TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Caminho da Sustentabilidade

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

LUCAS PEREIRA DE SOUZA

Atividade de Autodesenvolvimento aula 3

                                        Caminho da Sustentabilidade

ANAPOLIS,

2014

LUCAS PEREIRA DE SOUZA – RA:8874424037

                                               

             AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem

                                               

                                                      AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem,

 um método de ensino utilizado nas melhores

                                                        faculdades do mundo, servindo para  aplicar

                                                        as teorias, e resolver  os desafios propostos.                                

Essa  atividade  esta  sendo  elaborada para                          

                                                    obtenção de nota na disciplina de: AVA –

                                              Ambiente Virtual de Aprendizagem.

ANAPOLIS,

2014

INTRODUÇÃO
No Brasil a empresa Natura é líder no setor de cosméticos, e foi considerada este ano a 2ª empresa mais sutentável do mundo, neste trabalho vou mostrar o que ela faz para ter recebido este título.

DESENVOLVIMENTO

A Natura foi uma das primeiras a tomar iniciativas em prol da sustentabilidade, isso teve início em 1983, quando ela começou a oferecer seus produtos em refis, é uma empresa muito preocupada com a natureza e o meio ambiente em geral.
A Natura promove várias ações sustentáveis entre elas são:
* Oferecer produtos em refil, onde são utilizados até 54% a menos em massa média;
*Informar em todos os produtos qual foi o impacto ambiental para ser produzido o mesmo;
* A Natura certifica transportadoras que controlam a emissão de gases de efeito estufa;
* Utiliza água de reuso para irrigação de jardins, por exemplo;
* Utilizam equipamentos de energia solar, para aquecimento da água dos restaurantes e vestiários da fábrica em Cajamar;
* A Natura trabalha para substituir todas as matérias-primas de origem animal, mineral ou sintética por matéria-prima de origem vegatal, pois são fontes renováveis. Um exemplo disso é o óleo derivado do petróleo que foi substituído pelo óleo de palma;
* A natura recicla cerca de 250 toneladas por ano de papel descartado pela sociedade, para utilização na fabricação dos cartuchos que embalam os produtos da linha Ekos; Criou o rótulo bula, que é um filme plástico autoadesivo que vem nos produtos, fazendo a sua retirada facilita o processo de reciclagem;
* A Natura tem também a chamada tampa-rosca, que são as tampas dos produtos, e que na maioria deles tem o mesmo modelo e tamanho, diminuindo gastos com aço para fabricação de moldes; 
* Os refis são 20% mais baratos para o consumidor e podem ser reutilizados por no mínimo 5 vezes antes de serem descartados;
A Natura criou a linha Natura Ekos, onde é utilizado para sua fabricação cerca de 20% á 50% de óleo da biodiversidade brasileira, ela aproveita essa biodiversidade e também faz sua parte cuidando para manter a floresta em pé.
A Natura tem parcerias com comunidades, ONGS, órgãos do governo e empresas especializadas no assunto para que a extração dos produtos ocorra da melhor maneira possível e sempre preocupada em extrair e cultivar de forma sustentável, como a plantação orgânica.
Entre os produtos da linha Ekos, estão os sabonetes de cacau e maracujá. O cacau utilizado nos sabonetes vem de plantação orgânica, já o maracujá vem do reaproveitamento de resíduos da fabricação de sucos.
Os plásticos das embalagens dos condicionadores e refis da linha Natura Ekos, são o chamado Plástico Verde, que são produzidos por etanol da cana-de-açúcar, uma fonte renovável.
As embalagens pet da linha Natura Ekos são 100% recicláveis.
Estas são algumas das ações que a Natura faz, e faz muito bem feita por sinal pela sustentabilidade.

CONCLUSÃO

Conclui então que com essas ações a Natura tem benefícos ecônomicos, sociais e ambientais , quando faz parceria com comunidades que beneficiam ao todo 23 comunidades rurais, 2.731 famílias, que passam a ser fornecedoras de matérias primas de 14 ativos da biodiversidade brasileira, ajudando essas famílias a aumentarem seus recursos financeiros, e capacitando com cursos os pequenos agricultores.
No final todo mundo sai ganhando a comunidade com geração de emprego, estudo e consequentemente com o aumento de sua renda, a Natura que pode oferecer produtos de qualidade e tendo seus custos reduzidos já que a matéria-prima vem do próprio Brasil, e com as reciclagens e as outras ações, eles conseguem a diminuição dos custos do produto final. A Natura também é uma empresa muito bem vista, exemplo disso são os prêmio que ela já ganhou como: Empresa Mais Admirada pela Revista Carta Capital, Melhores e Maiores pela Revista Exame, As Melhores Dá dinheiro da Revista Isto É Dinheiro,As Melhores Empresas para Você Trabalhar Revista Guia Exame-Você SA , e esse ano foi considerada a 2ª empresa mais sustentável do mundo, entre outros prêmios.
Acredito que quem mais sai ganhando com isso tudo, é a natureza que pode contar com uma empresa preocupada em mante-lá bem de forma sustentável e, de pé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (87.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com