TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Neg

Artigo: Tecnicas De Neg. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  3.510 Palavras (15 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Maria Helena Scisleski de Moraes /RA: 407835

Simone Clarice Chamera/ RA: 431045

Jaqueline Fatima Camargo/RA: 427978

Patrícia Leilane Nunes/RA: 437636

Cintia Alexandra Teixeira/RA 421374

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Profª. MSC. Juliana Leite Kirchner

Erechim, 23 de junho de 2013

Roteiro de Negociação Salarial

Introdução

Sabe-se que a negociação faz parte do nosso dia a dia e quanto é corriqueira dentro de uma empresa, estamos negociando o tempo todo. Imagine a situação, você deseja um aumento salarial e ele lhe é negado, o que fazer diante desta infortunada situação, o que falar como falar e de que maneira agir.

Negociar é a solução, se pretende tentar mudar esta situação, e este processo de comunicação deve ser feito com planejamento. Este roteiro trás algumas dicas do que fazer neste momento delicado onde o objetivo é conseguir o tão desejado aumento salarial.

Etapa 4, Passo 3

Após a tentativa frustrada de aumento de salário é preciso primeiramente manter o equilíbrio emocional, pois a partir do momento em que decidimos falar com o chefe a respeito do aumento salarial, estamos cientes de que já temos o não como resposta,

Porém o que ainda podemos conseguir é uma resposta positiva.

Durante uma negociação é vital o planejamento, rever todos os possíveis pontos negativos da primeira negociação, adquirir todas as informações necessárias para os argumentos que vão ser expostos durante a futura conversa. Saber o momento certo de pressionar e de ceder, ter atitude, saber lidar e conhecer o seu oponente, fazer propostas, ouvir mais do que falar, enfim ajustar uma estratégia de acordo com os limites de satisfação de ambas as partes.

Todo bom negociador deve ter argumentos relevantes para atingir seus objetivos. No caso de um aumento de salário é necessário expor o diferencial que você trás para a empresa, por exemplo, qualificação profissional por meio de curso superior e cursos profissionalizantes na área de atuação, bem como demonstrar os resultados positivos para empresa, os quais foram delegados a sua responsabilidade. Ter bom senso e seguir algumas regrinhas vai ajudar bastante neste processo.

Vejamos então dez itens críticos:

* Escolher o momento certo para conversar é fundamental.

*Saiba em que momento seu superior e sua empresa estão. Se no último ano ela acumulou um prejuízo enorme, mesmo que você seja o melhor funcionário, dificilmente conseguirá alguma coisa.

*Marque uma reunião para falar sobre sua condição salarial e ponto. Não dê indiretas.

* Nunca vá solicitar um reajuste com um ultimato na mão (especialmente coisas do gênero "recebi uma proposta mais interessante do que tenho aqui". Mais grave ainda se você não tiver proposta nenhuma). Nenhuma chefia experiente cai em blefes e você ainda corre o risco de queimar sua imagem.

* Nunca comece a conversa com coisas como "acho que você não aprecia meu trabalho" ou "a empresa não me reconhece", mesmo porque seu interlocutor é seu chefe e não seu terapeuta. Aja como um profissional.

* Tenha uma proposta embasada em mente ("busco um aumento de 15%") e esteja preparado para a negociação. O ideal é antes pesquisar em sites, jornais sobre a média salarial vigente para seu cargo e não se esqueça de contabilizar benefícios que você tem no momento (sim, eles fazem parte do salário) e apresentar esses números para a chefia.

* Mostre sempre o valor que você tem na instituição, em números se puder (exemplo: "nos últimos seis meses trouxe N clientes para a empresa e como conseqüência o faturamento cresceu em X%"), mas não se esqueça que isso é válido se você superou as expectativas do cargo. Ninguém ganha uma promoção por só fazer aquilo para o qual foi contratado.

*Outro ponto a favor é a imagem que tem entre seus colegas, parceiros e clientes. Se você é uma pessoa que está sempre disposta a trabalhar pelo bem do departamento e da empresa no geral, isso com certeza pesara a seu favor. Especialmente se você executa tarefas adicionais que não estão na sua descrição de cargo.

*Mantenha-se calmo e comedido durante o diálogo e prepare-se para eventuais contrapartidas e reações de seu interlocutor incluindo aí críticas ao seu desempenho, mesmo porque, de certa maneira, você está forçando sua chefia a confrontar com uma realidade inesperada. E saiba que dificilmente você conseguirá uma resposta no ato (a menos que seja negativa), portanto deixe a porta aberta para negociações futuras.

* Se no final de tudo a resposta for positiva, agradeça seus superiores (calmamente, nada muito exagerado) e não relaxe no trabalho, justamente para mostrar que a decisão foi acertada. Se receber “não" como resposta, não desanime. Continue se esforçando para tentar de novo em um futuro próximo ou busque novas oportunidades no mercado.

Texto 1

Etapa 1, Passo 3

Diferentes definições de negociação

Fazemos uso da negociação desde a infância e em todo decorrer de nossas vidas. Buscamos realizações pessoais e profissionais, e para alcançarmos e conquistarmos aquilo que almejamos é preciso negociar.

Nesse relatório, vamos abordar o que é negociação e os seus diferentes conceitos.

O ato de negociar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com