TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas (Missão, Visão E Valores

Exames: Empresas (Missão, Visão E Valores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2012  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  2.117 Visualizações

Página 1 de 3

2.3 Empresa

Uma empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital) .

Característica

Empresas com características empreendedoras são realmente diferentes das demais. Mas quais são essas características? O especialista norte-americano Bo Burlingham, editor da revista Inc. , e autor do livro Pequenos Gigantes, aponta as características em comum das empresas que ele denominou pequenas gigantes:

1. Ao contrário de muitos empreendedores, os fundadores das pequenas gigantes entenderam todas as opções que tinham e escolheram claramente o caminho que desejavam seguir.

2. Os líderes enfrentaram pressões imensas para mudar de curso. Essas empresas poderiam ser maiores, talvez mais lucrativas, mas seus líderes decidiram focar na sua missão – em ser os melhores, e não os maiores.

3. Essas empresas têm ligações extraordinariamente fortes com a comunidade local.

4. Essas empresas cultivam fortes relações com clientes e fornecedores, com base em contato pessoal, atendimento e respeito mútuo.

5. O ambiente de trabalho é excelente. Todos se conhecem, existe um forte sentimento de "grupo", as pessoas realmente vestem a camisa e têm orgulho de trabalhar ali.

Níveis Hierárquicos na Empresa

Aqui verificamos os níveis de hierarquias dentro de uma empresa, podendo assim ter uma visão geral de como são distribuídas as atividades competentes de cada uma.

• 1º Nível - Estratégico ou Institucional

Neste nível são elaboradas as políticas e diretrizes da empresa, geralmente pelos presidentes ou diretores.

• 2º Nível - Tático ou Intermediário

Geralmente ocupado por gerentes de cada departamento que são responsáveis pelas ações do dia a dia do nível operacional, bem como a liderança e a motivação deste.

• 3º Nível - Gestores e Supervisores

Estudam as restrições, necessidades e conveniências associadas a função da qual são gestores, e esquematizam as ações e atividades que devem ser realizadas. São responsáveis pela aplicação das diretrizes nos níveis 1 e 2.

• 4º Nível - Operacional

Formado por supervisores que são diretamente responsáveis pela execução e realização das atividades da produção.

Visão, Missão e Valores

Visão, Missão e Valores são de grande importância para a sustentação de uma empresa quando o assunto é qualidade e consequentemente, refletem a importância da Qualidade para uma empresa.

Visão: Futuro é a palavra que envolve esse tema. A visão da empresa deve levar a quem lê a possibilidade de se tornar real no futuro, sendo o objetivo principal da empresa, aquele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com