TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos de teoria econômica

Abstract: Conceitos básicos de teoria econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Abstract  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

1) Economia é: Ciência que estuda como os sistemas econômicos administram seus recursos limitados a fim de se produzir bens e serviços para satisfazer ao máximo as necessidades humanas.

2) Microeconomia È a parte da economia que se ocupa da análise do comportamento das unidades econômicas, como as famílias, os consumidores e as empresas, preocupando-se com a formação de preços e o funcionamento do mercado de cada produto individual.

3) Macroeconomia, È parte da economia que diz respeito aos grandes agregados nacionais. ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis como o nível geral de preços, a formação da renda nacional, mudanças na taxa de desemprego, taxa de câmbio, balanço de pagamentos.

4) Entende-se por bens livres: os bens que são gratuitos e que satisfazem necessidades humanas denominadas não-econômicas;

5) Problema da escassez existe porque:as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos produtivos são limitados;

6) A escassez é a preocupação básica da Ciência Econômica;

7) Quantos aos Bens Econômicos podem-se dizer: São bens materiais e imateriais (ou serviços) são intangíveis; que ao contrário dos bens imateriais, os bens materiais podem ser tocados; cuidados de um médico, serviços de transporte .

8) Entende-se por bens de capital bens que permitem a produção de outros bens;

9) Entende-se por bens de consumo: os bens econômicos utilizados diretamente para a satisfação das necessidades humanas;

10) Instrumentos de política macroeconômica é : Os principais instrumentos de política macroeconômica são: política fiscal, monetária, cambial, comercial e de renda. Estes instrumentos são administrados com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e uma distribuição justa de renda.

11) Estrutura de análise macroeconômica:Tradicionalmente a estrutura básica do modelo macroeconômico compõe – se de cinco mercados:

12) mercado de bens e serviços:Oferta agregada de bens e serviços = demanda agregada de bens e serviços.

As variáveis determinadas nesse mercado são as seguintes: nível de renda e produto nacional,nível de preços

consumo agregado, investimento agregado, exportações globais e importações globais.

13) mercado de trabalho:

A condição de equilíbrio nesse mercado é dada por; Oferta de mão-de-obra = Demanda de mão-de-obra

14) mercado monetário,A condição de equíbrio é dada por:Oferta de moeda = Demanda de moedaTaxa de juros

15) mercado de títulos Os agentes econômicos superavitários, que possuem um nível de gastos inferior a seu volume de renda, podem efetuar empréstimos para os agentes econômicos A condição de equilíbrio por:Oferta de títulos = Demanda de títulos

16) mercado de divisas: arte monetária da economia.A oferta de divisas depende das exportações e da entrada de capitais financeiros, enquanto a demanda de divisas é determinada pelo volume de importações e saída de capitais financeiros. Assim a condição de equilíbrio é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com