TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comissão Econômica das Nações Unidas para a África

Artigo: Comissão Econômica das Nações Unidas para a África. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Artigo  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Comissão Econômica da ONU para a África

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nações Unidas

Criada em 1958, a Comissão Econômica da ONU para a África (ECA) é uma das cinco comissões regionais sob a direção da ONU. Como braço regional da ONU na África, apóia o desenvolvimento econômico e social dos seus 53 países membros, fomenta a integração regional e promove a cooperação internacional para o desenvolvimento africano.

A Comissão é organizada em seis programas: Política e Gestão do Desenvolvimento; Política Econômica e Social; Gênero e Desenvolvimento; Informação para o Desenvolvimento; Desenvolvimento Sustentável e Integração Comercial e Regional.

Os Estados-membros são: África do Sul, Botsuana, Camarões, Egito, Eritréia, Etiópia, Gâmbia, Gana, Quênia, Lesoto, Libéria, Líbia, Malawi,Maurício, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Uganda, Tanzânia, Seychelles, Serra Leoa, Somália, Sudão, Suazilândia, Zâmbia, Zimbábue, Argélia,Angola, Benim, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Comores, Congo, Costa do Marfim, Djibouti, Gabão, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial,Madagascar, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal,Chade, Togo e Tunísia.

A ONU e a África

Fonte:ONU BR nações unidas no Brasil

Ao final da Segunda Guerra Mundial, quase todos os países da África estavam sujeitos à dominação ou administração colonial. Com a criação da ONU, em 1945, e através de seus esforços massivos para a descolonização, a África se tornou independente. Hoje, a União Africana possui 54 Países-Membros independentes.

Esta nova África autônoma enfrenta grandes desafios, que incluem a pobreza extrema, doenças, desertificação, desnutrição e a terrível situação em países tomados por conflitos regionais em curso. Tem sido uma batalha longa e árdua. E a comunidade internacional está lá para ajudar.

Através de sua capacidade única como veículo mundial para a cooperação internacional, o Sistema da ONU desempenha um papel crucial na coordenação de todos os tipos de assistência – para ajudar a África a se ajudar. Desde a promoção do desenvolvimento de instituições democráticas, ao estabelecimento da paz entre nações em guerra, a ONU está presente no terreno apoiando odesenvolvimento econômico e social, bem como na promoção e na proteção dos direitos humanos.

Para isto, a ONU trabalha em estreita colaboração com os mecanismos regionais de cooperação da África e mantém sete operações de paz ativas. Os membros das forças de paz servem em duas missões no Sudão, incluindo uma em Darfur (coma União Africana), na Costa do Marfim, Libéria, República Democrática do Congo e no Saara Ocidental.

Para levar mais apoio à África, foi estabelecido, em 2003, o Escritório das Nações Unidas do Assessor Especial para a África, para reforçar o apoio internacional ao desenvolvimento e a segurança africana e para melhorar a coordenação do apoio do Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com