TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento de soja no Brasil

Relatório de pesquisa: Crescimento de soja no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.923 Palavras (12 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 12

URI

GESTAO DE CUSTOS NO AGRONEGÓCIO

São Luiz Gonzaga, RS, 27 de Abril de 2011.

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI

ANGÉLICA BAMBIL

DIOGENES BULIGON RAGAZZON

ROBERTA VENZKE FUNK

SOJA

São Luiz Gonzaga, RS, 27 de Abril de 2011.

SOJA

ORIGENS

A soja que hoje é cultivada mundo afora, é muito diferente dos ancestrais que lhe deram origem: espécies de plantas rasteiras que se desenvolviam na costa leste da Ásia, principalmente ao longo do Rio Amarelo, na China. Sua evolução começou com o aparecimento de plantas oriundas de cruzamentos naturais, entre duas espécies de soja selvagem, que foram domesticadas e melhoradas por cientistas da antiga China. Sua importância na dieta alimentar da antiga civilização chinesa era tal, que a soja, juntamente com o trigo, o arroz, o centeio e o milheto, era considerada um grão sagrado, com direito a cerimoniais ritualísticos na época da semeadura e da colheita.

Apesar de conhecida e explorada no Oriente há mais de cinco mil anos (é reconhecida como uma das mais antigas plantas cultivadas do Planeta), o Ocidente ignorou o seu cultivo até a segunda década do século vinte, quando os Estados Unidos (EUA) iniciaram sua exploração comercial (primeiro como forrageira e, posteriormente, como grão). Em 1940, no auge do seu cultivo como forrageira, foram cultivados, nesse país, cerca de dois milhões de hectares com tal propósito.

A partir de 1941, a área cultivada para grãos superou a cultivada para forragem, cujo cultivo declinou rapidamente, até desaparecer em meados dos anos 60, enquanto a área cultivada para a produção de grãos crescia de forma exponencial, não apenas nos EUA, como também no Brasil e na Argentina, principalmente.

Em 2003, o Brasil figura como o segundo produtor mundial, responsável por 52, das 194 milhões de toneladas produzidas em nível global ou 26,8% da safra mundial.

INTRODUÇAO NO BRASIL

A soja chegou ao Brasil via Estados Unidos, em 1882. Gustavo Dutra, então professor da Escola de Agronomia da Bahia, realizou os primeiros estudos de avaliação de cultivares introduzidas daquele país.

Em 1891, testes de adaptação de cultivares semelhantes aos conduzidos por Dutra na Bahia foram realizados no Instituto Agronômico de Campinas, Estado de São Paulo (SP). Assim como nos EUA, a soja no Brasil dessa época era estudada mais como cultura forrageira - eventualmente também produzindo grãos para consumo de animais da propriedade - do que como planta produtora de grãos para a indústria de farelos e óleos vegetais.

Em 1900 e 1901, o Instituto Agronômico de Campinas, SP, promoveu a primeira distribuição de sementes de soja para produtores paulistas e, nessa mesma data, têm-se registro do primeiro cultivo de soja no Rio Grande do Sul (RS), onde a cultura encontrou efetivas condições para se desenvolver e expandir, dadas as semelhanças climáticas do ecossistema de origem (sul dos EUA) dos materiais genéticos existentes no País, com as condições climáticas predominantes no extremo sul do Brasil.

Com o estabelecimento do programa oficial de incentivo à triticultura nacional, em meados dos anos 50, a cultura da soja foi igualmente incentivada, por ser, desde o ponto de vista técnico (leguminosa sucedendo gramínia), quanto econômico (melhor aproveitamento da terra, das máquinas/implementos, da infra-estrutura e da mão de obra), a melhor alternativa de verão para suceder o trigo cultivado no inverno.

PRODUÇÃO

O primeiro registro de cultivo de soja no Brasil data de 1914 no município de Santa Rosa, RS. Mas foi somente a partir dos anos 40 que ela adquiriu alguma importância econômica, merecendo o primeiro registro estatístico nacional em 1941, no Anuário Agrícola do RS: área cultivada de 640 ha, produção de 450t e rendimento de 700 kg/ha. Nesse mesmo ano instalou-se a primeira indústria processadora de soja do País (Santa Rosa, RS) e, em 1949, com produção de 25.000t, o Brasil figurou pela primeira vez como produtor de soja nas estatísticas internacionais.

Mas foi a partir da década de 1960, impulsionada pela política de subsídios ao trigo, visando auto-suficiência, que a soja se estabeleceu como cultura economicamente importante para o Brasil. Nessa década, a sua produção multiplicou-se por cinco (passou de 206 mil toneladas, em 1960, para 1,056 milhão de toneladas, em 1969) e 98% desse volume era produzido nos três estados da Região Sul, onde prevaleceu a dobradinha, trigo no inverno e soja no verão.

A soja foi a única cultura a ter um crescimento expressivo na sua área cultivada ao longo das últimas três décadas.

IMPORTANCIA DA SOJA PARA O RIO GRANDE DO SUL

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de soja do Brasil, de acordo com os dados de 20062, com 14,4% da produção nacional, mesma posição que ocupava na média dos anos 2001 a 2003, com 16,8% do total produzido. Essa participação tem oscilado, cresceu de forma lenta no início e teve uma retração no último triênio, perdendo espaço para os estados do Mato Grosso, Paraná e Goiás, como demonstram os dados da média do período 2004 a 2006.

No último triênio, o Rio Grande do Sul passou a ser o quarto maior produtor de soja do Brasil, com 10,1% do total produzido. Deve-se ressaltar que enquanto o país teve uma expansão na produção de soja, no último triênio analisado, o Estado registrou queda na produção de 29,8%. Esta grande discrepância entre valores na produção de um triênio para outro, deu-se, claramente, pela estiagem que assolou o Estado, principalmente no ano de 2005, onde os índices de produção foram os mais baixos dos últimos tempos.

Na estrutura da produção agropecuária estadual a produção de soja representou 10,3% do Valor Bruto de Produção em 2004, um acréscimo de 2,57% em relação a 1999. Ao longo da década de 90 a produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com