TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cia dos Cosméticos: Pontos fracos da empresa (Analise de SWOT)

Pesquisas Acadêmicas: Cia dos Cosméticos: Pontos fracos da empresa (Analise de SWOT). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  4.553 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS – PROINTER I

INTRODUÇÃO

Há um ramo que tem se mostrado promissor nos últimos tempos para os futuros micro e pequeno empresário: o setor de cosméticos. Mesmo com a crise o mercado brasileiro obteve crescimento real de 8,7%em 2008, segundo a Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD).

Porém, antes de abrir uma nova empresa neste ramo ou em qualquer outro, é necessário que se tome decisões estratégicas baseadas em um Plano de Negócios, para se instaurar e manter-se no mercado, pois de acordo com o SEBRAE, temos ainda uma taxa de “mortalidade” das empresas de 22% nos dois primeiros anos.

E, é o objetivo deste projeto levantar os dados para viabilização da implantação de uma loja de cosméticos e produtos de beleza na cidade de Sidrolândia-MS.

Para sua realização, foi feito um estudo de viabilidade e pesquisa de campo, onde foram levantados dados para análise do mercado potencial, elementos de diferenciação e posicionamento, previsão de vendas, origens dos recursos, composição do capital social, oportunidades e ameaças, custos, fontes de financiamento, lucratividade, entre outras. Para auxiliar no levantamento desta atividade utilizamos a análise de SWOT como ferramentas padrão.

A pesquisa de campo fora realizada na Cidade de Sidrolândia, estado de Mato Grosso do Sul, que possui em torno de 50 mil habitantes e, sendo uma cidade próspera, movimentada pela agropecuária e indústria, possuindo somente duas outras lojas similares, oferece uma ótima demanda para a criação da referida empresa.

APRESENTAÇÃO

A Cia dos Cosméticos é uma empresa de venda de produtos de beleza para todo o corpo. Seus produtos são da marca BOTÂNICA, conhecida mundialmente pelo uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira, que tem como resultado as criações cosméticas de alta qualidade, que proporcionam prazer e bem-estar, com design inspirado nas formas da natureza, além da sua grande preocupação e participação com a preservação do meio ambiente. Destinam-se a qualquer público e de todas as faixas etárias. A empresa trabalhará com a venda desses produtos em sua loja e também em residências através de consultoras treinadas e capacitadas para oferta dos mesmos.

A escolha desse empreendimento foi devido a grande experiência das sócias como consultoras autônomas da BOTÂNICA que resolveram se juntar para ampliar a venda dos produtos.

1- DADOS DA EMPRESA

NOME: CIA. DOS COSMÉTICOS.

A escolha do nome deu-se por conta da parceria de cinco amigas que juntaram suas experiências para venderem cosméticos e bem estar.

2- DADOS DOS DIRIGENTES

NOME: Suely Arguelho da Cunha Peixoto

PROFISSÃO: Administradora de empresa

RESPONSABILIDADE NO PROJETO: Gestão de comunicação e Marketing

TELEFONE: 9819-6818

E-MAIL PARA CONTATO: su.peixoto@hotmail.com

NOME: Heverlen Cássia dos Santos

PROFISSÃO: Administradora de empresa

RESPONSABILIDADE NO PROJETO: Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais

TELEFONE: 9945-1512

E-MAIL PARA CONTATO: cassia_h.tinha@hotmail.com

NOME: Valquíria Bonfá de Souza

PROFISSÃO: Gestora de Recursos Humanos

RESPONSABILIDADE NO PROJETO: Gestão de pessoas (RH)

TELEFONE: 9910-8235

E-MAIL PARA CONTATO: valquiriabsouza@hotmail.com

NOME: Maria Aparecida da Silva

PROFISSÃO: Gestora de Recursos Humanos

RESPONSABILIDADE NO PROJETO: Gestão Financeira

TELEFONE: 9617-7880

E-MAIL PARA CONTATO: pedroeana@hotmail.com

NOME: Tânia Aparecida S. Arruda Bael

PROFISSÃO: Gestora de Recursos Humanos

RESPONSABILIDADE NO PROJETO: Gestão em Logística

TELEFONE: 9961-2743

E-MAIL PARA CONTATO: hbael@hotmail.com

3- PONTOS FORTES DA EMPRESA (Analise de SWOT)

Os pontos fortes levantados foram: aumento dos cuidados com a beleza, baixo valor da mercadoria, variedade de produtos, boa margem de lucros, produtos de qualidade com marca conhecida nacional e internacionalmente, marketing nacional muito forte através das mídias sociais, brindes e descontos para compras a vista, equipe motivada e bem treinada.

4- PONTOS FRACOS DA EMPRESA (Analise de SWOT)

Apresenta-se como ponto fraco a concorrência efetiva de vendedoras autônomas de outras marcas similares e mais em conta.

Apesar de oferecer um lucro razoável, o mesmo será dividido por cinco sócias que entraram com o mesmo valor de investimento inicial.

5- PRODUTOS

Oferecemos um portfolio de produtos que inclui soluções para diversas necessidades dos nossos consumidores, homens e mulheres de todas as idades, tais como produtos de tratamento da pele do rosto e do corpo, cuidado e tratamento dos cabelos, maquiagem, perfumaria, produtos para o banho e linhas infantis.

Produtos Descrição

Sabonetes A Caixa com cinco unidades – várias fragrâncias

Sabonete B Sabonete esfoliante para o corpo– várias fragrâncias

Sabonete C Sabonetes íntimos– várias fragrâncias

Hidratante A Para todo o corpo– várias fragrâncias

Hidratante B Específicos para as mãos – várias fragrâncias

Hidratante C Específicos para os pés – várias fragrâncias

Perfumes A Fragrâncias femininas

Perfumes B Fragrâncias masculinas

Perfumes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com