TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de avaliação a distância (AD)

Tese: Atividade de avaliação a distância (AD). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  Tese  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial

Curso: Tecnologo em Segurança no Transito

Professor: Nelio Herzmann

Nome do aluno: Liliam Regina Esteves Rodrigues

Data: 18 de março de 2013.

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o enunciado e responda as questões:

1. O que é o Estado democrático de Direito, quais seus fundamentos básicos e como seus princípios se efetiva na Administração Pública entendida em várias esferas de ação (educação, saúde, segurança, etc..)? (3,0 pontos).

Estado Democrático de Direito é aquele Estado que se propõe a garantir os direitos e liberdade dos indivíduos, estabelecendo e respeitando normas jurídicas, baseadas em direitos humanos e liberdades fundamentais, respeitadas por todos. É um Estado Democrático porque o poder político é subordinado a soberania popular.

Os princípios básicos estão fundamentados na CF/88 Artigo 1º são: Soberania; Cidadania; Dignidade da Pessoa Humana; Valores Sociais do Trabalho e da Livre Iniciativa; Pluralismo Político. Parágrafo único - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

2. Explique o que é Estado representativo e dê exemplos para ilustrar?

(2,0 pontos)

Estado representativo é aquele que se configura tendo um representante do povo, frente a uma nação. Ele pode se constituir por revolução, por guerra civil ou ainda por caminhos democráticos. As formas mais conhecidas de Estado representativo são: Monarquia constitucional, Monarquia parlamentar e Republica presidencial; exemplos: Inglaterra, Estados Unidos, Brasil etc.

3. Cite algumas características dos governos militares (1964- 1984) e escreva, em no máximo 10 linhas, qual o modelo de estado prevaleceu e quais as implicações dessa administração para a sociedade. (3,0 pontos).

Nos governos militares entre as décadas de 60 e 70 foram ensaiadas reformas administrativas buscando introduzir características gerencias na condução do governo, mas esse processo só vai se concretizar nos anos da nova republica. Devido ao modelo de administração no qual o governo concentrava as rendas, achatamento salarial, isto tudo de forma autoritária as conseqüências para o povo brasileiro ao final da administração dos militares foi uma divida social acumulada por 20 anos para mais de cem milhões de habitantes, era um país

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com