TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação de negócios

Por:   •  1/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.779 Palavras (24 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A PESQUISA ...........................................................................................................4

2.1 A EMPRESA..........................................................................................................5

2.1.1 Caracterização dos Funcionários........................................................................5

2.1.2 Lista de Materiais e Máquinas.............................................................................5

2.1.3 A Constituição Jurídica........................................................................................7

3 RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS MATEMÁTICOS...............................................9

3.1 PRIMEIRO PROBLEMA........................................................................................9

3.2 SEGUNDO PROBLEMA........................................................................................9

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

APÊNDICES 12

APÊNDICE A - PESQUISA DE CAMPO ...................................................................13

ANEXOS 21

ANEXO A - REPORTAGEM ......................................................................................22

1 INTRODUÇÃO

Na região Sul de Santa Catarina observa-se a expansão na área do vestuário. Por isso o ramo escolhido para a criação de uma empresa é o de prestação de serviço, denominado facção.

É relevante o surgimento de empreendedores, visto que nessa região há muitas indústrias de confecções e elas não suprem a produção de mercadorias para os centros atacadistas existentes.

O segundo capítulo da pesquisa mostrará em que ramo a maioria dos entrevistados trabalha. Também será visto que os governantes regionais estão preocupados em qualificar a população para o aproveitamento dessas vagas. Ainda neste capítulo será observada a organização da empresa, a constituição da sociedade, quantidade de funcionários, os materiais necessários para o exercício das atividades, o valor do capital social para o início e o modo como ficará o Balanço Patrimonial da empresa.

No terceiro capítulo serão resolvidos os problemas matemáticos propostos no texto de orientação para produção textual em grupo.

Na conclusão será visto se os objetivos da pesquisa foram alcançados, se realmente é viável e rentável abrir uma facção nessa região e se os conteúdos do primeiro semestre do curso foram assimilados.

2 A PESQUISA

Através de uma pesquisa conforme Apêndice A, realizada na região sul de Santa Catarina observou se que esta região está carente de funcionários para o trabalho nas facções.

As confecções necessitam do maior número possível de funcionários e por isso observa-se quase que diariamente anúncios nas portas destes estabelecimentos oferecendo vagas para costureiras. Sendo assim é viável abrir uma empresa prestadora de serviços, devido a grande procura. Os resultados da pesquisa apontam que 80% a 90% das pessoas entrevistadas sugerem que há muita oferta de trabalho nesta área.

A Prefeitura Municipal de Sombrio atende cerca de 100 micro e pequenas empresas do setor de confecção catarinense especialmente os municípios de Sombrio, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Santa Rosa do Sul e São João do Sul. De acordo com o Prefeito Municipal de Sombrio, professor Jusa, em entrevista ao Jornal Correio do Sul “a demanda por mão de obra qualificada aumenta cada vez mais. Por isso buscamos os meios necessários para que haja a qualificação necessária, beneficiando tanto empresários quanto a população”. Ou seja, as prefeituras da região estão investindo em cursos de qualificação nesta área como mostra a reportagem do jornal Amorim (Anexo A), referente ao curso de costura realizado gratuitamente pela prefeitura municipal de Santa Rosa do Sul e SENAI (Serviço nacional de aprendizado industrial) para os munícipes.

Este segmento gerou na economia cerca de 1.500 empregos indiretos relacionados ao centro atacadista. Trata-se, portanto, de um projeto revestido de grande sucesso, tanto no que tange à conversão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com