TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição da empresa Banco do Brasil S.A., história e fatos

Pesquisas Acadêmicas: Descrição da empresa Banco do Brasil S.A., história e fatos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.990 Palavras (40 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 40

Introdução

Este trabalho tem como finalidade inserir e proporcionar aos alunos um refinamento dos conceitos relacionados a estrutura e praticas de gestão organizacional, enfatizando seus processos desde sua fundação até os dias de hoje, com base nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas. A Empresa abordada será a Petróleo Brasil S/A, conhecida pelo nome fantasia de Petrobras, que nos permite uma análise ampla de sua estrutura e contexto organizacional.

No capítulo 2 verifica-se que a área de comunicação da Companhia é valorizada como parte da gestão estratégica, os canais disponibilizados pela internet e intranet são seus principais meios de comunicação com funcionários, clientes, fornecedores, investidores e o publico em geral. No capítulo 3 é abordado seu parque tecnológico apresentando seu sistema de gestão, sua implementação e importância para a empresa. No capítulo 4 são abordados técnicas e fatores relevantes do processo logístico. No capítulo 5 é descrito seu modelo de administração, apontando sua situação atual e perspectivas a longo prazo. O capítulo 6 compreende uma análise microeconômica e macroeconômica do Brasil, inserindo a empresa em questão em seu contexto. O capítulo 7 nos permite constatar a importância da Matemática Aplicada em todo

conteúdo deste trabalho.

Pretende-se ao concluir as análises desenvolvidas em cada capítulo, compreender não somente seus métodos de gestão, destacar seus pontos positivos e negativos, mas sua importância no desenvolvimento econômico-financeiro e avanço tecnológico do Brasil, agregando valores ao nosso País, por ser referência nacional e internacional em crescimento e responsabilidade social.

1º Tópico

O Primeiro capítulo apresenta a descrição da organização, sua história e fatos relevantes.

1. Descrição da Organização

O Banco do Brasil é uma instituição bancária de propriedade da União (governo federal brasileiro). Foi criado em 1808 pelo Príncipe D. João. Sempre participou ativamente da economia, da história, da cultura e do desenvolvimento do Brasil.

O Banco do Brasil S.A. é uma instituição bancária de economia mista, com participação da União (governo federal brasileiro).

O primeiro banco a operar no país, o Banco do Brasil, está entre as maiores instituições do país. Sua história começou no ano de 1808 e em todo este período participou ativamente da história do Brasil e de muitos brasileiros.

No ano de sua fundação, 1808, o país havia se tornado sede da Coroa Portuguesa e o príncipe D. João criou o Banco do Brasil. Instalado em um prédio da antiga Rua Direita, esquina com rua São Pedro, o Banco do Brasil teve suas atividades iniciadas na verdade, somente no final de 1809.

O Banco do Brasil hoje conta com mais de 5 mil agências em todo o país, mais de 100 mil funcionários e milhares de estagiários e contratados temporários.

O Banco do Brasil faliu em 1829, graças à grande quantidade de saque por parte do próprio D. João VI.

Em 1851, o Barão e Visconde de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa,

criou uma instituição também denominada Banco do Brasil. Em 1853 este Banco do Brasil se fundiu ao Banco Comercial do Rio de Janeiro e em 1890 ofereceu suas primeiras linhas de crédito rural. Até hoje, é um dos principais bancos que atua junto ao agronegócio, essencial para o progresso de várias micro e também pequenas empresas.

O Banco do Brasil vem atuando cada vez mais também no exterior, já são mais de 40 pontos entre agências, sub-agências, unidades e subsidiárias.

1808 A família Real Portuguesa se instala no Brasil. Com duração de 20 anos, o objetivo era de promover a indústria nacional por em ação a contagem estagnada, e estimular a combinação dos capitais isolados; a esse prazo o B. B. se dissolveria ou se constituíria novamente, claro se o governo assim desejasse; O capital iniciau foi de 1.200 contos de réis, dividido em 1.200 ações de um conto de réis cada uma podendo ser aumentada por meio de novas ações.

1810 O meio circulante do país era exclusivamente metálico e as cédulas do Banco do Brasil foram as primeiras a circular no mundo português. A Fazenda Real, entrou como acionista principal, cobrando impostos atrasados e atuais, abriu mão durante 5 anos de qualquer lucro de ações. Através desta ação o capital do banco se consolidou.

1821 D. João VI e a corte retornam a Portugal levando os fundos do B.B.

1829 O Banco do Brasil é liquídado por lei, o excesso de emissões de títulos e a falta de administração competente foram as principais causas do fechamento do banco.

1851 Visconde de Mauá funda um Banco do Brasil particular, autorizada pelo governo.

1854 O diretório do

banco determina a abertura do concurso para o cargo de escriturário.

1892 O Banco do Brasil se funde com o Banco da República dos Estados Unidos e passa a se chamar Banco da República do Brasil.

1905 O Banco da República do Brasil é liquídado e transformado por meio de mudança na composiçaõ acionária, no Banco do Brasil S.A.; o início da terceira e atual fase jurídica de empresa. O governo ingressa como acionista marjoritário do capital, o que reforça o seu poder de interferência nas assembléias gerais.

1986 Marca início de um longo processo em que o Banco do Brasil deixava de ser instituição com características

monetária para conviver com a dualidade de ser ao mesmo tempo uma empresa pública competidora no mercado financeiro.

E nos dia de hoje o enganjamento do Banco do Brasil o tornou uma empresa sustentável e com princípios de responsabilidade sócio ambiental, um projeto visto também como uma estrátegia negocial a fim de impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o B.B. está presente

Read more: http://www.digitei.com/cnpj-banco-do-brasil-s-a/#ixzz1tXVe99Di

A partir do Segundo Capítulo será feito a análise da organização de acordo com o proposto pelas matérias em estudo, utilizando-se de materiais de apoio para a pesquisa o próprio site da empresa, sites de pesquisa e livros, baseado pelo ano de 2010.

1.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com