TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais autores e conceitos de cada teoria

Seminário: Principais autores e conceitos de cada teoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Principais autores e conceitos de cada teoria

Autor: Skinner

Conceito da teoria: estuda, observa e descreve as relações entre o homem e o ambiente, ou seja, a influência dos estímulos ambientais, na determinação de nossas ações para ajustá-lo ao meio.

Autores: Max Wertheimer, Wolfgang Gartne e Kurt Koffka

Conceito da Teoria: estudar e entender os comportamentos com totalidades, sem reduzi-los a um ou á vários de seus elementos. Isso não indica a negação do conjunto e suas partes ou a impossibilidade de analise delas.

Autor: Jean Piaget

Conceito da teoria: Investigar a formação do mecanismo mentais operados em crianças para então entender sua natureza e funcionamento no adulto. O que implica o reconhecimento da ocorrência de todo um crescimento, orgânico e metal, rumo a um equilíbrio relativo alcançado como adulto.

Autor: Lev Semyonovich Vigotsky

Conceito da teoria: entender que os processos psicológicos devem ser compreendidos em sua totalidade e em movimento numa visão do processo integral do comportamento, esse se dá a partir de processos biológicos vinculados ao fato de que o homem é um ser social e histórico que realiza ações sobre a natureza ( processo de trabalho) para constituir – se na usa forma de ser e agir e suprir as necessidades colocadas pelo meio em que vive.

Autor: Gardner

Conceito da teoria: é uma alternativa para o conceito de inteligência que focaliza as habilidades importantes para o sucesso escolar. Assim redefine a inteligência a luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas.

2 – Postura do professor e sua relação com o aluno.

Na teoria Behaviorismo: o professor descreve o repertorio de seus alunos e com isso planeja o que seria necessário para que estes atinjam o que se queira que eles alcancem. Isso aumenta as chances de esse professor obter sucesso se puderem observar seus alunos em outros ambientes como na sala de aula, nas brincadeiras, na rua, buscando compreender os esquemas de reforça mento presente.

Na teoria de Gestalt: temos o professor como importante e decisivo na aprendizagem de seus alunos, de maneira que a qualidade do trabalho dele implicara na qualidade de aprendizagem de seus alunos. O professor deve desenvolver-se por si mesmo a por sua vez que os alunos tenham confiança nele. O ensino deve, portanto ser orientando em função doa agir, sentir e pensar dos alunos.

Na teoria de Piaget: o professor é visto como um orientador, um promotor de desafios, oferecendo aos alunos oportunidades de aprendizagens significativas, o domínio do conhecimento e do processo de conhecer, ele deixa de ter o papel tradicional de transmissor do conhecimento provocando o desequilíbrio da mente do estudante para que busque o reequilíbrio, numa reconstrução de novos esquemas, ou seja, que aprenda.

Na teoria Vigotsky: o professor desenvolve uma aprendizagem que seja forte desenvolvimento de conceitos científicos, haja vista que o momento da escolaridade constitui-se em fator essencial e determinante do desenvolvimento intelectual da criança, onde ela passa a ser capaz de conhecer melhor a realidade da qual faz parte de maneira a se relacionar com a sociedade, agindo nela e transformando - a.

Na teoria Gardner: a sensibilidade do educador para compreender e saber estimular as diversas inteligências em seus alunos é essencial. Mostrar que todos podem aprender e desenvolver diferentes habilidades, com tudo que suas inteligências sejam estimuladas individualmente.

3 – Visão pedagógica sobre a aprendizagem.

Visão Behaviorismo: o ensino deve ser planejado para que passo á passo o aluno possa responder ao comportamento desejado ao que ensina. O professor deve ter uma boa formação e conhecimento da teoria comportamental para facilitar a aprendizagem, Nessa estrutura de que se o pedagogo ensina bem o aluno terá um bom rendimento escolar, porque a qualidade do ato de ensinar e o método utilizado em sala de aula contribuíram. Se o aluno não aprende é porque o modo como ele aprendeu e fora ensinado não obteve compreensão pelo responsável do ensino.

Visão Vigotsky: o caminho do desenvolvimento tem grande peso nos processos de aprendizagem que vão sendo contribuídos em todos os círculos culturais em que o individuo está inserido. O aprendizado adequadamente organizado resulta em diversos processos de desenvolvimento. A aprendizagem se constitui em constante contradição entre formas primitivas e as culturais.

Visão Piaget: a aprendizagem deve ser avaliada de acordo com as competências próprias de cada estagio de desenvolvimento, pois os mesmos revelam as características que possibilitam o aprendizado dos alunos e ainda uma explicação dos mecanismos e dos processos que interferem na aquisição de conhecimentos novos.

Visão Gestalt: por isso para aprendizagem dar certo vai depender das experiências anteriores e do conjunto envolvido na situação de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com