TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumento salarial

Seminário: Aumento salarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  Seminário  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 9

No mercado mundial, as negociações são imprescindíveis, um dos exercícios mais importante dentro de uma organização seja uma negociação pequena ou grande.

Antigamente a negociação era um ato comum de interagir e oferecer um determinado produto, hoje nos dias atuais temos uma visão mais aguçada sobre o conceito negociação, esse vem sendo explorado e se ampliando cada vez mais junto com a inovação. A todo momento estamos colocando em pratica o ato de negociar é uma habilidade.

Segundo o autor ACUFF, negociar é um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidades.

Mas, já o autor KOZICKI, tem a visão de que negociar é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade, envolvendo dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que idealmente deixara ambas as partes felizes.

Agora na visão de BERLEW, negociação em duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confronta e discutir proposta explicitas como objetivos de alcançar um acordo.

Os autores definem o ato de negociar uma arte e atividade cada negociador tem idéias e atitudes diferentes refletindo em suas percepções do ambiente tanto externo como interno,e que é um processo de comunicação bilateral, onde há uma troca de interesses e idéias, buscando a satisfação de ambos os lados.

Como é no caso da Negociação do ganha - ganha que é aquela em que ambas as partes conseguem chegar á um resultado positivo,onde as duas partes saem satisfeita atingindo seu objetivos e suas expectativas, já no caso da negociação perde – perde é aquela onde não há um acordo, as duas partes não cedem as exigências uma das outras, havendo possíveis conflitos levando a um desacordo ou seja as duas partes perde.

Existe também as variáveis da negociação que são divididas em três partes importantes uma delas é o PODER que é uma das variáveis modificadoras e que mais chamam a atenção num processo de negociação, ele pode influenciar de varias maneiras, e pode ser usado de forma positiva ou negativa, será uma decisão do negociador a forma de utilizar, e como será colocada para discussão, e exercerá influencia sobre a outra parte negociadora. O poder tem varias faces: competência é poder, capacidade de comunicação também, paciência, concentração, convicção nas argumentações e proposta significam poder, ficar calado também pode ser uma forma de poder, quando provoca ou altera o rumo da conversa em uma negociação, ele que da as partes as condições de estarem reunidas, buscado uma solução para seus objetivos.

Outra variável muito importante é a Informação é os dados que devemos buscar e obter com antecedência a negociação, informações econômicas (a outra parte tem condições financeiras de firmar um acordo?), éticas e culturais (a outra parte respeita as políticas éticas e culturais da sociedade, de forma a não comprometer a sua imagem?), sobre o produto (a outra parte tem produtos ou serviços de qualidade?) esses dados da outra parte são de suma importância no processo de negociação, isso garantirá que você estará fazendo um bom negócio e com maiores chances de sucesso assumindo riscos calculados,a informação possibilitará a mudança de posição da outra parte, isso poderá lhe trazer maiores vantagens e realizar um melhor negócio.

E por última a variável tempo é o período da negociação. Cada negociante tem prazos e na maioria das vezes diferente um do outro, logo, a parte que dispõe de maior tempo estará em vantagem, dependendo das circunstâncias. Cabe aos negociantes manter em sigilo o time que dispõem para concluir o negócio e aproveitá-lo da melhor maneira possível, isso só é possível através de um bom planejamento ou cronograma, e execução eficiente, com isso fatalmente o tempo lhe favorecerá.

Quando falamos de aumento salarial, este é um assunto delicado, mas todo funcionário que depende de seu salário no final de cada mês, deve estar sempre preparado para receber um NÃO, é preciso que ele tenha maturidade para lidar com a negativa. Uma resposta negativa faz o profissional refletir qual é a postura dele dentro da organização e no mercado de trabalho.

O funcionário deve estar preparado para as frustrações causadas pela resposta negativa quando se fala de aumento salarial, sua reação deve ser a de buscar, ouvir e entender com clareza o motivo da negativa e verificar se a empresa esta passando por momento de crise financeira e não está tendo condições de arcar com suas despesas ou se é o desempenho deste funcionário que no momento não esta sendo merecedor desse aumento.

Se a negativa é devido uma crise financeira que a empresa esteja passando, esse funcionário deve rever o conceito de trabalho em equipe, analisar todas as possibilidades na redução de custos, melhorarem a produtividade e buscar qualidade com eficácia nas ações do trabalho, neste momento o que a empresa mais precisa é a colaboração e compreensão dos funcionários e saber quem realmente está empenhado e comprometido, para que mais adiante possa reconhecer o seu talento.

Já se a negativa tenha sido pelo seu próprio desempenho, ele deve analisar com seu superior sua performance,seus resultados, e procurar saber de maneira clara e objetiva quais são as expectativas que a organização tem sobre a sua pessoa e o seu desempenho, e quais os passos necessários para tingir o objetivo, sabendo que a questão salarial esta ligada a maturidade e competência desenvolvida.

O funcionário deve administrar essa situação da melhor forma, continuando no exercício de seu trabalho, procurando atender as coordenadas de seu superior, mantendo a sua reputação de bom funcionário, o seu marketing pessoal, e sua auto estima, agindo com dignidade e ética, procurando desempenhar com habilidade o trabalho em equipe e mantendo o bom relacionamento na empresa,neste momento mostrar ser um bom profissional é essencial, para que nas próximas negociações esse processo seja positivo, mostrando assim que mesmo recebendo uma resposta negativa, a sua ética será a mesma, a sua colaboração e que seu comprometimento com a empresa melhorou e que você esta cada vez mais dedicado e disposto a atender os requisitos exigidos pela empresa.

Almejar um aumento salarial não significa merecer e nem tão pouco representar uma certeza, por isso ter jogo de cintura, saber de seus pontos positivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com