TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Econômicas/Evolução do Capitalismo

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Ciências Econômicas/Evolução do Capitalismo

Profa. Mariângela Alice Pieruccini

Nota de Aula

Sobre Capitalismo: considerações introdutórias

Dobb – Evolução do Capitalismo (1987)

        

Reconhecimento da expressão “Capitalismo” como categoria histórica. Ainda assim, historiadores e economistas podem não falar a mesma coisa.

  1. Fato: “os padrões são impostos pelo desenvolvimento histórico – não são nossas predileções”. Além disso é comum que, quem escreve sobre capitalismo aparentemente despreze qualquer problema sobre significado, deixando de esclarecer o sentido em que pretende que seja tomada a palavra.

  1. Noções e interpretações buscando:

 

  1. confinar o capitalismo a um espaço de tempo tão pequeno que traça uma fronteira entre fenômenos sociais que apresentam as marcas nítidas da semelhança familiar. Nessa interpretação, o capitalismo se identificaria com “sistema de empresa individual sem obstáculos: um sistema em que as relações econômicas e sociais são governadas por contrato em que os homens são agentes livres na busca de sua subsistência, e em que estão ausentes quaisquer compulsões e restrições legais (DOBB, 1987, p.13)”.

        Isso faz com que a expressão capitalismo seja virtualmente um sinônimo de um regime de laissez faire (deixar fazer – liberalismo) e em alguns usos do termo, de um regime voltado à concorrência pura, ou seja, livre concorrência.

  1. Identificar o capitalismo como organização de produção para um mercado distante. O regime das guildas artesanais (na idade média) onde o artesão vendia seus produtos à varejo não se incluiria nessa definição. Ainda assim, o capitalismo poderia estar presente assim que os atos de produzir e vender a varejo se separaram no espaço e no tempo pela intervenção de um comerciante atacadista, por exemplo. ( essa é a figura que adiantava dinheiro para a compra de artigos com fito de subsequente venda com lucro). (distinção entre economia natural e economia monetária);

Nessa definição, capitalismo é um sistema de atividade econômica dominado pelo motivo “lucro” ou seja, extrair renda, seja tal investimento no comércio, na agiotagem, na produção; qualquer uso “aquisitivo”do dinheiro; sistema de economia de trocas no qual o principio orientador da atividade econômica é o lucro irrestrito.

  1. Compreender o capitalismo como um modo de produção. Não buscar a essência do capitalismo  num espírito de empresa, nem no uso da moeda para financiar trocas e obter ganhos.  Por modo de produção, Marx, citado por Dobb (1987, p.17) entende: “modo pelo qual se definia a propriedade dos meios de produção e às relações sociais entre os homens que resultavam de suas ligações com o processo de produção. [...] desse modo o capitalismo não era apenas um sistema de produção para o mercado – um sistema de produção de mercadorias como Marx o denominou – mas um sistema sob o qual a própria capacidade de trabalho “se tornara uma mercadoria”e era comprada e vendida no mercado como qualquer outro objeto de troca. Seu pré-requisito histórico era a concentração da propriedade, dos meios de produção em mãos de uma classe, que consistia apenas numa pequena parte da sociedade, e o aparecimento consequente de uma classe destituída de propriedade, para a qual a venda da sua força de trabalho era a única fonte de subsistência; (mediação via contratos salariais/exclusão das atividades artesanais).

        O que diferencia o uso dessa definição quanto às demais é o fato de que comércio e empréstimo de dinheiro, bem como a presença de uma classe especializada de comerciantes ou financistas, ainda que fossem homens de posses, não bastam para constituir uma sociedade capitalista. Vale pensar, portanto numa relação entre produtor e capitalista. Assim, retomando a observação do item c: “o traço distintivo da organização capitalista da indústria é a posse dos materiais pelo empregador, que contrata o trabalhador e paga os seus salários, alcançando subsequentemente um lucro pela venda dos bens” (idem, p.20).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com