TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais autores e conceitos de cada teoria em psicologia

Pesquisas Acadêmicas: Os principais autores e conceitos de cada teoria em psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.654 Palavras (15 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 15

1- PRINCIPAIS AUTORES E CONCEITOS DE CADA TEORIA

Vygotsky

2- POSTURA DO PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM O ALUNO;

A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento. Assumindo o educador um papel fundamental nesse processo, como um indivíduo mais experiente. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.Para Vygotsky, a construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a ação intrapsíquica do sujeito.Assim, Vygotsky conceituou o desenvolvimento intelectual de cada pessoa em dois níveis: um real e um potencial. O real é aquele já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria porque já tem um conhecimento consolidado. Por exemplo, se domina a adição esse é um nível de desenvolvimento.

3 VISÃO PEDAGÓGICA SOBRE A APRENDIZAGEM;

Ainda no que tange ao desenvolvimento eá relevancia de um ensino sistematizado,Vygotsky realizou estudos com o objetivo de verificar o curso do desenvolvimento infantil no processo de aprendizagem escolar e especificamente o desenvolvimento do conhecimento cientifico.

Inicia-se pelo trabalho com o próprio conceito como tal,pela definiçaõ verbal do conceito,por operaçoes que pressupoe a aplicaçao não espontanea desse conceito.

Assim,a questao dos conceitos cientificos tem relaçao direta com o ensino e o desenvolvimento em que os conceitos espontaneos,por meio da aprendizagem,tornam possiveis o surgimento e ao mesmo tempo o seu desenvolvimento na medida em que o ensino proporciona a criança a apropriaçao dos conhecimentos cientificos produzidos ao longo da historia pelo homem influenciando no9 aparecimento da consciencia e do pensamento teorico.

Nesse sentido,e importante que a criança esteja envolta de oportunidades de aprendizagem pautadas num ensino sistematizado que seja promotor do seu desenvolvimento.

Savani salienta a importancia de se fazer uma leitura critica da educaçao,de maneira a ser ter claros os elementos culturais que necessitam ser assimilados pelos individuos para a sua humanizaçao,bem como as formas mais adequadas para se concretizar esse objetivo,para propiciar o trabalho pedagogico ou seja,os conteudos ,os procedimentos,enfim,os meios que facilitarao esse processo.

Assim,o que se espera da escola e dos seus profissionais e que propiciem aprendizagens que sejam fontes de desenvolvimento de conceitos cientificos haja vista que o momento da escolaridade constitui-se em fator essencial e determinate do desenvolvimento intelectual da criança.

A aprendizagem promove o desenvolvimento e a apropriaçao de conhecimentos cientificos,o que nos leva a compreender que o aluno passa a ser capaz de conhecer melhor arealidade da qual faz parte,de maneira a se relacionar com a sociedade,agindo nela e transformando-a.

4¬ METODOLOGIAS DE ENSINO E APREDIZAGEM;

Vygotsky levantou a questão da relação entre ensino e a aprendizagem escolar e desenvolvimento cognitivo. Ele afirmou que os vários pontos de vista relativos a esta questão enquadram-se em três categorias. Os psicólogos pertencentes à primeira categoria afirmam, em essência , que a aprendizagem escolar deve seguir o desenvolvimento: as funções psicológicas da criança devem ter atingido determinado nível de amadurecimento antes que o processo de aprendizagem possa começar. Considera-se que as funções psicológicas desenvolvem-se de uma maneira "natural", às vezes porque os pesquisadores ligam seu desenvolvimento diretamente à maturação das funções cerebrais. Vygotsky não estava plenamente satisfeito com nenhum dos pontos de vista acima, afirmando que a aprendizagem e o desenvolvimento são processos distintos e não deveriam ser confundidos, contudo interagem mutuamente. Segundo Vygotsky o aprendizado vem antes do desenvolvimento, ou seja, a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criança , o que esta aprende é a base fundamental para o seu desenvolvimento.

5 FORMAS DE AVALIAÇÃO

Vygotsky: Como resultado da interação social e mediação do adulto, pela sua capacidade de provocar desafios, de um clima propício e a sua intervenção na Zona de desenvolvimento proximal. A ação do mediador criaria internalizações.

Não se pode separar o ensino da avaliação como se representassem compartimentos separados de um processo. Aprender implica em se avaliar e, dessa maneira, o progresso do aluno deve ser visto não pela forma como se sai em um desafio homogêneo apresentado a muitos, mas como se reduz sua dependência da ajuda do mediador e, portanto, qual a efetiva distância que percorreu, comparado o que poderia realizar sem qualquer ajuda e o que conquistou com apoio da mediação.

1_PRINCIPAIS AUTORES E CONCEITOS DE CADA TEORIA;

TEORIA DA GESTALT

2_ POSTURA DO PROFESSOR E SUA RELAÇÃO COM O ALUNO;

A Gestalt ou a psicologia da forma é um termo alemão da escola que enfatiza o conjunto, a organização, a estrutura e as propriedades do campo psicológico. Para Von Ehrenfels (1859-1932), seu criador, as qualidades formais não resultariam da soma ou reações dos elementos, mas sim da atividade do espírito que combinaria esses elementos. A partir de Ehrenfels seguiram Wertheimer, Koffka, Kohler e Lewin, os quais não adotaram a linha idealista do criador, embora tenham continuado admitindo o método dedutivo, a predominância do conjunto sobre as partes e uma forma de introspecção conhecida como fenomenologia.

3_VISÃO PEDAGÓGICA SOBRE A APRENDIZAGEM

A solução para tais problemas está no aprofundamento de como os educandos aprendem e como o processo de ensinar pode conduzir à aprendizagem.

Acrescenta-se ainda que a solução está em partir da teoria e colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo de forma crítica-reflexiva-laborativa: crítica e reflexiva para pensar os conceitos atuais e passados e identificar o que há de melhor; laborativa não só para mudar como também para criar novos conhecimentos.

“Para que se repensem as ciências humanas e a possibilidade de um conhecimento científico humanizado há que se romper com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com