TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bens materiais

Resenha: Bens materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Resenha  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  322 Visualizações

Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, e assim por diante.

Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, pelo conceito usufrído na esfera comercial e industrial corporificado pela clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos. É o que se convenciona chamar de "good will".

ativos intangíveis respondem por uma parcela significativa do valor de uma empresa, ainda que várias delas não os lancem em seus balanços. Seja para efeito de ativação patrimonial nas demonstrações financeiras, ou instrumento de avaliação estratégica nas análises de gestão ou investimentos, as corporações mundiais estão mais conscientes da importância desses ativos e da necessidade de avaliá-los.

Existe uma infinidade de ativos intangíveis que podem ter seu valor monetário apurado. Os mais conhecidos são capital intelectual, marcas, direitos autorais, patentes, franquias, domínios de internet, copyrights e softwares.

Há também bens intangíveis e propriedades intelectuais que igualmente possuem valor, mas cuja aplicação como ativos das empresas ainda se encontra em fase restrita de uso, como os slogans ou personagens de animação. Investimento profissional, conhecimento, experiência dos colaboradores, investimento em leitura técnica possuem, da mesma forma, valor no âmbito do capital intelectual.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com