TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANÇO PATRIMONIAL

Tese: BALANÇO PATRIMONIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

As demonstrações tidas como obrigatórias no Brasil são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) .Além de todas estas demonstrações supracitadas devemos ressaltar a importância e necessidade da elaboração das notas explicativas como forma de complemento das demonstrações contábeis. Este trabalho tem por objetivo enfatizar essas obrigatoriedades detalhadamente com objetivo de facilitar a identificação e o conhecimento contábeis das empresas.

2 BALANÇO PATRIMONIAL ( Lei 6404/76)

2.1 CONCEITO

É a apresentação dos saldos respectivos de todas as contas da contabilidade de uma companhia em uma determinada data, dispostos ou arrumados de uma forma relativamente padronizada, com a finalidade de permitir, a quem o analisa, uma visualização rápida da posição econômico-financeira dessa companhia naquela data.

Assim, temos a conceituação definida pelo Conselho Federal de Contabilidade.

"O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade".

A estrutura do Balanço Patrimonial é formada pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

2.2. GRUPO DE CONTAS

O balanço patrimonial consiste na apresentação das contas classificadas por grupos, segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia. No Brasil, a Lei nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) padronizou o título de cada grupo do balanço. Assim, o balanço patrimonial deve ser apresentado com as contas classificadas nos seguintes grupos:

2.2.1 ATIVO

No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

a) Ativo Circulante: As disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. No Ativo Circulante ainda existem as contas retificadoras ou redutoras como, por exemplo, a conta de títulos descontados, a de provisão de créditos de liquidação duvidosa, entre outras.

b) Ativo Realizável a Longo Prazo: Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (Art. 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

b) ativo permanente, dividido em:

• Investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com