TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E ANÁLISE DO MEIO AMBIENTE

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E ANÁLISE DO MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 8

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E ANALISE DO MEIO EM QUE ATUA.

Atividade solicitada pela Professora Tutora EAD Profª Helenrose A. da S. Pedroso Coelho e Professora Tutora presencial Adriana Xavier Torres, Polo de Lucélia, para fins de avaliação da disciplina Desenvolvimento Econômico.

ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS:

Clovis T. Lima – RA: 366102

Daiani Spina – RA: 366106

Ricardo Aléssio - RA 366219

Simone Goretti Spina - RA 366245

Thais Badocco da Silva - RA 366258

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma visão teórica e critica sobre o Desenvolvimento econômico e social para a avaliação e conhecimento dos cenários econômicos regionais. Esse artigo tem o propósito de fazer com que profissionais do Serviço social conheçam e saibam trabalhar com economia municipal básica em que vão atuar.

Pretende-se analisar conceitos fundamentais para a formação do profissional de Serviço Social de forma a embasar as ações no cotidiano.

CONCEITOS INTRINSECAMENTE E RELACIONADOS AO DESENVOLVIMETO ECONÔMICO

Bresser Pereira faz uma análise dos conceitos intrinsecamente relacionados ao desenvolvimento econômico de um país, visto a partir de um fenômeno histórico como resultado da Revolução Capitalista, consequentemente, a Revolução Comercial, a Revolução Industrial e entre elas, a Revolução Nacional. Assim, é importante ressaltar o Conceito Histórico de Crescimento Econômico, e não um Conceito Normativo. Visto sob este aspecto, o Desenvolvimento Econômico é Intrinsecamente relacionado ao Surgimento do Estado-Nação Moderno. É o Produto de Nações usando o Estado como ferramenta de Ação Coletiva para alcançar o Crescimento Econômico. Desenvolvimento Econômico é frequentemente acompanhado por um aumento da desigualdade. É Diferente quando se define crescimento como não envolvendo mudanças econômicas estruturais, mas, historicamente isto é quase impossível. Nota-se, portanto que apesar do desenvolvimento econômico não ser o único objetivo político das nações, é um dos principais. Os demais objetivos são: Segurança, Liberdade, Justiça Social e Proteção ao Meio ambiente.

Desenvolvimento econômico é o processo histórico de crescimento sustentado da renda ou do valor adicionado por habitante implicando a melhoria do padrão de vida da população de um determinado estado nacional, que resulta da sistemática acumulação de capital e da incorporação de conhecimento ou progresso técnico à produção. Nestes termos, o desenvolvimento econômico é um processo de transformação que implica mudanças nos três níveis ou instâncias de uma sociedade: estrutural, institucional ou cultural. É o aumento sustentado dos padrões de vida possibilitado pelo aumento da produtividade de determinadas atividades e/ou pela transferência da mão-de-obra dessas para outras atividades com maior valor adicionado per capita porque envolvendo maior conhecimento. É o aumento dos salários causado direta ou indiretamente por esse aumento da produtividade e essa concentração da população de um estado-nação nas atividades de maior valor adicionado. O quadro econômico-social em que esse processo histórico tem início é o da Revolução Capitalista; o quadro político é o da formação dos modernos estados-nação; o quadro ideológico é o do liberalismo e do nacionalismo; o quadro cultural é o da transição para a modernidade ou para o capitalismo enquanto sistema, além de econômico, cultural”

Subentende-se na visão do autor que para definir desenvolvimento é necessário que haja um crescimento da renda por habitante. Não existe desenvolvimento sem que a produção e a renda média cresçam simultaneamente. Atualmente nos países ricos os governos defendem a propriedade intelectual, bens e serviços que exigem o trabalho de pessoal com elevado nível de educação, podendo até envolver o conhecimento técnico, administrativo e comunicativo como valor adicionado per capita. O autor defende a definição histórica de desenvolvimento econômico como sendo “desenvolvimento humano”.

O discurso dos economistas da atualidade tem dado muita ênfase, se uma nação é desenvolvida, ou não, e isto tem colocado uma polêmica muito forte, no que diz respeito ao papel do crescimento econômico na questão da acumulação do capital existente no país. A polêmica aparece no contexto de assegurar o espaço das teorias do crescimento econômico, cujo sentido, tem demonstrado que uma economia pode crescer sem desenvolver-se; pois, produzir mais produtos, quer sejam: agrícola, industrial, ou de serviços, não significa desenvolvimento, tendo em conta que o processo de política econômica e social interno de uma nação conduziu o processo de distribuição de maneira desigual e inconsequente.

O populismo é uma expressão política que encontra representantes tanto na esquerda quanto na direita. Governantes populistas como Vargas, Perón e Lázaro Cárdenas4 realizaram políticas nacionalistas de substituição de importações, estatização de certas atividades econômicas, imposição de restrições ao capital estrangeiro e concessão de direitos sociais.

Exemplo máximo do populismo no Brasil, Getúlio Vargas subiu ao poder através de golpe de Estado nos anos 30 (a Era Vargas de 1930 até 1945), elegendo-se democraticamente presidente em 1951 e governando até suicidar-se, em 1954. Apelidado de "pai dos pobres", sua popularidade entre as massas é atribuída à sua liderança carismática e ao seu empenho na aprovação de reformas trabalhistas que favoreceram o operariado. Entretanto, alguns alegam que suas medidas apenas minaram o poder dos sindicatos e de seus líderes, tornando-os dependentes do Estado e sendo usados pelos políticos por muito tempo para ganharem voto.

COMPREENÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com