TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Vinho Português

Por:   •  4/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Vinho português

Portugal é um país produtor de vinho há mais de 2 mil anos desde que os romanos aqui chegaram e consigo trouxeram técnicas e ensinamentos. Um dos grandes pontos a favor da indústria vinícola portuguesa é a sua enorme variedade de castas de uvas. Em nenhum outro país da Europa existem tantas castas que podem originar grandes vinhos. Em Portugal existe ainda a Região Demarcada mais antiga do mundo, no Douro, criada para assegurar a qualidade do internacionalmente famoso vinho do Porto (que, na realidade, é produzido nos socalcos do Rio Douro, na zona de Peso da Régua).

Portugal possui duas regiões produtoras de vinho protegidas pela UNESCO como património mundial: a Região Vinhateira do Alto Douro, onde se produz o conhecido generoso Vinho do Porto, e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.        

[pic 1]

Que tipos de vinho são produzidos em Portugal?

Sobre os tipos de vinhos portugueses, são diversos: o Vinho Verde, que é o vinho típico do Norte, bem jovem, ou seja, envelhece pouco tempo e pode ser branco, rosé ou tinto; Vinho do Porto e Vinho da Madeira, que são aqueles mais doces e alcoólicos; e ainda os Tintos, Brancos e Rosés (de mesa ou seco), além de Espumante e Moscatel. Ou seja, o que os define são as castas de uva e a região onde são produzidos:

[pic 2]

Quais são as principais castas de uvas dos vinhos de Portugal?

Das principais castas de vinhos portugueses, segundo o site “Vini Portugal”. Podemos encontrar vinhos monocasta (ou seja, que só usam um tipo de uva) ou aqueles que misturam diferentes castas num mesmo vinho.

• Alvarinho (branca): famosa para a produção de Vinho Verde, na região do Minho, Norte de Portugal. Produz vinhos secos, ácidos, • Arinto (branca): Típica do Norte e Centro de Portugal, também utilizada na produção do vinho verde. Produz vinhos secos, frisantes e refrescantes.

• Fernão Pires ou Maria Gomes (branca): Comum na produção dos Espumantes da Bairrada e dos brancos do Ribatejo e Setúbal. Aromas florais e acidez moderada.

• Aragonez ou Tinta Roriz (tinta): Uma das cinco grandes castas do vinho do Porto, é cultivada de norte a sul, e na Espanha é conhecida pelo nome de Tempranillo. Rica em taninos, produz vinhos frutados e aromáticos.

• Castelão (tinta): Muito cultivada no Sul de Portugal, produz vinhos jovens, suaves e frutados.

• Touriga Nacional (tinta): Pode-se dizer que é a casta mais apreciada do país, encontrada em todo território. Base de diversos vinhos, incluindo vinhos do Porto. Produz vinhos aromáticos, com toques de frutos vermelhos, taninos bastante presentes e potencial de envelhecimento.

• Trincadeira (tinta): Tradicional do Alentejo, produz vinhos secos e fortes.

PARA TERMINAR…

O vinho é considerado a única bebida que transporta um valor cultural. Além de ter sido cantado por poetas, o seu cultivo e a paisagem por ele moldada confundem-se com os costumes e a maneira de viver de muitas populações. Não é de estranhar, por isso, que Portugal possua mais de uma dezena de museus dedicados ao tema. As vinhas estendem-se por todo o território continental e pelos arquipélagos, ocupando cerca de 400 mil hectares e produzindo em média 10 milhões de hectolitros de vinho. São números que nos colocam no 6º lugar mundial em área de vinha e em 7º em quantidade de vinho produzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (268.7 Kb)   docx (470.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com