TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO, ESCASSEZ DE RECURSOS NATURAIS E A FOME GLOBAL

Por:   •  8/9/2020  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Crescimento demográfico, escassez de recursos naturais e a fome global

Há em pauta, atualmente, uma ampla discussão sobre a relação entre crescimento demográfico e escassez de recursos. Pessoas morrerão de fome pelo excesso de habitantes?

795 milhões é o número de pessoas que passam fome no mundo atualmente, de acordo com a última edição do relatório anual sobre a fome “Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2016”, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (IFAD) e o Programa Alimentar Mundial (PAM).

O número, apesar de alto, aponta 216 milhões pessoas a menos do que o registrado de 2005 a 2010. O estudo analisou 129 países de 2010 a 2015 e mostrou que a maioria dos países (72) atingiu a meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), da ONU, de reduzir para metade a incidência de desnutrição até 2017.

[pic 1]

A partir da leitura do texto acima e com base também em outras leituras, responda às questões abaixo:

  1. Pessoas morrerão de fome, em razão do crescente número de habitantes e pela falta de gêneros alimentícios no planeta?
  • No momento atual em que vivemos, se não atenderem imediatamente as populações afetadas é possível ter populações morrendo de fome. É imprescindível contar com o apoio de agências que trabalham em momentos delicados como esse e também com redes de proteção nacionais.
  1. De qual forma o Sistema Capitalista agrava o cenário de fome e desigualdade que vivem bilhões de seres humanos?
  • Ela agrava na má distribuição de renda e investimentos em áreas como saúde e educação, áreas sociais e culturais, falta de oportunidades de trabalho e entre outros. Com isso, boa parte da população acaba dependendo das pessoas que impede esses recursos.
  1. Relate, em sua opinião, há falta de alimentos no mundo ou se seria apenas uma má alocação de recursos econômicos?
  • Acredito que o problema da fome não está na falta de alimentos. Muitas pessoas não tem a oportunidade de arranjar um emprego para colocar comida em suas mesas. Isso faz com que toda a família passe fome e sobreviva através de doações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com