TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criando um Plano de Negócios Eficiente

Artigo: Criando um Plano de Negócios Eficiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo dos capítulos 5, 6, 7 e 8.

Capítulo 5 – O Plano de Negócios

Todo empreendedor precisa saber planejar suas ações e delinear estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento através do plano de negócios. O índice de mortalidade de micro e pequenas empresas (MPE) brasileira se justifica na falha ou falta de planejamento adequado do negócio seguida de deficiências de gestão.

O plano de negócios é uma ferramenta para o empreendedor expor suas idéias em uma linguagem que o público-alvo entenda – entre eles mantenedores das incubadoras, parceiros, bancos, investidores, fornecedores, a empresa internamente, os clientes e sócios – mostrando a viabilidade e probabilidade de sucesso em seu mercado. O plano de negócios pode ser completo (quando visa a apresentar uma visão completar ou quando se platéia uma grande quantidade de dinheiro), resumido (quando é apresentado a um investidor) ou operacional (quando é utilizado internamente na empresa).

Não podemos definir um modelo-padrão de plano de negócios, mas qualquer estrutura deve possuir um mínimo de seções que proporcione um entendimento completo do negócio como, por exemplo, seções de como a empresa é organizada, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira.

Existem softwares gratuitos e pagos que auxiliam na elaboração da estrutura do plano de negócios. Além disso, nos Estados Unidos e no Brasil são realizados concursos de plano de negócio que tem por objetivos incentivar jovens universitários a empreender.

Capítulo 6 – Criando um Plano de Negócios Eficiente

Nesse capítulo estudamos a estrutura de plano de negócio abordando os seguintes tópicos:

1.Capa: contêm algumas informações da empresa, como nome, endereço, telefone, e-mail, logotipos, etc.

2.Sumário: contêm o título de todas as seções do plano, subseções e suas respectivas páginas.

3.Sumário Executivo: sendo a principal seção do plano que deve ser escrito de forma clara e concisa contendo as informações-chave do plano de negócios.

4.Descrição da Empresa: contêm um breve resumo da organização da empresa com as informações da equipe gerencial, estrutura legal, localização e infraestrutura, manutenção de registros, seguro, segurança, terceiros e parceiros estratégicos.

5.Produtos e Serviços: contêm a descrição dos produtos e serviços que a empresa fornece como a empresa é capaz de fornecê-los e como eles são fornecidos apresentando seu ciclo de vida, estratégia de produto, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e produção e distribuição.

6.Mercado e Competidores: contêm informações sobre a definição da estratégia de marketing através da análise de concorrência, análise da indústria/ setor e descrição do segmento de mercado.

7.Marketing e Vendas: contêm informações sobre estratégias que se referem aos 4Ps (produto, preço, praça – canais de distribuição- e propaganda/comunicação).

8.Análise Estratégica: contém a análise Swot da empresa bem como seus objetivos e metas e definição de estratégia.

9.Plano Financeiro: contêm informações do balanço patrimonial, demonstração de resultados, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, índices financeiros, técnicas de análise de investimento (técnicas de fluxo de caixa descontado, VPL – valor presente líquido- e TIR - taxa interna de retorno).

10.Anexos: uma seção onde contêm informações que o empreendedor julga como relevantes para o melhor entendimento do plano, podendo conter plantas, gráficos, tabelas, currículos, dentre outros.

Capítulo 7 – Colocando o Plano de Negócios em Prática: A Busca de Financiamento.

Vimos nesse capítulo várias formas de financiamento existentes citadas a seguir:

Economia Pessoal, família, amigos

O empreendedor geralmente usa como fonte de investimento suas economias pessoais como seu FGTS, venda de imóvel, automóvel ou outro bem. Pode contar também com o auxílio de um amigo conhecido e que inspira credibilidade.

Angel Investor (investidor “anjo”)

O angel, ou investidor pessoa física, é um capitalista de risco que possui dinheiro e busca alternativas para obter melhor rentabilidade para esse dinheiro que seria a semente inicial, ele analisa muito bem o plano de negócio da empresa e seu potencial. Em troca ele tem uma participação acionária da empresa ou uma quota do capital social da mesma.

Fornecedores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com