TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRASIL UM PAÍS DE TODOS

Por:   •  23/6/2015  •  Artigo  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 3

BRASIL UM PAÍS DE TODOS

Antony Nelson Pinheiro Luso

Boa tarde a todos e a todas que neste momento me dão a honra da sua presença e amizade. Quero neste primeiro momento agradecer a Deus pelo dom da VIDA e pela qual todos nós somos convidados a ser testemunhas do AMOR, agradeço ainda a minha FAMÍLIA que são os alicerces para minha VIDA e meu TRABALHO.

Hoje venho me dirigir a vocês para refletirmos a realidade do nosso país, o nosso Brasil! E pergunto a vocês, será que o nosso Brasil é um país de todos? Ou será um Brasil de poucos? Será que o nosso país oferece um tratamento igual e sem distinção a todos, independente de sexo, raça, trabalho, credo religioso e convicções políticas, conforme reza o Artigo 5º da nossa Constituição Federal? Será que as oportunidades de educação e trabalho são iguais para todos?

Brasil um país de todos é um slogan, uma marca criada pelo governo federal, que é utilizada para difundir a ideia de um Brasil para todos. Diferentemente do que diz o slogan, a nossa sociedade encontra-se em um cenário que se contrasta com esta afirmativa, atualmente vivemos a falsa impressão de que todos possuem as mesmas oportunidades e que só depende de nós abraçarmos e aproveitarmos estas oportunidades.

Tomo emprestado neste momento o jargão pronunciado pelo humorista e deputado federal Tiririca que diz “ pior do que tá, não fica!” sobre esta perspectiva é impossível ter um Brasil pior do que já estava, é perceptível ver que houveram alguns avanços, no entanto, muitos dos programas sócias, como Bolsa Família, Prouni, Pronatec que fundamentam a base do “Brasil um país de todos” possuem distorções que mascaram a realidade de um país melhor e nos transmitem a sensação de que vivemos em um Brasil para todos.

A Bolsa Família que tem a finalidade de acabar com a miséria e dar dignidade ao povo do nosso país, virou moeda de troca e o pior fez com que muitas das nossas famílias entrassem no comodismo, sem estimulo para saírem da cruel dependência que massacra a nossa sociedade. Acredito que, o que dignifica o homem é o trabalho, mas para ter um bom trabalho é necessário investir em educação.

Quando falamos em educação percebemos que o governo federal apresenta para nossa sociedade uma solução “revolucionária” que pretende dá oportunidades iguais a todos no ingresso do ensino superior, mas quando na realidade está contribuindo com um fenômeno crescente em nosso país, que são as pessoas “formadas a qualquer preço” e sem uma qualificação adequada. Digo isto, pela constatação de que muitos estão ingressando nas instituições superiores sem saber o mínimo, e Pasmen, sem saber fazer uma simples conta de multiplicar ou dividir, e o que é pior ainda, sem saber escrever. Esta triste constatação só nos dá a certeza, que a formação destes futuros profissionais vai ser deficitária, frustrando assim os sonhos, as expectativas e engrossando cada vez mais a fileira do desemprego no nosso país.

É necessário, é urgente que o governo federal invista na educação fundamental, é impossível construir um bela casa começando pelo telhado, é necessário primeiramente ter um bom alicerce, uma boa fundação, portanto, um dos maiores problemas da nossa educação esta neste aspecto, uma boa educação fundamental certamente irá preparar melhor os nossos jovens para as próximas etapas da sua formação. Além disso é necessário remunerar dignamente os nossos professores, para que os mesmos possam ser reconhecidos e valorizados na nossa sociedade, é necessário investir na formação dos nossos professores, promovendo o crescimento cultural e intelectual, resgatando o brilho e o prestigio de ser um professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com