TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Confirmação de valores mobiliários e empréstimos

Seminário: Confirmação de valores mobiliários e empréstimos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Seminário  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

Prova de Títulos e crédito

1- Sobre a letra de câmbio é correto afirmar que:

a) Deve ser emitida em modelo padronizado, sendo nula se emitida em qualquer papel, ainda que preenchidos os requisitos legais;

b) É inadmissível sua emissão em moeda estrangeira;

c) Apresentada a letra ao sacado, este pode pedir nova apresentação no prazo de 10(dez) dias, a fim de refletir sobre o lançamento ou não do aceite, o qual se denomina “ prazo de respiro”;

d) Se for emitida ou aceita com omissões, ou em branco, pode ser completada pelo credor de boa fé antes da cobrança ou do protesto.

CORRETA(E)

2- Uma letra de câmbio foi sacada por Z contra X para um beneficiário Y e foi aceite. Posteriormente, foi endossada sucessivamente para A,B,C e D.

Nessa situação hipotética;

I- Z é o sacado, X é o endossante, Y é o tomador.

II- Aposto o aceite na letra, X torna-se o obrigado principal.

III- Se, na data do vencimento, o aceitante se recusar a pagar a letra, o portador não precisará encaminhar o título ao protesto para garantir o seu direito de ação cambial ou de execução contra os coobrigados indiretos.

IV- Se A promover o pagamento ao portador D, os endossantes B e C estarão desonerados da obrigação.

Estão certos apenas os itens

a) I e III

b) I e IV

c) II e III

d) II e IV

CORRETA(D)

3) Quanto aos títulos de crédito, assinale a opção correta.

a) As relações cambiais são regidas pelos princípios da autonomia e da inoponibilidade das exceções pessoais ao terceiro de boa-fé, entre outros. Assim, quando o devedor for demandado pelo legítimo portador do título, não poderá alegar possíveis exceções pessoais que possui contra o credor originário

b) O título de credito causal representa obrigações desvinculadas no negócio jurídico que deu origem à cártula, permitindo-se considerar, quando o título é posto em circulação, apenas a existência da obrigação cambial, representada por uma cártula e seu conteúdo. Por isso, para que seu titular exerça o direito de crédito dele emergente, basta a apresentação do título.

c)Em decorrência do princípio da literalidade, o título de crédito em branco ou incompleto é ineficaz cambialmente; por isso, o seu posterior preenchimento, mesmo quando houver acordo prévio, poderá constituir motivo para que sejam opostas ao portador as exceções que caberiam contra o primitivo credor. Assim, ainda que tenha havido a circulação desse título, será negado pagamento e o negócio jurídico que lhe deu origem será anulável.

d) O meio próprio de transferência do título de crédito à ordem é o endosso seguido de sua tradição. O endosso não tem eficácia em relação ao devedor, senão quando a este notificado; o endossante é responsável não só pelo aceite, mas também pelo pagamento do crédito nele mencionado, isto é, ele se responsabiliza pela solvência do crédito.

e) O aval

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com