após a queda de 4% nos empregos do setor automotivo em 2019 em relação a 2020, apesar do aumento gigantesco da produção e venda de 2022 no final do ano o índice de empregos havia crescido somente 1,2% no setor automotivo, e se for observar a media de empregos anual, 2022 demonstra um recuo de 1,7% o que nos leva a notar que os investimentos em automação, lean manufacturing e six sigma foi insentificada pela pandemia do COVID-22 no Brasil.

CONCLUSÃO

Apresente uma conclusão justificando a sua análise.

Podemos concluir de forma astuta que a pandemia causada pelo COVID-19 afetou evidentemente a indústria automotiva e a economia global, em alguns casos de forma massiva, o que forçou o remodelamento dos modelos de negócio. O setor automotivo foi claramente prejudicado enfrentando um período extremamento complexo caracterizado por um segmento populacional que identificou como um rebaixamento dos veículos de uma necessidade básica para uma mercadoria útil, todavida, em outra vertente incentivos e apoio dos governos poderiam facilitar as transações comerciais principalmente pensando no segundo público (população que não se sente segura utilizando de transportes públicos onde doenças podem se propagar facilmente). Apesar da situação adversa e complicada podemos visualizar grandes benefícios advindos da COVID-19 como a intensificação de trabalhos home office e vendas online, além disso notamos anteriormente o avanço tecnológico e aceleração da fabricação de veículos elétricos que contribuem indubitavelmente para a redução de gases nocivos à atmosfera.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cite as fontes de consulta utilizadas de acordo com a ABNT.

Marketinttelligenc. S&P Global Mobility, 2022. Disponível em: < ano.https://www.spglobal.com/marketintelligence/en/>. Acesso em: 13 de Janeiro de 2023

COVID-19 Impact & Recovery. S&P Global Mobility, 2022. Disponível em: < > Acesso em: 13 de Janeiro de 2023

Dados estatísticos. ANFAVEA, 2022. Disponível em: https://anfavea.com.vr/site/edicoes-em-excel/ Acesso em : 14 de Janeiro de 2024

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (395.1 Kb)   docx (914.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com