TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequências da construção de uma ferrovia para população

Artigo: Consequências da construção de uma ferrovia para população. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  Artigo  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

CONSEQUÊNCIAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA FERROVIA PARA POPULAÇÃO

Como toda obra, uma ferrovia também causa impactos sociais, ambientais e econômicos em relação à população. Porém, para diminuir e até evitar esses impactos, existem vários estudos que irão analisar a obra e dizer o que pode e o que deve ser feito. Fogliatti (2004) aponta que “a escolha do traçado de uma ferrovia deve levar em consideração as características físicas, biológicas e antrópicas da região a ser estudada com o objetivo de ordenar a exploração dos recursos naturais de acordo com a legislação aplicável reduzindo os danos ambientais que possam ser causados em função das intervenções”.

Mendes (2006), afirma “em seu trabalho que a partir da legislação brasileira aplicada à ferrovia, da exposição de conceitos aplicados ao setor e do estudo prático do transporte ferroviário de cargas perigosas, podemos propor modificações nas atividades dos setores inerentes à ferrovia de forma a corrigir e reduzir riscos de geração de passivo ambiental nesta atividade, assim como evitar a aplicação de sanções pecuniárias às concessionárias ferroviárias brasileiras.”

Uma ferrovia é uma obra de grande porte, isso faz com que antes de ser implantada, deve fazer um estudo de toda a região, através de atividades científicas e técnicas que incluem o diagnóstico ambiental, a identificação, previsão e avaliação dos impactos significativos, e a definição das medidas mitigadoras e do monitoramento desses impactos.

Para essa obra são necessárias licenças ambientais, que só serão cedidas a partis de documentos que são o RIMA – Relatório de Impacto Ambiental e o EIA – Estudo de Impacto Ambiental. Esses são formas de transmitir a população todo o impacto causado pela ferrovia, eles transformam toda a linguagem difícil das análises em uma linguagem simples de entendimento para sociedade. Através disso o CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente que é um órgão consultivo do SISNAMA – Sistema Nacional do Meio Ambiente, libera as licenças necessárias.

Para se fazer um estudo correto da região afetada, se deve ter levantamentos que ajudará nos estudos, são eles:

 Levantamento Faunístico;

 Levantamento Florísticos;

 Estudo dos recursos hídricos;

 Estudo com toda a população que será atingida de forma direta ou indireta com o projeto da ferrovia.

Logo após uma seleção de impactos é feita, e todos os seus estudos em relação ao efeitos ao longo do tempo e espaço dos ambiente e população atingida. Este estudo está limitado a área diretamente afetada, como por exemplo as pessoas que moram por perto que vai sofrer com a construção, uma nascente que poderá ser destruída, uma população de animais que tem seu habitat por perto, desmatamento de uma reserva natural, e também, se for descuidada, pode-se juntar montanhas de terra, causando desmoronamentos, que afeta a todos em volta. Prevendo isso, as Normas Ambientais estabelece procedimentos específicos para a proteção dos maciços de terra e para a recuperação de áreas degradadas, que deverão ser obedecidos por todos os contratados que se tornarem responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com