TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Projeto de pesquisa: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.139 Palavras (13 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 13

CONTEXTO EMPRESARIAL

Habilidades e Competências contábeis

1 INTRODUÇÃO

Como ciência é um ramo das ciências humanas, ditas sociais, pois trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita integração entre pessoas, estruturas, e recursos. A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar solução específica para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar esses empreendimentos deu origem ao início da ciência da administração. Esta ciência tende a organizar tanto as empresas, como empregados e empregadores levando todos ao bem comum e o objetivo único de todos que é o sucesso mútuo.

O objetivo é ser uma organização de qualidade e fazer um trabalho de qualidade. A medida que conseguimos atingir a qualidade, o crescimento virá como conseqüência. Com ênfase em outro sentido, os recursos financeiros constituem em um dos grandes limitadores da administração. É a ação técnica e empreendedora do administrador desportivo em capacitar a organização dos recursos mínimos necessários para a consecução dos objetivos. E, acima de tudo, saber discernir os limites de sua ação e de sua vontade, evitando o comprometimento da organização em favor de ideologias próprias

2 DESENVOLVIMENTO

A administração é um campo complexo. Não é procedente que as pessoas envolvidas ainda tenham de enfrentar outros tipos de limitações e aparentes contradições na tarefa de alcançar seus objetivos. A teoria é uma maneira de organizar o conhecimento e as experiências de tal modo que a prática possa ser aperfeiçoada por averiguações dos princípios e aplicação dos elementos fundamentais.

Nos dias atuais a administração é imprescindível em qualquer área, seja humana ou social. Precisamos de técnicas de administração em todo o nosso dia-a-dia a partir da hora que acordamos, se não soubermos administrar nosso tempo e nosso espaço sequer conseguiremos fazer metade das nossas necessidades, portanto, precisamos de organização na vida, nas finanças, no trabalho, na vida profissional, e pessoal, e a cada dia novas técnicas são descobertas e desde o principio em sua origem observamos que q evolução da administração se dá simultâneamente e constantemente , estudos não param de acontecer. Através dos séculos vem mostrando e provando seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais, espalhando-se por todo o mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas.

Fayol, citado por MAXIMIANO (1981), com a autoridade conferida pelos primeiros ensinamentos relacionados ao processo administrativo, até hoje aceitos, indica-nos que a atividade ou função administrativa é muito importante dentro da organização, integrando e harmonizando cada um dos elementos:

• “Planejar é visualizar o futuro e traçar o programa de ação;

• Organizar é constituir o duplo organismo material e social da empresa;

• Comandar é dirigir e orientar o pessoal;

• Coordenar é ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços;

• Controlar é verificar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas. ”

Dentre os pensadores da Administração não foi encontrada nenhuma contradição em relação à proposta inicial de Fayol. Citamos KOONTZ e O’DONNEL (1989), que indicam, apesar de algumas variações, que os elementos fundamentais da administração se baseiam no Planejamento, Organização, Seleção e colocação de pessoal, Direção e Controle.

Numa visão básica de administração, é conveniente destacar-se o papel desempenhado no processo por cada uma das funções mencionadas, uma vez que estas são comuns a todas as instituições, entidades, clubes, empresas, etc Continuando, KOONTZ e O’DONNEL (1989), “mostra-nos que a atividade em grupo existe porque os homens sentiram necessidade de cooperar entre si. Devido às suas próprias limitações físicas, biológicas e psíquicas, o ser humano precisa se unir com outros para poder alcançar a maioria das suas metas pessoais. E ainda, todo indivíduo deseja atingir a máxima satisfação pessoal com o menor gasto de tempo, dinheiro, inconvenientes ou outras conseqüências não planejadas. Esse desejo de atingir eficientemente objetivos através da cooperação mútua aplica-se sempre, não importa se as ações do grupo envolvam objetivos empresariais, caritativos, sociais

Neste momento a informação contábil aparece como a mais confiável das fontes de informação organizacional. O sistema contábil abrange o processo de registro dos eventos econômicos com a principal finalidade de organizar, resumir informações que possam ser consultadas a qualquer tempo e que forneçam o perfil econômico em um determinado período ao longo do ciclo de vida do negócio (SALAZAR, 2004).

Esta maior confiabilidade se dá pelo fato dos registros contábeis originam-se de documentos, em sua maioria, fiscais. É atribuído a este fato, a instantânea ligação que o público leigo faz entre contabilidade e cálculo de tributos. Sabe-se que a parte fiscal é apenas uma parcela da imensa contribuição da contabilidade à gestão organizacional.

A utilização correta deste instrumento, a contabilidade, permite apoiar as decisões de planejamento, organização, coordenação e controle, além da ação corretiva, dentro de uma organização, o que permite uma maior competitividade. Quanto mais os administradores souberem sobre contabilidade, mais estarão capacitados para tomar decisões de planejamento e controle dentro de uma organização (SALAZAR, 2004).

Segundo Arnold (1999), administrar operações significa planejar e controlar os recursos utilizados no processo: trabalho, capital e material.

Com o objetivo de fornecer aprendizagem, as informações contábeis gerenciais podem ajudar os administradores através de medidas da condição econômica da empresa, como as de custo e lucratividade dos produtos, dos serviços, dos clientes e das atividades da mesma. Além disso, a informação gerencial contábil é um dos meios primários pelo qual funcionários, gerentes e executivos recebem feedback sobre o seus desempenhos possibilitando maior aprendizado e uma performance melhor no futuro. (VASCONCELOS, 2011)

As habilidades e competências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com