TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava desenvolvimento econômico

Por:   •  1/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Desenvolvimento Econômico muito importante para todos os países é o que os mantém país equilibrado, estuda as economias do país, desde produtos, a investimentos, dinheiro que entra e sai, e como foi percorrido caminho para seu desenvolvimento, com a falha desenvolvimento afeta o serviços público para a população, sem ele ou com a falha dele vai faltar, bom atendimento saúde, na educação para crianças, vai falta infraestrutura, para todos as redes públicas que afetaram a vida econômica da população, ocorre com frequência a falta de emprego. O desenvolvimento econômico que promoveria a satisfação das pessoas, será aquele bem administrado, podendo assim dar acesso a uma boa renda trabalhador, acesso rede saúde tratamentos, benefícios para mais necessitados, programas e cursos, educação e ensino para crianças de qualidade, produtos acessíveis

CASTRO, Márcio Sampaio. Desenvolvimento Econômico: Desenvolvimento Econômico dos Países do BRICS – Brasil. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.

CASTRO, Márcio Sampaio. Desenvolvimento Econômico: O Banco de Desenvolvimento dos BRICS. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.

Desenvolvimento econômico é considerado tudo que envolve desde dinheiro, a riquezas, benefícios, produção, investimentos, e aponta caminhos percorridos ou a percorrer para que cada país enriqueça ou continue rico, e modo de como é feita a distribuição de sua riqueza para sua população. Desde do século XX já era de grande importância o desenvolvimento econômico, após a segunda guerra mundial período de Vargas ouve surgimento salário mínimo, consolidações trabalhistas e várias medidas de crescimento para nação, o Brasil vivia de exportação de café e com a crise, ouve novos desenvolvimentos que fizeram grandes mudanças.

De modo geral o desenvolvimento econômico de cada país é de suma importância para que mantenha país, ou até mesmo para que o país não entre em crise e prejudique a vida população. Estão relacionadas a um desenvolvimento, o PIB, IDH, balança comercial, renda per capita, câmbio, bem-estar social, são comumente empregadas no noticiário econômico. Esses dados são fundamentais, pois associadas a elas estão definições sobre a oferta de empregos e salários no país, assim como uma boa oferta de bens de serviço, de capital e de infraestrutura para a saúde, a educação, o transporte e o lazer, elas definem o quanto um país é rico e distribui essa riqueza para sua população. A somatória de todos esses dados nos leva a dimensionar aquilo que é chamado de desenvolvimento econômico. É muito importante para população o desenvolvimento econômico sem ele ou com a falha dele vai faltar, bom atendimento saúde, na educação para crianças, vai falta infraestrutura, para todos as redes públicas que afetaram a vida econômica da população, que ocorre com frequência a falta de emprego, a fome a miséria. Ou seja, um desenvolvimento econômico que com certeza promoveria a satisfação das pessoas, será aquele bem administrado, podendo assim dar acesso a uma boa renda trabalhador, acesso rede saúde tratamentos, benefícios para mais necessitados, programas e cursos, educação e ensino para crianças de qualidade, produtos acessíveis.

No século xx Brasil, era considerado, um dos países mais atrasados, tanto sobre abolição da escravidão, e também naquela época a desigualdade social já prevalecia, pois, a educação, e o trabalho qualificado era privilégio de poucos, da classe média, o Brasil era considerado um dos países mais desiguais do mundo. Enquanto muitas nações importantes passavam pela segunda revolução industrial, indo para terceira revolução, o Brasil tinha meramente economia agraria baseada na exportação de café. Porém no período de 1930, ouve crise econômica, com a quebra bolsa Nova Iorque e o preço café despencou no mercado internacional, e prejudicou muitos brasileiros, época liderada pelo Getúlio Vargas, de (1930 – 1945), considerado estado novo, em vês da antiga república velha que baseava –se somente na cafeeiras, com ideias de incentivar a chamada política de substituição de importações, para que o produto produzido no país não somente fosse importado e sim produzidos. Com a chegada da segunda guerra mundial, o governo Vargas já era marcado pelo modelo nacionalista, ouve incentivos a empresários usarem Banco Brasil, surgiram leis trabalhistas, o salário mínimo, e vários outras medidas para modernizar a nação, e em 1941 criada Companhia Siderúrgica Nacional, financiada pelo governo dos Estados Unidos, com produção de aço grande salto para desenvolvimento do país. Na segunda passagem Vargas 1951–1954, constituiria ainda a Petrobras, com conceitos estatais, e liberais, para a exploração petróleo para os estrangeiros.

A modernização do desenvolvimento autoritário, ocorreu em 1956 – 1961, governo de Juscelino Kubitschek, com base em Plano de Metas, a incentivar os empresários locais na ajuda de deixar a crise econômica com ideias, em estimular a chegada de multinacionais estrangeiras, principalmente da indústria automobilística, que se encontravam naquele momento em um processo de expansão e busca por novos mercados. JK, não teve somente pontos positivos, na construção de Brasília, e devido sua rápida expansão e desenvolvimento, teve inflação e aumento de dividas externa. Mais foi com a chegada dos Militares em 1964 que teve desenvolvimento autoritário, mínima participação da sociedade civil, teve obras gigantescas como transamazônica, a hidrelétrica de Itaipu e a ponte Rio-Niterói, criação de estatais como a Telebrás, comunicações por satélite, que também marcaram esse período, entre outras medidas que obteve aumento do PIB em 10%, entre 1968 e 1980, em um fenômeno que ficou conhecido como Milagre Econômico.

Milagre econômico período que ouve um grande crescimento desenvolvimento econômico. Época ditadura militar, época de investimento em todos os setores brasileiros.

Pontos positivos - enfraquecer grupos políticos de oposições diferentes, período forte concentração de renda, como foi época de investimentos houve mais ofertas de empregos.

Pontos Negativos - Violência utilizada pelo governo, porém com crescimento renda favoreceu sobretudo a população de classe média que mais aproveitou o momento favorável, concentração de renda na mão de poucos que gera desigualdade social.

Houve grande crescimento no desenvolvimento econômico, favelas, e cidade, e dividas externas. Em 1970 com o aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com