TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Sócioambiental No Âmbito Empresarial

Trabalho Universitário: A Responsabilidade Sócioambiental No Âmbito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  3.718 Palavras (15 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 15

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO ÂMBITO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Teorias da Administração I, sob a orientação da Profª. Adriana Rampazo; Comunicação e Linguagem, sob a orientação do Profº. Marcelo Silveira; Sociologia, sob a orientação do Profº. Wilson Sanches; e Filosofia, sob a orientação da Profª. Márcia Bastos.

Porto Velho

2011

SUMÁRIO

1. Introdução ............................................................................................... 4

2. Responsabilidade Socioambiental .......................................................... 5

3. Problemas Ambientais............................................................................. 6

4. Ética e Responsabilidade Socioambiental .............................................. 8

5. Energia Fóssil como Combustível .......................................................... 9

6. As Indústrias Petrolíferas mais Ricas do Mundo .................................... 10

7. A Crise do Petróleo ................................................................................. 10

8. Energia Limpa ......................................................................................... 11

9. As Leis Ambientais ................................................................................. 12

10. A Petrobrás – Petróleo S/A ................................................................... 12

11. Exemplos de Ações Socioambientais em Porto Velho ......................... 14

12. Conclusão ............................................................................................. 15

13. Referências Bibliográficas .................................................................... 17

1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo levar ao conhecimento do público acadêmico, em especial aos acadêmicos do Curso de Administração, informações sobre as crescentes exigências da sociedade junto às empresas no tocante a preservação ambiental, a forte concorrência a nível global, as pressões dos stakeholders em relação à saúde financeira da empresa e a busca constante de retornos financeiros, entre outros fatores, tem afetado as organizações de uma forma nunca antes vista.

Elencamos no trabalho informações sobre alguns temas sugeridos para pesquisa e leitura, visando enriquecer o conhecimento e o aprendizado, tais como: Responsabilidade Social, Problemas Ambientais, Ética e Responsabilidade Socioambiental, Energia Fóssil, Crise do Petróleo, Energia Limpa, Leis Ambientais.

Incluímos também, algumas informações sobre a maior empresa brasileira, a Petrobras – Petróleo Brasileiro S/A que enfrentou no ano de 2000 dois grandes acidentes ambientais com um total de aproximadamente 5,3 milhões de litros de óleo derramados. Esses acidentes acarretaram mudanças bruscas na gestão ambiental da empresa com reflexos diretos no seu planejamento estratégico.

2. Responsabilidade Socioambiental

O conceito Responsabilidade Socioambiental surgiu da junção dos conceitos Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental.

A Responsabilidade Social é entendida como aquela que cuida dos interesses das pessoas em sentido amplo. Normalmente essa responsabilidade tem a forma de distribuição de renda feita em modo de filantropia. As motivações que levam os sócios das empresas a praticar a filantropia são suas convicções morais ou religiosas.

A Responsabilidade Ambiental surgiu com a percepção de que os recursos naturais podem se esgotar com a ação predadora do homem. Isso ocorreu quando terrível acidente industrial além de deixar doente e até matar populações também degradou os recursos naturais que serviam de insumos para a própria indústria. Com estudos climáticos foi identificado, por exemplo, a nocividade de gases poluentes e seu efeito sob as condições de vida da população. Foi através de um desses estudos que se proibiu a emissão de CFC.

Juntando a Responsabilidade Social com a Responsabilidade Ambiental surgiu a Responsabilidade Socioambiental. Na verdade nunca existiu essa separação. Apenas o homem conseguiu perceber que tanto o ser humano depende de uma sociedade mais como de um local adequado para se viver. Sendo assim, não basta termos alimentos se estes estão contaminados ou exigir saneamento básico se as favelas não param de crescer. Para termos um planeta limpo e com pessoas vivendo dignamente é preciso uma nova cultura onde todos são responsáveis pela conservação da dignidade humana e dos recursos naturais.

Atualmente as empresas que enxergam a responsabilidade socioambiental como um grande negócio, têm buscado se enquadrar dentro dos padrões da responsabilidade socioambiental, com ações que promovam o desenvolvimento em comprometimento com o meio ambiente e áreas sociais como a fome e o direito ao lazer.

Algumas empresas investem na responsabilidade socioambiental com intuito de motivar seus colaboradores e principalmente ao nicho de mercado que preferem pagar mais por um produto que não viola o meio ambiente e investem em ações sociais; outras empresas investem com o objetivo de ter materiais para poderem investir em marketing e passar a imagem de empresa responsável socioambientalmente.

3. Problemas Ambientais

São vários os problemas apontados por organizações ambientais com World Wid Fund (WWF) e Greenpeace, e por órgãos governamentais como a Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, alguns são apontados como mais urgentes ou mais alarmantes, como aquecimento global, desmatamento e extinção de espécies, diminuição dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com