TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTO DA OPORTUNIDADE

Projeto de pesquisa: CUSTO DA OPORTUNIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.412 Palavras (18 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 18

Economia

INTRODUÇÃO

A economia pode ser entendida como um estudo da escassez e dos fenômenos delas resultantes, de forma mais sofisticada, como o estudo da alocação de recursos escassos entre usos alternativos com vistas à satisfação das necessidades.

Iremos relatar o conceito de Custo de Oportunidade que está directamente relacionado com princípio económico de que os recursos são escassos. Este princípio significa que os recursos são insuficientes para satisfazer todas as nossas necessidades, ou seja, sempre que é tomada a decisão de utilizar um recurso para satisfazer uma determinada necessidade, perde-se a oportunidade de o utilizar para satisfazer uma outra necessidade.

Abordaremos tambem sobre maximização de lucros. O nome dispensa maiores definições, aumentar, potencializar os lucros da empresa seja a curto ou longo prazo segundo a teoria neoclássica é o maior objetivo de uma empresa. Isso sem deixarmos de definir sobre mercado de capitais que é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. E por fim: a microeconomia que é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam, a oferta e demanda, a formação dos preços no mercado de bens e serviços e fatores de produção.

CUSTO DE OPORTUNIDADE

VALORIZAÇÃO ECONÔMICA DO MEIO AMBIENTE: APLICAÇÃO DO MÉTODO DO CUSTO DE OPORTUNIDADE EM ÁREAS DEGRADADAS NO BAIXO SÃO FRANCISCO SERGIPANO

A análise econômica do meio ambiente tem sido utilizada como instrumento de planejamento e gestão ambiental. Dentre as principais utilizações destacam-se os métodos de valoração ambiental. No Brasil, a degradação do Rio São Francisco tem assumido posição de destaque nas questões relacionadas ao meio ambiente. O trabalho busca estimar, através do método do custo de oportunidade, a viabilidade econômica do projeto de recuperação ambiental do Perímetro Irrigado Pindoba, localizado no Baixo São Francisco Sergipano, que passa por avançado processo de erosão das suas margens. Considerou-se como custo de oportunidade o valor da produção agrícola na área degradada do perímetro. O cálculo do Valor Presente Líquido demonstra a viabilidade do investimento na recuperação ambiental da área degradada.

ESTUDO DO INTERVALO ENTRE PARTOS E CUSTO DE OPORTUNIDADE DE VACAS MESTIÇAS NUMA UNIDADE PRODUTIVA DO BREJO PARAIBANO

Objetivou-se com esse trabalho analisar o intervalo entre partos de vacas mestiças pertencentes ao rebanho bovino do Módulo Didático-Produtivo de Bovinocultura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus II, Município de areia -PB, avaliando o custo de produção. Foram analisados intervalos entre partos das matrizes mestiças (Holandês x Gir) da unidade produtiva compreendidos entre os anos de 2005 a 2007. Os dados referentes ao desempenho reprodutivo foram obtidos a partir do banco de dados da unidade produtiva. Sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey. As médias de IEP entre os anos de 2005, 2006 e 2007 apresentaram médias de 429, 484 e 401 respectivamente sendo elevadas o que aumentou também o custo de oportunidade em todos os anos, porém não foi constatada diferença significativa entre si.

CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO

MERCADO DE BICICLETAS 2010

O Brasil produz por ano uma média de 5,8 milhões de bicicletas, o que coloca o país como o terceiro maior produtor do mundo, atrás apenas da china com 80,7 milhões de unidades e a índia com 11,9 milhões. Devido a crise econômica mundial que afetou o mundo em 2009 a produção sofreu uma queda e fechou o ano com 5,3 milhões de bicicletas. No Amazonas apesar da baixa na produção as vendas continuam em ascendência positiva.

E mais os nossos quadros Qualidade de Vida no Trabalho com o tema "mudança de paradigmas no dia a dia e no trabalho" e o quadro Economês desvendando o significado de "curva de possibilidade de produção".

 PRODUTO ELÁSTICO

IPI MENOR PARA MÁQUINAS AGRÍCOLAS VAI ATÉ 30 DE JUNHO

Governo mantém redução em picapes, furgões, caminhonetes e tratores

Renata Veríssimo l Agência Estado

O governo prorrogou até o dia 30 de junho de 2010 a redução das alíquotas do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) sobre veículos leves de transportes e máquinas agrícolas. A desoneração está em vigor desde julho deste ano e terminaria nessa quinta, dia 31. Os principais itens são picapes, furgões, caminhonetes e tratores. O assessor técnico da subsecretaria de Tributação da Receita, Alexandre Guilherme Andrade, explicou que tradicionalmente o governo concede incentivos para veículos de serviço e que a recomposição das alíquotas de IPI neste momento em que os veículos de passageiros estão com o imposto reduzido provocaria um desequilíbrio.

No entanto, segundo a tabela publicada em seção extra do Diário Oficial da União, o IPI para semi-reboques para caminhões foi restabelecido de 0% para 5%. Outros cinco itens incluídos em ex-tarifário (sem produção nacional) tiveram a alíquota elevada. O IPI para chassis, frigoríficos ou isotérmicos de camionetas, furgões e picapes, por exemplo, subiu de 1% para 4%. A alíquota para veículos com caixa basculante de camionetas, furgões e picapes passou de 3% para 4%. Mesmo com a elevação, estas tarifas ainda são metade da alíquota original que voltará a vigorar em 1º de julho de 2010.

 PRODUTO INELÁSTICO

ARTIGO - Como a elasticidade afeta o mercado de café - Por Luiz Moricochi

Sexta, 13 Novembro 2009 14:04

Em reuniões técnicas ouve-se com certa freqüência a expressão “o café é bebida de demanda inelástica”. Como essa característica do café afeta seu mercado?

Não vamos teorizar sobre esse assunto, pois foge ao escopo deste artigo. Apenas gostaria de dizer que em economia quando se fala em elasticidade preço de demanda está se referindo à divisão de duas variações percentuais: variação percentual de quantidade compradas de um produto, pela variação correspondente nos preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com