TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise do sistema capitalista

Resenha: Crise do sistema capitalista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

2009 foi um ano difícil para a economia mundial. A tantas vezes prevista crise do sistema capitalista veio, fez transnacionais tremerem, grandes bancos ruírem, milhões de trabalhadores ficarem sem emprego, mas sumiu assim como veio, de surpresa. Obviamente ela ainda está por aí, seus problemas ainda se fazem sentir e certamente está só esperando para voltar a assombrar o mundo, dos especuladores aos operários.

Mas, enfim, a crise serviu para que todas as transnacionais provassem um pouco de sua falibilidade, não!? Bem, nem todas sentiram esse amargo gosto. Dois setores da indústria se destacaram como os bravos, os fortes, que resistiram à crise de 2009: a indústria bélica e a agroindústria, principalmente o ramo da biotecnologia. Sobre a primeira, nem é preciso tecer comentários, afinal a guerra sempre foi um ótimo negócio. Para sabermos um pouco mais sobre a segunda, nada melhor que pegar como exemplo a maior empresa do gênero, a Monsanto.

Mesmo sendo odiada por muitos, a Monsanto foi apontada pela Forbes, uma das principais revistas de economia do mundo, como a empresa do ano de 2009, por ter saído da crise sem grandes danos. Para não dizer que ela saiu totalmente ilesa, a Monsanto demitiu cerca de 8% de seu pessoal, o que gira em torno de 900 funcionários (um corte de gastos de uma cifra entre 220 e 250 milhões de dólares por ano). É um número bem pequeno, se compararmos, por exemplo, à empresa de tecnologia Sony, que tinha demitido 16.000 funcionários até o dia 9 de dezembro.

Além de ter despedido pouco em relação a outras transnacionais, a Monsanto não teve prejuízo durante o ano. O único ponto em que foi afetada foi um lucro menor do que o esperado. No segmento dos herbicidas, seu carro-forte nos dias atuais, a empresa esperava faturar um bilhão de dólares, porém, coitadinha, faturou no máximo 750 milhões. Tanto sucesso faz a Monsanto valer 44 bilhões de dólares.

Mas qual é a história dessa empresa de tanto sucesso?

Uma questão de química

A Monsanto foi fundada em Saint Louis, Missouri, EUA, no ano de 1901. Seu ramo de atuação era a produção de alimentos e produtos químicos básicos, como ácido sulfúrico. Em 1929 “casou-se” com a Swan Chemical Company, produtora de PCBs (substâncias conhecidas no Brasil como escarel, e que tinham como vantagem o fato de serem estáveis e não-inflamáveis), usado em refrigeradores, transformadores, lubrificantes… Essa foi a primeira grande compra da Monsanto, que se seguiria de dezenas de outras que englobariam mais áreas de atuação e garantiriam o monopólio sobre o agronegócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com