TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO A MÍDIA CONTRIBUI, OU NÃO, PARA A CONSTRUÇÃO DE VALORES NEOLIBERAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA?

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE: COMO A MÍDIA CONTRIBUI, OU NÃO, PARA A CONSTRUÇÃO DE VALORES NEOLIBERAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA?

A relação entre a mídia e o estado independente do momento ou situação tende a ser de grande importância, tanto amigável quanto de inimizade, podemos até citar o momento atual. Na modernidade a sociedade vem passando por uma globalização neoliberal, em que a mídia tem o papel de domesticar a população para aceitação dessa nova fase. Em tese a função da mídia seria dar voz e liberdade de expressão a todos e garantir a diversidade das vozes, para isso servem as normas de pluralidade da mídia e a proteção da privacidade como existem em alguns países.

Porem a mídia tem um importante papel na sociedade e praticamente controla o mercado, sendo que até mesmo a própria mídia se trata de mercado. O neoliberalismo tem como objetivo alcançar um momento político em que o estado seja incapaz de interferir na atuação do mercado, e até mesmo que a política em si seja tratada como mercado. Se observarmos o passado desde que o termo neoliberalismo começou a ser tratado como real, essa forma de pensar se fortaleceu juntamente com “globalização”, processo que conduz a uma integração cada vez mais estreita das economias e das sociedades, especialmente no que diz respeito à produção e troca de mercadorias e de informação, com isso as empresas multinacionais se expandiram a vários lugares, atuando forte também na comunicação, como exemplo a Disney dona de grande parte de canais comunicativos espalhados pelo mundo.

A própria mídia é adepta ao neoliberalismo, a política de privatização quase nunca é tratada de maneira negativa pela grande mídia, isso quando é citada. A mídia é a segunda maior voz de uma sociedade perdendo somente para o próprio povo, e quando bem trabalhada ela pode até mesmo anular a primeira. Sem pluralidade na mídia não a liberdade de expressão, a mesma corrompe a opinião pública, e é ai que o neoliberalismo se beneficia, transformando a verdade que eles acreditam em absoluta, a forma que a mídia é tratada influencia fortemente na política, enquanto a mídia for comandada por uma minoria abastada e a minoria desprovida não tiver chance de brigar de frente será assim na sociedade. A comunicação é um importante fator do ser humano e tem capacidade de anular o poder do estado, como exemplo o golpe de estado ocorrido no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com