TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo de oportunidade

Seminário: Custo de oportunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Seminário  •  6.529 Palavras (27 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 27

Etapa 1

Custo de oportunidade

Custo de oportunidade – Ao fazer uma escolha, uma organização, renuncia outras opções. O custo de oportunidade traduz o valor associado a melhor alternativa não escolhida; ou seja, implica na perda de valor monetário se for feita a opção equivocada.

Exemplo:

Uma organização escolhe negociar com a fornecedora ‘X’ sem avaliar o mercado, nota que a fornecedora ‘Y’ possui um retorno mais satisfatório. A empresa então terá um baixo custo de oportunidade, visto que, negociar com a fornecedora ‘X’ seria pior financeiramente falando.

No ambiente organizacional, isto se aplica todos os dias, as empresas negociam e fazem escolhas. Se as escolhas feitas forem equivocadas isto trará a empresa uma grande perda de valor monetário, se essa perda for constante pode acarretar no falimento da empresa.

Curva de possibilidade de produção

Definição:

A curva de possibilidade de produção (CPP) é uma representação gráfica das escolhas que podem ser feitas no âmbito da produção com os recursos disponíveis. Para que possamos representar uma curva de possibilidades de produção é preciso admitir as seguintes hipóteses básicas:

(1) A quantidade de recursos existentes é fixa durante o tempo de análise.

(2) Todos os recursos de produção (terra, trabalho e capital) estão empregados na produção.

(3) O nível tecnológico não sofre alterações, ou seja, mantém-se constante.

Em uma economia com milhares de produtos, as escolhas que enfrentamos são complexas, consideramos a mais básica economia, uma em que só podem ser produzidos dois bens (roupa de algodão e trigo). Se decidirmos produzir mais trigo e reorientarmos nossos esforços neste sentido, então não poderemos produzir tanta roupa (algodão). Nossa curva de possibilidades de produção é traçada de modo a esclarecer o possível; os pontos da curva não são necessariamente desejáveis, ou seja, se escolhermos produzir trigo, não passaria fome, mas sofreríamos com o frio, sem a produção do algodão (roupa).

A CPP revela o que uma economia é capaz de produzir. Reflete a produção máxima possível de dois bens. Na prática, a produção realizada pode ficar aquém da potencial.

A CPP pode ser usada para explicar determinados conceitos básicos de economia.

A) O crescimento econômico.

Quando a quantidade de recursos disponíveis para produção de bens e serviços aumenta temos um deslocamento da curva de possibilidades de produção para além de sua fronteira inicial.

Estes aumentos podem ser ocorrer com força de trabalho, o número de fábricas, os instrumentos de produção ou mesmo a fronteira agrícola.

Outro aspecto que leva ao deslocamento da CPP para além de sua fronteira são os avanços tecnológicos. A descoberta de novas formas de produção como, por exemplo, o aperfeiçoamento das sementes na agricultura, a implantação de sistemas informatizados na prestação de serviços, podem proporcionar o deslocamento da CPP mesmo que a quantidade de fatores de produção tenha permanecido inalterada.

B) O crescimento econômico e o dilema da escolha entre bens de consumo e bens de capital

No sistema econômico são produzidos bens destinados ao consumo e bens de produção. Entretanto os bens de produção sofrem desgastes na medida em que vão sendo utilizados e necessitam de substituição. A escolha entre destinar os esforços produtivos para bens de produção em detrimento dos bens de consumo está associada às opções pelo crescimento econômico.

Além de fabricar bens de consumo, é necessário produzir bens de capital, não só para repor aquilo que se desgastou, mantendo assim o nível atual de produção de bens de consumo, como também para ampliar a capacidade produtiva da economia.

Desta forma uma sociedade pode optar por direcionar parte dos recursos à produção de bens de capital, acumulando bens como máquinas, fábricas, etc., ou seja, pode investir na formação de capital e parte dos recursos para a produção de bens de consumo.

Conceito elástico

O conceito de elasticidade diz que cada produto tem uma sensibilidade ou reação para suas variações de preços. Uma informação muito útil para as empresas aonde elas possa saber sobre seus produtos, preços e juros. Não é importante só para as empresas também na administração pública.

No caso das roupas se em caixa bem nesse conceito, sempre tem variações em seus preços, principalmente quando acontecem às mudanças de estações aonde acontecem várias ofertas. Com essas promoções nas lojas seus estoques não ficam cheios e não ficam no prejuízo.

Para as empresas é fundamental ter o conceito elástico para ser bem administrada. Ter uma previsão de venda assim vai atrair clientes, com o planejamento pode saber o grau do prejuízo.

Conceito inelástico

Os produtos inelásticos ou com baixa sensibilidade mesmo que se aumentem as quantidades ofertadas e se reduzam os preços, (mantendo-se a qualidade e níveis de quantidade) a resposta na demanda mantém-se praticamente a mesma. Ou seja, dependendo do produto pode-se duplicar a sua oferta, reduzir ou aumentar em “alguns %” o seu preço de vendas e mesmo assim o aumento ou contração da demanda se alterará em baixos índices, muitas vezes próximo de “0” (zero).

Exemplo de produtos “inelásticos”: Sal de cozinha, remédios, etc. Ou seja, ninguém vai consumir mais sal ou tomar mais remédio só porque os preços foram reduzidos. E nem deixar de comprá-los porque o preço foi aumentado. A baixa inelasticidade está presente também, geralmente, nos produtos de alta necessidade (água, arroz, açúcar, feijão, carne de “segunda”, etc.).

Nesse caso podemos dizer que o sal de cozinha ou o remédio são produtos altamente inelásticos ou de baixa sensibilidade por sua variação de preços não afetar a demanda.

Concluindo se que uma boa análise da demanda dos produtos da sua empresa, será possível examinar minuciosamente:

- Surgimento de novas necessidades;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com