TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Redução da Maioridade penal

Todo e qualquer crime e criminoso deve ser julgado e punido. Nenhum ser social é a favor da impunidade que infelizmente permeia todas as instâncias e extratos sócio econômicos sendo portanto, um agente deseducador e promotor da reincidência e progressão para mais crimes e crimes cada vez mais perversos.

Deveríamos estar questionando como evitar que o jovem se torne infrator pois, a infração é o resultado final, a consequência da injustiça social, comprovando que todo o restante (família, escola, sociedade...) falhou mas ainda estamos discutindo como recuperar o jovem infrator.

Se o objetivo é reeducar, levar para o sistema prisional, atualmente comandado pelo crime organizado, jovens cada vez mais jovens (numa fase de desenvolvimento psicológico) não é a solução. Ao contrário, estes jovens, serão absorvidos e instruídos para desenvolverem cada vez mais comportamentos de violência, levando ao aumento da reincidência que nas penitenciárias é de 70% enquanto que no sistema socioeducativo está abaixo de 20%.

Também é importante diferenciar a infração ou delito que pode ser desde uma pichação até crime violento. Quando clama pelo sistema prisional conjunto (adolescentes e adultos juntos), o brasileiro logo pensa no extremo, o assaltante que matou uma mãe/pai de família/filho(a) amado(a) e não quer nem ouvir falar em recuperar o infrator,  o desejo é que ele seja esquecido ou de preferencia morto numa cadeia. Com isto, pode estar condenando autores de delitos menores. Não resolve o problema da violência e sim faz de conta que existe justiça e  se vinga do infrator além de não precisar pensar nem aprofundar as questões econômica sociais e politicas do pais que levaram a esta consequência. Para cada culpado punido quantos infratores possíveis de serem recuperados serão expostos ao ambiente perverso do crime organizado nas prisões?

Nos Estados Unidos, menores praticaram 7% dos homicídios de 2012. No Canadá, 11%. Na Inglaterra, 18% dos crimes violentos (homicídio, tentativa de homicídio, assalto e estupro) vieram de pessoas entre 10 e 17 anos. No Brasil, não existem estatísticas precisas Alguns se baseiam em dados que mostra o índice de menos de 1% enquanto outros afirmam que o número deve ser semelhante ao dos outros países.

No sistema atual (Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA), dispomos de 6 medidas educativas: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação. O adolescente pode ficar até 9 anos em medidas socioeducativas, sendo três anos interno, três em semiliberdade e três em liberdade assistida, com o Estado acompanhando e ajudando a se reinserir na sociedade. No entanto, na maioria dos municípios ainda não existem mecanismos eficazes no acolhimento e encaminhamento adequado do jovem infrator. Ele é devolvido ao seu meio, uma verdadeira “bomba relógio” a ser detonada por uma sociedade desigual que só será mais igual através da educação e do fim da impunidade.

O jovem pode ser transformado 1- num parceiro na busca de uma sociedade melhor, pela educação ou 2- em vilão, responsável pelos danos a sociedade. Ao reduzir a maioridade penal, levando o adolescente para o crime organizado das prisões, a família e o estado estão fugindo do problema, não assumindo suas responsabilidades e declarando que preferem punir pois, é mais fácil do que educar, quando na verdade, só a educação é capaz de reduzir a vulnerabilidade dos adolescentes ao crime e a violência.

Precisamos definir o que queremos: Uma sociedade que comete menos crimes ou uma sociedade  que puna mais? Mais presídios ou mais escolas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (113.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com