TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criando um plano de negócios Eficiente

Pesquisas Acadêmicas: Criando um plano de negócios Eficiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

O Plano de Negócios

O plano de negócios é uma ferramenta de muita utilidade ao empreendedor. Com ele fica mais fácil obter um financiamento para o empreendimento, além de servir como um guia a ser seguido aumentando as chances de sucesso.

O plano de negocio não tem que ser necessariamente algo sofisticado, complexo de difícil entendimento. Essas características de plano de negocio podem deixar para as grandes empresas. Para as pequenas e médias empresas o melhor é presar pela simplicidade para não se perderem ao meio do caminho.

Principais elementos que constituem um plano de negocio são: sumário executivo, apresentação da empresa, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro, avaliação do plano, documentação de apoio.

Todos os elementos são de suma importância no plano de negócio, mas em minha opinião o PLANO FINANCEIRO interfere em todos os outros elementos, pois ele é usado para conduzir as atividades dentro dos parâmetros planejados, portanto deve ser bem estruturado.

Criando um Plano de Negócios Eficiente

A estrutura de plano de negócios aborda os seguintes tópicos:

1. Capa

2. Sumário

3. Sumário Executivo

4. Descrição da Empresa

5. Produtos e Serviços

6. Mercado e Competidores

7. Marketing e Vendas

8. Análise Estratégica

9. Plano Financeiro

10. Anexos

Capa

Deve conter as informações como, nome da empresa, endereço, telefone da empresa, site e email, logotipo, dados do diretor presidente e as principais pessoas da empresa, mês e ano em que foi feito, numero de copias, nome de que criou o plano de negócios.

Sumário

Deve conter o titulo de todas as seções do plano e suas respectivas paginas. O plano de negócios é o cartão de visita da empresa

Sumário Executivo

O Sumário Executivo é a principal seção do plano de negócios e deve expressar uma síntese do que será apresentado na sequencia. Embora ele apareça no inicio do plano de negócios, deve ser a ultima parte a ser escrita durante a elaboração do plano.

Deve conter todas as informações-chave sendo descrito de forma clara e concisa. É bom responder as perguntas como: O que? Onde? Por que? Como? Quanto? Quando?

Descrição da Empresa

Deve ser apresentado um breve resumo da organização da sua empresa, sua historia, e seu status atual, procurando mostrar o porquê de sua criação, qual o seu propósito, a natureza dos serviços ou produtos fornecidos, como se desenvolveu e desenvolverá, qual o modelo de negocio e seus diferenciais. Apresente sua razão social / nome fantasia, qual o porte da empresa sociedade civil, sociedade anônima etc.

Produtos e Serviços

Diga quais são os produtos e serviços de sua empresa, porque ela é capaz de fornecê-los e como eles são fornecidos, quais as características da equipe de produção e no que o produto/serviço difere da concorrência. Liste os produtos/serviços futuros que se planeja fornecer, especifique direitos autorias, patentes ou registros.

Mercado e Competidores

Após uma pesquisa de mercado, podemos conhecer e definir o mercado a ser explorado, seus possíveis clientes, suas características, como está segmentado, o crescimento desse mercado, as características do consumidor e sua localização, se há sazonalidade e como agir nesse caso, análise da concorrência, a sua participação de mercado e a dos principais concorrentes, os riscos do negócio etc.

Marketing e Vendas

O Plano de Marketing apresenta quatro estratégias, o marketing mix, estratégias de produto, preço, praça e propaganda, que definirá como a empresa pretende vender seu produto e conquistar seus clientes, manter o interesse dos mesmos e aumentar a demanda. Deve abordar seus métodos de comercialização, diferenciais do produto para o cliente, política de preços, principais clientes, canais de distribuição e estratégias de promoção/comunicação e publicidade com o objetivo de informar, persuadir os clientes sobre o produto, também, elaborar projeções de vendas.

Analise Estratégica

As etapas de aplicação da análise estratégica em projetos de investimento passam pelos seguintes passos:

1. Definição da missão e objetivos estratégicos da empresa: determinar os parâmetros de orientação dos esforços a exercer para atingir os objetivos pretendidos.

2. Análise externa: analisar quais as oportunidades e as ameaças que as forças do ambiente representam para a empresa e como é que a empresa pode aproveitar essas oportunidades e minimizar as ameaças. Esta análise é feita ao nível do macroambiente, ou seja, o nível exterior que afetar todas as indústrias, e ao nível do segmento de mercado ou do ambiente competitivo.

3. Análise interna: implica a determinação das competências da empresa, que em certas circunstâncias se traduzem em pontos fortes (em comparação com os concorrentes) e a definição dos seus pontos fracos que limitam as suas hipóteses de tirar partido das oportunidades existentes no ambiente.

4. Análise SWOT: esta análise recapitula e reapresenta o material das etapas anteriores de forma dirigida. Examina como se alinham as vantagens de desvantagens internas (forças e fraquezas) com os fatores externos positivos ou negativos (oportunidades e ameaças), no sentido de gerar valor; Estratégia de negócio: face ao precedente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com