TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Swot: Ferramenta que serve para analisar a gestão da empresa

Por:   •  27/2/2016  •  Seminário  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

CURSO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

ESTRATÉGIA

 EMPRESARIAL

PIRACICABA/SP

Análise SWOT da Arco íris

[pic 2][pic 3]

A análise SWOT, ferramenta que serve para analisar a gestão da empresa e fazer um novo planejamento estratégico, possui duas divisões: ambiente interno (forças e fraquezas) e ambiente externo (oportunidades e ameaças). Foi utilizado esse método para analisar a situação atual da loja Arco Íris, especializada em roupas e acessórios femininos, localizada na galeria da Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP.Através dessa análise, foram levados em consideração três pontos relevantes para a empresa, sendo esses: marketing, finanças e organização.         Obteve-se que os pontos fortes da empresa relacionados ao marketing são: qualidade do produto, eficácia de preço, eficácia de distribuição, eficácia da força de venda e cobertura geográfica. Os produtos da Arco Íris possuem preços acessíveis, considerados baixos, porém, ao mesmo tempo são produtos de alta qualidade. A loja possui dois pontos de vendas e traz um sistema de rodízio como estratégia para evitar estoques parados, o que gera investimentos em novos produtos e mercadorias novas mensalmente. Além disso, a Arco Íris traz como ponto principal sua loja na galeria da UNIMEP, lugar esse onde há um maior fluxo de pessoas diariamente.         
Os pontos fortes relacionados à área de finanças são: custo/disponibilidade de capital e fluxo de caixa.  A loja mantém um fechamento positivo todo final do mês e vem obtendo lucro.

Os pontos fortes da organização são:visão de liderança, dedicação do funcionário, orientação empreendedora e flexibilidade/ responsabilidade. O gestor da empresa consegue manter equilibrado a política de liderança da loja, exercendo uma orientação como empreendedor e mantém a flexibilidade e responsabilidade mediante à clientes, funcionários e organização em si.

Apesar de manter bons resultados, em relação aos pontos fortes, há algumas carências em relação a reputação da empresa e eficácia de inovação, uma vez que não concorre igualmente com sua concorrente direta, Bella Tagarela, deixando a desejar no investimento da imagem do estabelecimento.

No mercado externo, a Arco Íris, como todas as empresas, encontra ameaças que seriam eficácia da promoção, estabilidade financeira e concorrência, ameaças as quais podem abalar a estrutura da empresa. O problema da eficácia da promoção se dá em relação a margem de lucro da empresa, pois como a empresa procura seguir um baixo nível de preços, as promoções acarretariam perca de retorno de capital. Outro problema relevante está fora do controle do gestor da loja, considerando que esse fator é a atual situação econômica do Brasil, o que afeta diretamente na queda dos níveis de vendas. Além dos pontos já citados, a Arco Íris ainda precisa lidar com a concorrência direta vinda de uma loja do mesmo segmento, Bella Tagarela.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com