TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

Por:   •  18/6/2019  •  Resenha  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL D0 ABC

Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

Bacharelado Ciência, Tecnologia e  Sociedade

Estrutura e Dinâmica Social

Estudo Dirigido 01 –

Texto 01: “Um Toque de Clássicos” (Introdução)

Profª. Maria Gabriela S.M.C. Marinho

 

Por: Paulo R. P. Leite (11201810020) e Guilherme

  1. As autoras apontam a construção da chamada “modernidade europeia” como um longo processo de transformação social, econômica, política e cultural, portanto das mentalidades e da consciência de si mesmo. Aponte exemplos que confirmam esta premissa.

      A introdução apresenta um contexto historio no qual uma política econômica termina e outra começa, os indivíduos saíram do campo e foram em direção aos centros urbanos vender o seu tempo de trabalho. Onde antes produziam seus produtos agrícolas e artesanais para seu sustento, agora vendem o seu tempo de trabalho e força de trabalho em fabricas.

  1. O que caracteriza o conceito “tempo social”? De que modo a questão social é abordada no texto?

O tempo social é abordado pelo fato da rotina dos indivíduos mudarem. Durante o período do feudalismo a percepção de tempo era feito com base na posição do sol, se o sol estivesse dando lugar ao céu estrelado e a lua era hora de voltar para casa, se o sol estivesse no seu ponto mais alto, à um ângulo de 90° seria a hora de almoçar. Com o trabalho em fabricas fechas, sendo privados do sol e tendo seu trabalho remunerado por horas trabalhas, a noção de tempo foi drasticamente alterada para a modernidade que persiste até o século XXI.

  1. Racionalismo, Empirismo e Iluminismo são vertentes filosóficas que modelaram a racionalidade europeia no interior da chamada modernidade. Detalhe sua compreensão destas correntes filosóficas em sua correlação com a experiência da modernidade?

O contexto que sociologia surgiu foi marcado por revoluções e movimentos filosóficos que deram o poder da razão para o homem, deixando-o com autonomia para assumir a culpa e a responsabilidade por seu desenvolvimento perante um cenário de aglomeração e caos em condições insalubres.

Um detalhe interessante do empirismo, e também seu cerne, afirma que todo o conhecimento do mundo vem de experiências sensoriais. Fazendo um paralelo com o contexto que a introdução nos traz, a experiência que a industrialização trouxe para o estudo do ser humano foi de certa forma imensurável. Visto que esse processo de desenvolvimento trouxe benefícios, porém malefícios vieram acompanhando, conforme descritos no livro.

  1. Aglomerações urbanas, novas formas de organização do trabalho, péssimas condições sanitárias, desagregação humana e social contribuíram para forjar uma experiência inédita em termos de convivência, estrutura e relações de poder. De que modo tais eventos se disseminaram e se enraizaram em termos do conflito e das tensões entre liberdade e igualdade?

O sociólogo Herbert Spencer, difundiu um teorema sobre o darwinismo social, que faz um paralelo com a evolução biológica com a evolução social, através de conceitos como: evolução, seleção natural, luta, sobrevivência. Dessa forma podemos olhar para a sociedade como um organismo que cresce em progressão geométrica e suas partes ficam cada vez mais distintas uma das outras e sua estrutura fica mais complicada. Intrinsicamente, toda a essa diferença tem um objetivo em comum sobreviver e desenvolver-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com