TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequências da Transição da Inglaterra Feudal Para Economia de Mercado

Por:   •  25/11/2018  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Há Inglaterra feudal era muito diferente do que a que conhecemos atualmente, as pessoas viviam em aldeias, havia fazendas e propriedades rurais e as relações entre patrão e funcionário eram completamente diferentes das que temos hoje assim como as profissões disponíveis naquela época.

 A polução dedicava-se maioritariamente a lavoura ou a outras atividades agrícolas, as técnicas de cultivo da época eram muito básicas, assim as pessoas tinham um baixo padrão de vida. Havia também pequenas fazendas, porem naquela época não se tinha conhecimentos avançados sobre técnicas de cultivo e produção de alimentos, consequentemente no inverno com a falta de comida para os animais a maior parte deles acabava morrendo. A economia da época era baseada na manufatura, principalmente de lã de ovelha, onde quase todas as pessoas tinham uma roda de fiar em casa e um tear nas aldeias. Nessa sociedade também  possuíamos os mestres tecelões que tocavam seu negocio com um capital próprio, e sua relação com os funcionários era próxima devido não haver fabricas, dessa forma  tudo funcionava na  casa do mestre tecelão e os funcionários comiam junto há família dele, a relação entre o mestre e os trabalhadores era harmoniosa, exceto quando se tratava do salario que era praticamente insignificante, e eles não podiam fazer greves e nem mudar de emprego, assim eles viviam sua vida inteira trabalhando no mesmo local. Os tecelões eram praticamente independentes, pois produziam quase tudo que consumiam em sua pequena fazenda que possuíam.

 Essa era a sociedade inglesa do século XVIII, onde haviam ocorrido poucos avanços desde a idade média. Contudo, tudo isso mudou dentro dos cem anos seguintes, pois ocorreu uma grande transformação, denominada de Revolução Industrial que mudou a sociedade daquela época, mudando inclusive a economia, as formas de trabalho, a qualidade de vida da sociedade e as relações patrão e empregado.  

Com a Revolução Industrial apareceram as cidades e as fabricas. O surgimento das maquinas foi o alicerce da Revolução Industrial, elas transformaram a maneira dos funcionários trabalharem, o trabalho que antes era realizado na casa do padrão passou a ser feito nas fabricas onde os funcionários (homens, mulheres e crianças) faziam movimentos repetitivos e cansativos durante longas jornadas de trabalho. Surgiu também o trabalho nas minas  realizado também,  por homens, mulheres e crianças durante longos períodos de trabalho. Os funcionários  estavam cansados e insatisfeitos com as condições de trabalho, além disso também tinha a questão econômica e social. Quem era dono de algum negocio lucrativo desfrutava facilmente de todas as mordomias daquela época enquanto que a classe proletariado se afundava na pobreza, sendo essa a maior parte da população, outro problema era a vida que os trabalhadores levavam, moravam em condições sub-humanas e vivendo na extrema pobreza faziam uso de aguas poluídas, o seu salario mal dava para sua sobrevivência levavam uma vida miserável e sofrida e iam se afundando cada vez mais e mais, pois quem detinha do poder econômico da época, explorava da classe proletariado para ter mais lucro.

Em decorrência de todos esses problemas gerados pela Revolução Industrial falava-se em haver uma guerra civil sanguenta, porem não houve movimentos tão intensos quanto o esperado, devido à realização de varias reformas para amenizar esses problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com