TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE MATEMÁTICAS FINANCEIRAS

Seminário: CONCEITO DE MATEMÁTICAS FINANCEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  Seminário  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

A Matemática Financeira é uma ferramenta muito útil para análises de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa. A Matemática Financeira pode ser a maior ferramenta para tomada de decisões na organização e até mesmo no dia-dia. O mercado de trabalho está estruturado para vender cada vez mais rápido, para nós “Consumidores”. No entanto, nem sempre as operações são claras e bem explicadas, e isso faz com que em algumas situações, o consumidor não saiba decidir o que é melhor para ele.

A Matemática Financeira nos mostra cálculos financeiros, algumas vezes básicos, mas muito úteis e que sempre ajudam a fazer bons negócios e grandes economias.

As operações financeiras se dividem em sua maioria em duas formas de capitalização: a simples e a composta, também mais conhecidas e chamadas de juros simples e juros composto.

Capitalização Simples: esta relacionada às operações com período de capitalização inferior a 1, o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.

Capitalização Composta: está mais ligado aos casos em que o período de capitalização é superior a 1, o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também (juros sobre juros).

Uma ferramenta auxiliar muito utilizada na Matemática Financeira é a calculadora HP12C, utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização etc. Foi lançada pela empresa de informática e tecnologia estadunidense Hewlett-Packard em 1981, esta ferramenta é uma forma de otimizar cálculos e obter maior precisão quanto aos resultados financeiros desejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com