TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade na nova economia

Tese: Contabilidade na nova economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 2

Qual o futuro da Contabilidade na nova economia?

Em artigo intitulado “Responsabilidade social dos contabilistas”, no informativo DELECON, há referência a uma pesquisa efetuada em sessenta empresas de porte do País, da qual participaram cerca de duzentos operários. Uma das conclusões daquela pesquisa é muito triste e preocupante, exigindo não apenas uma conscientização mas a tomada de uma posição de cada profissional da área contábil. Eis a referida conclusão: “O trabalhador é cético com relação aos resultados econômicos que a empresa divulga. Apenas a metade acredita neles”. (...) Na publicação mensal CRC-SP em Notícia, o presidente daquela casa ressalta: “A responsabilidade do contabilista é de tal monta que ele assina esses demonstrativos e, com essa assinatura, está afirmando, publicamente, que as informações são verdadeiras. Ora, como é possível, então, que muitas vezes os próprios empregados da empresa não acreditem na veracidade dessas informações? Temos de encontrar respostas corretas para esta indagação e tudo fazer para resolver o problema. Uma das causas é o fato de o contabilista não se comunicar com os gerentes, chefes e responsáveis por várias áreas da empresa. Fecha-se na Controladoria ou na Contabilidade – que nome venha a ter a sua área na empresa em que preste serviços – e se converte numa figura obscura e, sabemos, quem não vende seu peixe não pode esperar que os outros o comprem, ou o aceitem espontaneamente”.

Identificamos, pois, alguns desafios para a profissão:

• marketing contábil;

• globalização da Contabilidade;

• postura diante da nova economia;

• novos padrões contábeis.

Nessas publicações diferentes, de órgãos de classes e de profissionais absolutamente sérios, entre muitas outras, podemos constatar pontos profundamente preocupantes, que nos levam obrigatoriamente a olhar criticamente para a nossa profissão no Brasil. Levam-nos a buscar melhor autoconhecimento. Levam-nos a responder a perguntas como: Quem somos nós? O que fazemos? Para onde estamos indo? O que estamos agregando de valor para os nossos usuários? Nesse nível, como podemos entrar nos novos cenários?

Esses são alguns desafios dos nossos dias, desde a pequena empresa até os grandes problemas contábeis. Você está convidado a trilhar esses novos caminhos.

José Carlos Marion e Aderbal Nicolas Müller. In: Revista Mineira de Contabilidade.

Belo Horizonte: CRCMG, 2º semestre de 2002, ano III, nº 7, p. 34 – 37. (adaptado)

1. De acordo com o texto, é CORRETO afirmar que:

a) O informativo DELECON fez uma pesquisa relativa ao grau de credibilidade do contabilista.

b) Segundo a pesquisa, aproximadamente cem, em um grupo formado pelo dobro de trabalhadores, disseram crer nos resultados econômicos de sua empresa.

c) O porte das mais de cinco dúzias de empresas pesquisadas foi irrelevante para os resultados da pesquisa.

d) A conclusão da pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com