TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS

Por:   •  21/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS

em letras

LUCicleide evangelista silva

“A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA”

[pic 3]

SÃO JOÃO DO PARAÍSO

2014

LUCicleide evangelista silva

“A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA”

Trabalho de letras, apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, nas disciplinas de sociedade educação e cultura, educação inclusiva e libras

RA: ead01484650

Orientador: Prof: Raquel Franco Ferronato, Giane Albiazette, Sandra Veodato

São João Do Paraíso

2014

SUMARIO

1-Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------------4

2-Desenvolvimento--------------------------------------------------------------------------------------5

3-Conclusão ----------------------------------------------------------------------------------------------7

4-Bibliografia ---------------------------------------------------------------------------------------------8

1-INTRODUÇÃO

O presente texto relata os debates atuais sobre as práticas de ensino inclusivas; traz reflexões do campo educativo, o conceito de necessidades educativas com o destaque de que a escola adapte-se a diversidade de seus alunos. Tal proposta dá êxito às considerações do desenvolvimento do professor para que atue com um currículo aberto a diversidade do aluno.

 É muito difícil avançar no sentido das escolas inclusivas se os professores em seu conjunto não adquirirem uma formação competente para ensinar a todos, essa devida formação defende a flexibilidade, a busca conjunta de soluções e a elaboração de políticas com iniciativas de transformação das escolas, para se ajustarem aos princípios inclusivos de educação.

2-DESENVOLVIMENTO

 A escola, e de maneira geral todos os agentes sociais educativos procuram garantir aos alunos o acesso aos conteúdos culturais, desenvolvendo-os como pessoas independentes, criticas e capazes de estabelecer controle e planejamento de interação afetiva e social com os outros.

A educação inclusiva, por sua vez, criada em 1994 propõe mudanças no contexto político, social e educacional para que reconheçam e valorizem as diferenças sem discriminar os alunos com necessidades especiais, essa metodologia da educação traz o objetivo de integrar alunos com algum tipo de deficiência e comprovar que esse tipo de ensino é benéfico para os tais em determinadas dimensões (aprendizado, desenvolvimento cognitivo e social, auto-estima e personalidade).

Falar de uma cultura inclusiva nos leva imediatamente para valorização da diversidade, observando ritmo de cada um, afim de ser oferecido condições favoráveis de aprendizagem. O uso da inclusão no dia a dia leva as crianças e adolescente a conviver e aprender com as diferenças adquirindo experiências que fortalece e dão suporte necessário para enfrentar o preconceito e a discriminação.  

O projeto de reforma para obter escolas mais inclusivas exige profundas mudanças que são essenciais como condições de acessibilidade física, recursos para auxiliar a mobilidade, materiais pedagógicos adequados e deve contar também com serviços complementares como saúde e assistência social, além disso é fundamental a participação das famílias, que são os primeiros educadores e que precisam fazer compromisso com a inclusão ensinando ao seus filhos a importância do respeito às diversidades e da sua constante cooperação no desenvolvimento de alunos com necessidades educativas especiais.

A formação de profissionais da educação tem uma estreita relação com os desafios da inclusão onde o sistema de ensino deve estar comprometido e assegurar que os mesmos estejam aptos a elaborar e implantar propostas e pratica de ensino para corresponder a diversidade de seus alunos. O trabalho do professor em sala de aula deve partir da compreensão de como os alunos aprendem e qual é a melhor forma de ensinar, assim sua aceitação mostrará aos alunos NEE (necessidade educativas especiais) que a escola é muito mais que um mero espaço de socialização, levando em conta os conhecimentos prévios à atividade mental construtiva e a motivação para aprender, fatores que está envolvidas  no processo de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com