TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço patrimonial

Resenha: Balanço patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

Balanço Patrimonial é composto por vários componentes, o primeiro é o Ativo, depois vem o Passivo e por último o patrimônio líquido. Este é essencial para a análise financeira

Constituem-se o Ativo, os bens e direitos dentro de uma organização, como exemplo temos carros, maquinas, caixa, banco, etc. A organização contabiliza seus ativos na forma de produção de bens, bem como na prestação de serviços. O Ativo sempre contribui com o fluxo de caixa seja diretamente ou indiretamente, pois ele gira em torno de receitas, ou seja, prestação de serviço onde seu compromisso é agradar e deixar satisfeito o seu consumidor. Assim os Consumidores pagam pelo serviço a qual receberam e a entidade a qual é a prestadora de serviço contribui com o fluxo de caixa da empresa, assim podendo obter sucesso no mercado.

Os ativos podem ser trocados por outro ativo e/ou até usado na liquidação de um passivo (que são as obrigações da empresa). Não necessariamente os ativos precisam ter forma física, pois existem ativos como contas a receber e imóveis que estão associados a direitos legais e direitos de propriedade. A obtenção desses ativos pode ocorrer em forma de compra, ou em forma de produção do mesmo, existem outras transações e eventos que podem gerar ativos, exemplificando temos uma empresa que recebe um imóvel recebido de ente governamental como parte de programa para fomentar o crescimento econômico de dada região, que cuja situação é uma forma de adquirir um ativo.

O Passivo vem das Obrigações presentes na empresa, onde as mesmas seriam a responsabilidade e deveres que a empresa obtém com um terceiro (Fornecedores). Esses deveres geralmente surgem por bens e serviços recebidos de terceiro, onde gera umas contas a pagar para a empresa, o que chamamos de Passivo.

O Passivo Surge com uma conseqüência do Ativo, pois é através dele que surgem as obrigações, mais isso só ocorre quando o ativo é entregue, ou seja, quando o serviço a qual você foi confiado a fazer é entregue a entidade que solicitou, pois assim a matéria prima ou qualquer outra coisa que foi usado para efetuar o serviço é faturado e criado a Conta a pagar da empresa (Obrigação). A liquidação de uma Obrigação pode ser efetuada de diversas maneiras como: Transferência em caixa, Substituição de Obrigação, Transferências de outros Ativos dentre outros métodos. A característica do ativo é ter uma obrigação presente, ou seja, deve ter responsabilidade e agir de tal maneira, onde as obrigações podem ser exigíveis em contratos, ou de exigências estatutárias. Por exemplo: das contas a pagar, dos bens e serviços recebidos. Deste modo a entidade que decida por razão política ou de imagem para retificar seus produtos. Dentro de uma entidade a administração não da origem por si só á uma obrigação presente, normalmente aparece quando um ativo e entregue em acordo irrevogável para adquirir tal ativo, neste caso à natureza irrevogável do acordo seria as conseqüências econômicas, deixando de cumprir tal acordo, por exemplo: quando a uma existência de penalidade contratual significativa. Passivos resultam de transações de bens e o uso deste serviço da origem a contas a pagar, a não ser que haja um pagamento antecipado ou na entrega. Sendo assim passivo é uma necessidade presente onde a entidade resulta na obrigação de honrá-lo ate a data do vencimento, pois não honrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com