TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio Internacional Português de Vinhos

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 8

Instituto Politécnico de Santarém

Escola Superior de Gestão e Tecnologia

 Comércio Internacional Português de Vinhos

Grupo de trabalho constituído por:

        Nome: Ana Caneco Nº: 140117005        

Nome: Jéssica Cortinhas Nº: 140117008

Nome: Miguel Cruz Nº: 140117010

        

Unidade curricular: Comércio e Investimento Internacional

Regime: Diurno

Licenciatura em Gestão de Empresas

Santarém

2015/2016

[pic 1]

Índice

O mercado dos vinhos em Portugal……………………………………4

As exportações de vinhos Portugueses………………………………...5

Importações e exportações a nível mundial…………………………...7

Comércio externo…………………………………………………….....8

Grau de abertura……………………………………………………....10

Taxa de abertura………………………………………………………10

Comércio mundial de vinho…………………………………………..11

Conclusão………………………………………………………………12

Bibliografia…………………………………………………………….13

[pic 2]

Introdução

        Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Comércio e Investimento Internacional, pelo docente Luís Rainha, que tem como objetivo fazer uma análise reveladora das capacidades exportadoras das empresas portuguesas, contudo a nossa escolha foi desenvolver o nosso conhecimento relativamente ao sector vitivinícola com dados disponíveis referentes até ao ano 2014, utilizando alguns dos indicadores de comércio externo.

        Hoje a reputação internacional dos vinhos Portugueses é inquestionável. As exportações de vinho português demonstram também este dinamismo do sector, visto que registaram um desempenho bastante favorável nos últimos anos. Os vinhos portugueses – de mesa, portos, licorosos e verdes – estão a dar cartas na exportação, promovem-se e afirmam-se nos mercados, ganham visibilidade e notoriedade globais. Os métodos de produção modernizam-se, os vinhos ganham uma elevada qualidade, a promoção investe, os mercados rendem-se cada vez mais à variedade incontornável dos vinhos portugueses, marcados por características únicas, o que potencia a sua competitividade em nichos de mercado, apreciadores de vinhos de excelência.

        A nível geral, em Portugal, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o défice da balança comercial de bens atingiu, este ano, quase 2,5 mil milhões de euros, ou seja, menos 28,9 milhões de euros que em 2015. As exportações de bens aumentaram 0,7% no trimestre terminado em Janeiro, face ao período homólogo, enquanto as importações cresceram 0,3%.
        Olhando só para o mês de Janeiro, as exportações de bens caíram 1,5% face  ao primeiro mês de 2015, “devido ao Comércio Extra-UE, dado que as exportações Intra-UE aumentaram”, explica o INE. Já as importações recuaram 1%, “em resultado da evolução registada nas importações originárias dos países Extra-UE”, continua.
        Excluindo combustíveis e lubrificantes, as exportações recuaram 0,4% e as importações subiram 5,6%. Face ao mês de Dezembro de 2015, as exportações avançaram 3% e as importações caíram 7,9%.


        


        

[pic 3]

O Mercado dos Vinhos em Portugal

        O mercado do vinho em Portugal é dominado pelos chamados vinhos tranquilos, representando mais de 93% em valor e de 94% em volume (valores médios no período 2000- 2014), devendo esta tendência manter-se num futuro próximo.

[pic 4]

[pic 5]

        

        Segundo dados da Data Monitor, o mercado do vinho em Portugal em 2014, movimentou cerca de 4,2 mil milhões de euros, tendo os espumantes faturado cerca de 106 milhões euros, ou seja, cerca de 2,6% do total. Apesar da quebra de 25% no volume comercializado de vinho espumante, o valor de faturação cresceu 15,6% entre 2000-2014 mas as estimativas apontam para uma ligeira quebra nos próximos 5 anos, na ordem dos 6,6%, acompanhando a tendência de decréscimo no volume comercializado:

[pic 6]

[pic 7]

As exportações de vinhos Portugueses

        As exportações de vinhos portugueses cresceram em 2014, rondando os 730 milhões de euros, dos quais 55% corresponderam a vendas para o mercado europeu.
        O trabalho sobre o setor do vinho em Portugal realça “o crescimento contínuo das vendas de vinho português nos mercados externos” e lembra que as
exportações se situaram perto dos 730 milhões de euros em 2014 (como se ilustra no gráfico a baixo), face a aproximadamente 545 milhões contabilizados em 2009.
        O comportamento anual das exportações entre 2009 e 2014 tem originado um aumento significativo do saldo positivo (em inglês ‘superavit’) da balança comercial do setor.
        No conjunto dos países da União Europeia, o destaque vai para a França e o Reino Unido como os principais mercados de destino das exportações portuguesas para a Europa. No gráfico seguinte pode-se verificar o aumento das exportações, apesar de no ano 2012 para 2013 ter apresentado uma ligeira diminuição.
        
[pic 8][pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (716.4 Kb)   docx (583.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com