TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia Econômica

Tese: Cadeia Econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE ECONÔMICA RETRAI 0,33% NO BRASIL EM JULHO, SEGUNDO ÍNDICE PRÉVIO.

Rio de Janeiro, 13 set (EFE).- A economia brasileira retraiu 0,33% em julho em comparação com junho, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), um indicador medido mesalmente pelo Banco Central e considerado como uma nota prévia da tendência do Produto Interno Bruto (PIB).

No entanto, o resultado divulgado nesta sexta-feira pelo órgão emissor foi melhor do que o previsto pelos economistas, que esperavam para julho uma retração de até 0,6%.

O retrocesso aconteceu depois que a economia brasileira crescesse 1,13% em junho e que caísse 1,48% em maio.

Apesar da retração na comparação com junho, a atividade econômica brasileira cresceu 3,38% em julho em comparação com o mesmo mês do ano passado, embora esta porcentagem não leva em conta ajustes estacionais.

Da mesma forma, o IBC-Br registrou um crescimento de 2,97% nos sete primeiros meses do ano frente ao mesmo período de 2012 e de 2,11% nos últimos 12 meses, até julho, em comparação com o período entre agosto de 2011 e julho de 2012.

O IBC-Br avalia a evolução da atividade econômica a partir de indicadores mensais de setores como indústria, comércio, serviços e agropecuária.

Os economistas esperavam uma retração do índice em julho após o bom desempenho da economia nacional no primeiro semestre deste ano porque o Governo já tinha divulgado que a produção da indústria tinha caído 2% frente a junho.

Segundo os dados divulgados pelo Governo no mês passado, o Produto Interno Bruto

(PIB) do Brasil cresceu 1,5% no segundo trimestre do ano em comparação com o primeiro, sua maior expansão entre um trimestre e o anterior em três anos e muito acima de todas as expectativas.

Esse resultado levou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a afirmar que a economia brasileira já tinha saído "do fundo do poço" e a prever que o país terminará 2013 com um crescimento de 2,5% e que a expansão chegará a 4% em 2014.

Os economistas dos bancos, por sua parte, preveem para este ano um crescimento de 2,35%, segundo uma pesquisa divulgada nesta semana pelo Banco Central.

Essas taxas projetam uma trajetória de recuperação devido ao fato de que, após uma grande expansão de 7,5% em 2010, o crescimento da economia brasileira foi de 2,7% em 2011 e de só de 0,9% no ano passado. EFE

RESUMO

O índice de Atividade Econômica (IBC-R) que é um indicador mensal medido pelo Banco Central é também uma tendência para o PIB (Produto Interno Bruto) teve uma retração de 0,33% em relação a junho deste ano. Puxado pela queda no setor da indústria de 2%. Porem este mesmo índice de julho teve um aumento em relação a julho do ano passado de 33,38%. Estimativas do governo preveem um aumento do PIB(Produto Interno Bruto) neste ultimo trimestre de 2,5% afirmando que o país estaria saindo de uma situação ``de fundo de poço``. Com a melhora do PIB (Produto Interno Bruto), índice que serve de indicador para investimentos e para o consumo, haverá uma maior confiança do consumidor, da inflação, melhora dos postos de trabalho e mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com