TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos gerais básicos de economia

Artigo: Conceitos gerais básicos de economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO Á ECONOMIA

A palavra “economia” teve sua origem nas palavras gregas “oikos” (fortuna, riqueza, propriedade) e “nomos” (regra, lei, administração), que envolve a administração, de forma ou de exercício, de atividades relacionadas à riqueza, à produção e distribuição de bens e serviços necessários aos diversos aspectos da vida humana em sociedade. È uma ciência social que surge a partir de uma questão aparentemente muito simples, a que estuda a administração dos recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos. E também está nos mais variados lugares e espaços, sendo uma ciência multicultural, e que envolve sempre muitos juízos de valor. O objetivo central desta disciplina é o de tratar das principais noções gerais da Ciência Econômica, analisando os problemas econômicos e formulando soluções para resolvê-los, mencionando, conceitos, idéias e teorias que compõem essa ciência de uma forma bem simples e de uma melhoria em nossa qualidade de vida.

Em nossa sociedade ou em qualquer outra sociedade os recursos produtivos ou fatores de produção, são limitados( mão-de-obra, terra, matérias –primas, dentre outros).Pelo crescimento populacional e por sempre desejar uma elevação de padrão de vida, as necessidades humanas sempre se renovam e mesmo um país tendo um grau de desenvolvimento , nem sempre dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades humanas, então surge a questão central do estudo da economia, o problema da escassez: recursos limitados contrapondo-se as necessidades humanas ilimitadas; em função desta escassez de recursos , a sociedade em si, tem de tomar decisões em melhorar a utilização de seus recursos, de maneira a atender ao máximo as necessidades humanas e como disponibilizar tais recursos produtivos limitados. Claro que se os recursos não fossem limitados, não existiria escassez e não seria necessário estudar certas questões como a inflação, desemprego, crescimento, déficit público, vulnerabilidade externa, dentre outros.

FATORES E CUSTOS DE PRODUÇÃO

Produção é o processo pelo qual uma empresa transforma os fatores de produção adquiridos em produtos e serviços para a venda no mercado. Em economia, fatores de produção são os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços. Tradicionalmente, são considerados como fatores de produção a terra (terras cultiváveis, florestas, minas), o homem (trabalho), e o capital (máquinas, equipamentos, instalações). Num processo de produção , a empresa compra insumos e combina-os segundo um processo de produção escolhido e vende esses mesmos produtos no mercado. Tal processo de produção podem ser intensivos em mão-de-obra (utilizando mais a mão- de- obra em relação a outros insumos) intensivos em capital ou intensivos em terra , dependendo assim do fator de produção que será utilizado em maior quantidade, relativamente aos demais. Se acaso, houver combinação de fatores, será possível produzir um único produto(ou output), tendo assim um um processo de produção simples (a produção de mais um produto), e um processo de produção múltiplo. A escolha do Processo de Produção depende de sua eficiência, podendo esta ser avaliada pelo ponto de vista tecnológico ou pelo ponto de vista econômico.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com