TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina responsabilidade socioambiental

Tese: Defina responsabilidade socioambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 6

1- rDefina responsabilidade socioambiental.

O cuidado de Proteger a sociedade de tais ameaças, acidentes ou de grandes prejuízos, garantir a segurança do meio ambiente, e de tudo o que ali se constitui, se torna uma grande responsabilidade, um cargo em que vidas estão jogo, e ele tem a obrigação de protegê-las, tendo em vista o conhecimento de leis que garantem a sua proteção e direitos.

E uma destas definições se refere quando a sociedade depende de ações criadas pela natureza (meio ambiente), para sua sobrevivência, e mantimento familiar. Por Ex: a pesca.

2- Você deverá Alencar (citar) quatro problemas ambientais que enfrentamos na atualidade.

Alguns dos grandes problemas ambientais que enfrentamos nos dias de hoje tem sido a poluição do ar, desmatamento, desequilíbrio do clima e o aquecimento global, gerando assim problemas, doenças, infecções e até mesmo causando a morte de pessoas e animais indefesos.

3- Como os problemas socioambientais podem interferir no funcionamento de uma organização. Explique e de exemplos.

Os problemas socioambientais têm interferido até mesmo na sobrevivência da sociedade, estes que necessitam dela para se manterem, por exemplo: Na pesca, aonde tem prejudicado até mesmo no seu lucro, este utilizado para seu beneficio.

E citando algo que também tem sido um grande problema para o meio ambiente, é o desmatamento, que tem levado grandes, fabulosos e maravilhosos animais em extinção, e diminuindo a sua procriação, multiplicação.

4- Relate qual a relação existente entre ética e responsabilidade socioambiental.

Relatamos que em abril do ano passado, cerca de 6,6 mil pescadores foram atingidos pelo vazamento de óleo da Refinaria Landulfo Alves, e baseando nesta grande falha da Petrobras, cerca de 15 toneladas de peixes foram mortos em apenas um dia, e declaram que a perspectiva de recuperação, é de cinco anos.

Segundo o advogado, em que a Petrobras reconhece a culpa pelo vazamento, e aqui notamos uma grande falta de ética da parte da Petrobras, pois até agora, a empresa deu apenas uma cesta básica para um grupo de 3 mil pescadores, vemos que, em comparação a quantidade de pescadores que foram atingidos, a empresa, teve pouca ação em relação ao acontecido. Antes assim tendo a preocupação no desfalque dos recursos públicos pelo pagamento a realizar, estes que seriam aplicados no desenvolvimento do país.

Poluição

5- Verificar a partir de quando a sociedade passa a utilizar a energia fóssil como combustível de maneira extensiva.

O grande impulso no consumo de energia fóssil ocorreu com a Revolução Industrial no século xviii, quando se descobriu a força do vapor para impulsionar os maquinários, mas logo após buscarão apresentar novas fontes de energia, já que o combustível fóssil fazia parte do conjunto de recursos não renovável e muito poluidor.

6- Verificar quantas e quais indústrias petrolíferas está entre as empresas mais ricas do mundo.

Apresentamos nove indústrias petrolíferas maiores do mundo, aonde a Petrobras se destacou em 3º lugar. 1º Exxon Mobil (EUA), 2º Shell (Holanda), 3º Petrobras (Brasil), 4º BP (Reino Unido), 5º Total (França), 6º Chevron (EUA), 7º Eni (Itália), 8º Conoco Philiphs (EUA), 9º Repsol (Espanha).

7- Descrever como foi à crise do petróleo e suas conseqüências para o setor industrial.

Somente na década de 70 ocorrerão duas crises, sedo a primeira em 1973, aonde mostra que, a cada cinco barris de petróleo consumidos no Brasil, quatro eram importados, e isto fez com que a divida do Brasil externa aumentasse exponencialmente, e aconteceu que os preços dispararão e a inflação ficou fora do controle. E a segunda crise foi em 1979, ocorrida pelo corte da venda e distribuição deste item por parte do segundo maior produtor mundial, o Irã. E isto estava levando o país à beira da quebra, com as conseqüências dos desmandos e obras faraônicas do Regime Militar, além dos erros da política energética equivocada do governo.

8- Analisar o porquê não há maiores investimentos em energia limpa já que o petróleo é tão poluidor.

O petróleo tem sido uma grande fonte de energia, até mesmo pela necessidade de consumi-lo em seu dia-dia. E notamos que não há investimentos em energia limpa, menos poluidora para o meio ambiente. E vemos que baseado na necessidade, o petróleo ainda move muito dinheiro, mais do que qualquer outro tipo de energia.

9- Analisar a existência de leis ambientais as formas legítimas de dominação.

Formas legítimas são todas as previstas em lei, portanto as pessoas devem saber utilizar sua propriedade rural ou urbana, mas de acordo com a Legislação, nesse caso, com o CÓDIGO FLORESTAL.

Áreas de Preservação Permanente e Áreas de Reserva Legal são figuras jurídico-criadas pelo Direito Ambiental, limitadoras da exploração total da propriedade rural, em sua atividade extrativa ou agropastoril. Revertendo em benefício social e coletivo. Principalmente para Proteção e Preservação da Natureza e matas nativas.

10-Mostre (exemplificando) como os textos podem ser coerentes, às vezes, e incoerentes, outras vezes, já que tratam do mesmo assunto: responsabilidade socioambiental.

A Petrobras trabalha em função de abastecer as necessidades do mercado, e mostrou ser Coerente em seu serviço, demonstrando o seu esforço em servir a necessidade do homem. E ao mesmo tempo a Petrobras também mostrou ser Incoerente, em reconhecer o estrago pelo vazamento de óleo na Bahia, mas não tomando atitude necessária com aqueles que foram prejudicados pelo estrago.

11-Ainda relacionado à questão 10, como eles apresentam discursos diferentes (pois são de autores\produtores diferentes).

Aqui temos a resposta, o porquê que autores\produtores diferentes, apresentam discurso diferente, pois não seria possível que vários autores tivessem o mesmo discurso, podem estar falando do mesmo assunto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com