TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criterios Para construir um plano de remuneração

Por:   •  13/4/2015  •  Ensaio  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  2.175 Visualizações

Página 1 de 4

CRITÉRIOS PARA CONSTRUIR UM PLANO DE REMUNERAÇÃO

Critério 1. Equilíbrio interno x equilíbrio externo

Tanto o equilíbrio interno quanto o equilíbrio externo são parâmetros que servem de referencia para estipular uma forma de distribuição dos salários. Ambos se resumem no sistema tradicional, ou seja em uma base salarial. O que deve se levar em conta é que geralmente a satisfação dos funcionários só se resume quando o mesmo obtém (lucro-vantagem) remunerada, ou seja quando o salário é compensador com a atividade desempenhada, não levando em conta outros fatores de extrema importância como: condições trabalho, oportunidade de crescimento, experiência profissional, estabilidade funcional.

Critério 2. Remuneração fixa ou remuneração variável

São referencias de padrões salariais, enquanto que na remuneração fixa o funcionário recebe pela atividade desempenhada, na remuneração variável o funcionário recebe monetariamente pelo resultado de suas vendas ou objetivos, e conseqüentemente o valor mensal varia de um mês para outro.  

Critério 3. Desempenho ou tempo de serviço

São formas de remuneração que se baseiam no que o funcionário faz ou produz na atividade, conforme seus resultados produtivos, e o tempo de serviço é uma forma remunerada que visa recompensar o funcionário que já faz parte da empresa á vários anos.  

Critério 4. Remuneração do cargo ou remuneração da pessoa

Tanto uma quanto a outra dependem muito do próprio colaborador. Enquanto que na remuneração por cargo o piso salarial muitas vezes é padrão, de acordo com a função executada, na remuneração por pessoa geralmente é variável, variando muito de acordo com as qualidades e capacidades do colaborador, mas independente disso, ambas dependem única e exclusivamente da vontade e competência do funcionário. Afinal de contas para a empresa o bom funcionário é aquele se paga.  

Critério 5. Igualitarismo ou elitismo

Através do sistema de igualitarismo, as empresas, principalmente as menores, conseguem se adequar de forma mais organizada, pois prevêem melhor os custos com mão de obra, vantagens, entre outros benefícios, padronizando assim o sistema de remuneração. Já no sistema elitismo, ao contrário do sistema massivo, se limita a determinados grupos hierárquicos, geralmente identificados em grandes empresas, pois necessitam melhores recursos e condições financeiras.  

Critério 6. Remuneração abaixo do mercado ou acima do mercado

Acredito que esta analise, está muita mais identificada por uma questão cultural do que propriamente financeira. Existem no Brasil diversos exemplos que mostram que a maioria das empresas adotam culturalmente uma mania de pagar menos achando que isso aumentará o lucro da empresa, porque conseqüentemente diminuirá o custo operacional. Todavia, por este motivo muitos fatores extremamente importantes não são levados em conta, e no final das contas o suposto lucro, vira prejuízo. Por outro lado não quer dizer também que pagando remuneração acima do mercado é garantia de sucesso ou de retorno financeiro garantido. Penso eu, que o fator que deve ser levado em conta é o ambiente e as condições de trabalho, porque isso sim, influenciará diretamente na satisfação e motivação dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com