TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades – Revolução Industrial

Ensaio: Atividades – Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Ensaio  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades – Revolução Industrial

1. O que foi a Revolução Indústria?

2. O grande desenvolvimento da indústria provocou profundas transformações na vida do homem, nas relações entre as nações e na estrutura das sociedades. Muitas cidades surgiram com a indústria. Nelas, as fábricas concentravam centenas de trabalhadores, que vendiam a sua em troca de um salário.

3. Como passaram a viver os operários a partir da Revolução Industrial? Os operários passaram a viver em condições miseráveis. Homens, mulheres e até crianças iniciavam a jornada diária muito cedo e trabalhavam de 14 a 16 horas por dia. Dentro das fábricas havia muita umidade e poeira, e o barulho era ensurdecedor. Mulheres e crianças trabalhavam o mesmo número de horas e recebiam um salário bem mais baixo que a dos homens.

4. Como os trabalhadores reagiram às péssimas condições de trabalho no começo da Revolução Industrial? Eles passaram a lutar pela conquista de seus direitos.

A Inglaterra e a Primeira Revolução Industrial

5. Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada um fator para Revolução Industrial ter se iniciado na Inglaterra:

a. Acúmulo de capitais com a expansão marítimo-comercial e a política mercantilista. ( )

b. Abundancia de jazidas de carvão e de ferro no solo inglês. ( )

c. Decadência da área rural e perda de capitais dos proprietários de terras. (X)

d. Ascensão da burguesia ao poder com a Revolução Gloriosa. ( )

A Sociedade Industrial

6. Explique como surgiu a fábrica e como se organizou o trabalho dentro dela. A produção em larga escala, mediante a utilização de meios mecânicos, exigiu a concentração de trabalhadores em grandes unidades de produção – as fábricas, onde eles realizavam um trabalho dirigido e em conjunto. Na fábrica, consagrou-se e aperfeiçoou-se o princípio da divisão do trabalho: cada trabalhador realizava apenas uma parte do processo de produção, na qual se especializava.

7. O sistema fabril arruinou a pequena oficina artesanal. Os artesãos viram-se obrigados a abandonar suas oficinas e a procurar trabalho nas fábricas, convertendo-se em operários assalariados.

A expansão industrial – a 2ª fase da indústria

8. Quais os países que se industrializaram após a Inglaterra, no século XIX? A França, a Bélgica, os Estados alemães, o norte da Itália, a Rússia, os Estados Unidos, o Japão e a Holanda.

9. Quais as inovações que se destacaram na indústria a partir do século XIX? O aço e os sintéticos foram utilizados como material industrial básico e as principais fontes de energia eram a eletricidade e o petróleo. Os setores industriais também se multiplicaram com o surgimento das indústrias siderúrgicas, petroquímica, eletroeletrônica e automobilística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com