TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do perfil de um empreendedor

Pesquisas Acadêmicas: Características do perfil de um empreendedor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.949 Palavras (16 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PROCESSOS GERENCIAIS

****

UMA BREVE ANÁLISE SOBRE GESTÃO.

MAFRA

2014

*****

UMA BREVE ANÁLISE SOBRE GESTÃO

Trabalho de Processos Gerenciais apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Empreendedorismo e Plano de Negócios, Administração Estratégica e Sistemas de Informações e Direito Empresarial e Trabalhista.

MAFRA

2014

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO 4

2.1 PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DE UM EMPREENDEDOR 4

3 CONCLUSAO 10

REFERENCIAS 11

1INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade a busca e a identificação de aspectos administrativos, atravez de uma pesquisa teórica sobre os assuntos tratados nas disciplinas de “Empreendedorismo e Plano de Negócios”, “Administração Estratégica e Sistemas de Informações” e “Direito Empresarial e Trabalhista”. Buscando fazer uma analise sobre as principais características de um empreendedor, apontando alguns fatores que os mesmos devem estar atentos para fazer um planejamento eficiente e comentando sobre como algumas ferramentas que a evoluida tecnologia que dispomos hoje em dia podem ajudar a garantir o tão esperado sucesso de uma organização.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DE UM EMPREENDEDOR

Apesar do contesto em que se encontra nosso pais hoje, estudos apontam que passamos por tempos muito favoráveis para se empreender um negocio. Mas apenas informações como esta não bastam para que um empreendedor logre êxito em seu empreendimento, apesar de estarmos em um contexto favorável para empreender um negocio, e mesmo com ao diversos programas de auxílio que o nosso governo dispõem para quem quer empreender, alguns fatores são indispensáveis para que logremos êxito em um empreendimento. Fatores estes que se tornam tão variáveis. Podemos dizer que maior parte do sucesso do empreendimento vai depender da própria capacidade do empreendedor. Então tudo nos leva a pensar, quais seriam as características do perfil de um empreendedor? Muita gente acha que ser empreendedor é algo que nasce com a pessoa, mas estamos errados em pensar assim, pois como sabemos todas as características que um empreendedor deve possuir podemos adquirir com o tempo, através de estudos, análises, e até mesmo com o passar do tempo, observando até mesmo alguém que conhecemos e é um empreendedor de um negocio de sucesso, ou analisando um empreendedor de um negocio que não obteve o tão esperado sucesso, e assim adquirindo os conhecimentos necessários para acertar ou até mesmo não se deixar errar.

Entre varias características do perfil de um empreendedor, podemos dizer que o mesmo tem que ter uma visão abrangente e estar disposto a assumir riscos, pois nada adianta termos uma grande idéia e não pormos em pratica por medo de não dar tão certo quanto esperamos. Entre varias outras podemos dizer que também são características do perfil do empreendedor: iniciativa, persuasão, liderança, comunicação, organização, conhecimento do ramo e a capacidade de identificar oportunidades. na teorias as coisas se tornam muito mais simples do que realmente são na pratica, na vida de um empreendedor, como seria por essas características em pratica? O empreendedor tem que tomar iniciativa em todas as coisas em que ele pensa em fazer, ele tem que ser proativo, e contar com o fato de ele ter a total independência, liberdade para fazer o que ele acha certo ou de alguma forma ira trazer algum tipo de lucro para seu empreendimento. Atuando com sua persuasão e liderança influenciando positivamente as pessoas e assim motivando a alcançar metas, sempre se comunicando com seus subordinados ou parceiros, se interessando em ouvir as criticas e sugestões, e sempre q possível por em pratica ou implementar as novas idéias propostas, o empreendedor também tem que ser uma pessoa organizada, pois qualquer empreendimento necessita integrar recursos de uma maneira lógica e harmoniosa, visando diminuir gastos e utilizar de melhor forma seus meios disponíveis. Com tantas características iminentes que é importante um empreendedor possuir, podemos destacar que é fundamental o empreendedor possuir o conhecimento do ramo, pois assim o próprio já conhece quais são as principais dificuldades que terá que enfrentar, lembrando sempre que o conhecimento do ramo não seria necessariamente adquirida por experiência própria do empreendedor, muitas vezes é adquirida por um estudo ou uma pesquisa na área onde se deseja atuar, procurando identificar as oportunidades existentes e levantando questões importantes sobre o empreendimento, quais são as principais dificuldades e os principais recursos necessários e disponíveis para alcançar o objetivo almejado.

Se pararmos para observar, lendo em alguma reportagem em livros revistas ou até mesmo em jornais locais, podemos identificar vários empreendedores como no exemplo tirado da revista pequenas empresas e grandes negócios, o empreendedor Albert Reuben, que viu uma grande oportunidade de lucrar em cima de um problema encontrado em hospitais e consultórios médicos. O problema era que as chapas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com