TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco Do Brasil

Tese: Banco Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Tese  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Campus

TRABALHO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Disciplina: Mercado Financeiro

BANCO DO BRASIL

SÃO PAULO

2014

BANCO DO BRASIL

O Banco do Brasil foi o primeiro banco a ser criado no território brasileiro pelo Império Portugués em 1.808, com a vinda da familia real para o Brasil, Dom João fugindo de Portugal das tropas francesas de Napoleão Bonaparte.

O capital da instituição seria constituído de 1.200 ações de um conto de réis cada uma. O lançamento público destinava-se à subscrição por grandes negociantes ou pessoas poupadora.

D. João buscou apoio junto aos governadores das Capitanias, determinando que buscassem acionistas para o Banco do Brasil, que se instalou inicialmente na rua Direita, esquina com rua de São Pedro, no Rio de Janeiro.

Em 1819, D. João VI determinou a construção de uma sede para a Bolsa do Rio de Janeiro. Esta foi mais uma das sólidas vinculações do Banco do Brasil com o nascente mercado de capitais do País.

Em 25 de abril de 1821, D. João VI e a Corte retornaram a Portugal, levando os recursos depositados no Banco, já em crise devido à sua profunda vinculação com os interesses da Coroa.

Em 7 de setembro, D. Pedro I declara a independência do Brasil. O apoio do Banco foi decisivo para que as autoridades da época custeassem escolas e hospitais e equipassem os navios que minaram as últimas resistências lusitanas e asseguraram a Independência.

O Banco do Brasil foi exaurido por saques da Corte Portuguesa em seu retorno a Lisboa, durante o 1º Reinado. Findo o prazo de duração, estabelecido em 20 anos, e sob intensa oposição política, foi finalmente liquidado em 1833.

Já no Segundo reinado do Império do Brasil (1822-1889), depois de uma liquidação, ou seja, encerramento das atividades em 1833, Irineu Evangelista de Sousa, que viria a ser barão e visconde de Mauá, criou em 1851 uma nova instituição denominada Banco do Brasil. Como antes, também nascida de um lançamento público, dessa vez com um capital de 10.000 contos de réis. Esse valor era considerado elevado para a época e o mais vultoso entre os das sociedades existentes na América Latina. Nesse segundo Banco do Brasil há uma forte carga simbólica de suas ligações permanentes com o mercado de capitais. As reuniões preparatórias e a assembleia de constituição se realizaram no salão da Bolsa de valores do Rio de Janeiro.

Em 1853, por iniciativa do Ministro Joaquim José Rodrigues Torres, o visconde de Itaboraí, foi determinado pela lei de 5 de julho, a criação do novo Banco do Brasil, através da fusão do Banco do Brasil de Mauá com o Banco Comercial do Rio de Janeiro (fundado em 1838), com exclusividade na emissão do papel-moeda. O visconde de Itaboraí é considerado o fundador do Banco de hoje.

Em 1866, devido a uma crise inflacionária, foi cassada a exclusividade na emissão do papel-moeda, permanecendo em operação com depósitos, descontos e empréstimos hipotecários.

Em 1893, veio a fundir-se com Banco da República dos Estados Unidos do Brasil (resultante da fusão do Banco Nacional do Brasil com o Banco dos Estados Unidos do Brasil), passando a se chamar de Banco da República do Brasil.

As primeiras linhas de crédito rural do Banco do Brasil datam da década de 1890 do século XIX.

Desde 1890 o Banco do Brasil e responsável pelo o crédito rural fomentando a economia agrícola do Pais tendo em vista que o agronegócio é considerado um dos mais importantes setores da economia brasileira, respondendo por mais de 22% do produto interno bruto. Ocupa posição de destaque no cenário global e tem importância crescente no processo de desenvolvimento econômico por ser um setor dinâmico e pela capacidade de impulsionar outras áreas.

Por força do decreto nº 1.455, de 30 de dezembro de 1905, volta a ter o seu nome tradicional, como é conhecido até hoje, com a reabertura em 03 de julho de 1906.

Até a criação do Banco Central do Brasil, o Banco do Brasil era o banco do governo.

A partir de 1986 deixou de operar a Conta Movimento. Assumiu, entretanto, características que o equiparam aos grandes conglomerados financeiros, recebendo autorização para lançar a Poupança-Ouro (Caderneta Rural), o Ourofix (Fundo de Renda Fixa), o OuroCard (Cartão de Crédito) e o Caixa-Ouro. Com um leque de novos produtos, o Banco ampliou a ofensiva de conquista de mercados. Consolidou-se, assim, o embrião da “Família-Ouro”, que aproveita o marketing do Cheque-Ouro, o cheque garantido mais conhecido e popular do mercado. Isso aumentou o raio de ação do Banco e, também, melhorou substancialmente os serviços que presta a seus clientes tradicionais.

Começou, aí, uma nova e significativa etapa na vida do Banco do Brasil como

instituição competitiva que não perde de vista seus objetivos.

É nessa dinâmica que vive o Banco do Brasil. Uma instituição privatizante, cujos lucros são distribuídos a toda a sociedade. Um Banco que se moderniza a cada dia, preparando-se para atender às crescentes exigências do desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Foi criado a partir da Lei 12.087, de 11/11/2009, o Fundo de Garantia de Operações – FGO, que autorizou a participação da União em fundos garantidores de risco de crédito, é administrado pelo BB, possui natureza privada. Trata-se de um fundo que tem por finalidade complementar as garantias necessárias a contratação de operações de crédito (capital de giro e/ou investimentos), pelas micro e pequenas empresas com faturamento até 2,4 milhões ao ano e pela médias empresas com faturamento bruto anual de 15 milhões e MEI com faturamento até 36 mil.

Banco do Brasil no exterior. O Banco do Brasil tem presença em todo o Brasil e no mundo. No Brasil já são mais de 4 mil agências e mais de 40 mil caixas eletrônicos, localizados em quiosques, shoppings,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com