TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como identificar e selecionar o melhor sistema de informação de gerenciamento para a empresa

Por:   •  30/5/2014  •  Artigo  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

Já que sabemos que tudo tende a ficar obsoleto rapidamente(sistemas e maquinas),como definir e escolher o melhor sistema de informação gerenciais para uma empresa?.

Para conseguir o melhor sistema de informação é necessário que o mesmo esteja apto as reais necessidades da empresa,o sistema devera ter um banco de dados que armazene e processe as informações e que de uma forma ágil faça uma interação entre as diversas áreas que o utilizara.

Alguns pontos fundamentais,sendo eles:Atender ao usuário com presteza,apresentar custos compatíveis,estar totalmente alinhado com as estratégicas da empresa,adaptar - se constantemente as novas tecnologia de informação.

Um bom SIG deve produzir posições atualizadas no âmbito corporativo,resultado da integração de vários grupos de sistema de informação que utilizam recursos de consolidação e interligação de entidades dentro de uma organização.

Os executivos devem buscar projetar os sistemas de informação gerencial inserindo dados de origem interna e externa,existindo portanto,uma interação entre os meios, resultando na concretização dos objetivos preestabelecidos pela empresa. 1

Na implantação de um SIG deve tomar cuidado para que não corra o risco de produzir informações inadequadas,alem de enviá-las para pessoas que não necessitam.

por isso é fundamental a identificação do grau informacional necessário aos diversos níveis organizacionais (estratégico tático e operacional)

Um dos principais fatores no desempenho de uma organização na obtenção de eficiência operacional em relação aos concorrentes que possibilite oferecer produtos e serviços diferenciados no mercado.A competitividade e as mudanças no ambiente externo proporcionam ás organizações não somente umas necessidade estratégica,mas sim uma necessidade no sentido de aprendizado é o aperfeiçoamento da capacidade globais.O campo de aprendizado é o aperfeiçoamento individual com o desejo de trabalhar em conjunto para criar o novo conhecimento.Cabe aos líderes proporcionar um ambiente para criação de sistemas e reflexão, e estimular a capacidade de trazer á luz e discutir os vários modelos mentais,desenvolver a inteligência coletiva da organização e criar condições para que ela funcione.Nesse estudo,constata-se uma eficiência operacional na utilização das ferramentas nas gestão2 dos processos de uma empresa com foco na aprendizagem organizacional.

Resumo

Em tempos atuais,as mudanças no ambiente empresarial,como reflexo da abertura do comércio internacional e da competitividade das empresas,promovem transformações nítidas no ambiente organizacional das empresas.Esse cenário tende a proporcionar constante barreiras e desafios para as empresas,exigindo rapidez na solução de problemas prementes na busca pela efetividade objetando superação de conflitos e a sobrevivência da organização.

Com isso,ferramentas gerenciais focadas em seus conceitos de melhoria continua,eficiência e eficácia, e aprendizado organizacional,visam diferencial competitivo e vantagens estratégicas de posicionamento diante da concorrência no mercado.

Segundo Drucker (1997),gestores e executivos ainda não sabem como se comportar dentro da empresa,nem que ferramentas usar para obter os melhores resultados,pois ainda vivem o paradigma de trabalhar para alguém e não para a organização.

Segundo Arvie de Greus, a frente de toda vantagem competitiva sustentável está na capacidade relativa da empresa em aprender mais rápido e melhor do que seus concorrentes(SENSE,1990,p.39).3

tendo em vista o panorama em que se encontram as atividades organizacionais,uma saída é a gestão baseada na Aprendizagem Organizacional.

Um novo tipo,onde os conceitos de aprendizagem contínua são desenvolvidos de uma forma sistêmica,tem sido implementado por diversas empresas atualmente.Esse novo modelo de organização surgiu na década de 90,com o conceito learning organizations que Aprendem.

Sege(1990) desenvolveu seu trabalho aplicando a Teoria dos Sistemas a Administração,e que representou uma nova roupagem sobre o modo de ver as empresas e sua capacidade de criar resultados desejados no meio em que está inserida.Ele apresentou um conjunto de cincos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com