TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Socioambiental

Ensaios: Responsabilidade Socioambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Responsábilidade Socioambiental Erro! Indicador não definido.

2.1.1 Poluição ..............................................................................................................6

2.1.1.1 Leis Ambientais ...............................................................................................8

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................12

REFERÊNCIAS ........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Este presente trabalho irá trazer a importância e a necessidade de uma moderna gestão empresarial, gestão esta capaz de criar relacionamentos mais éticos no mundo dos negócios. A sociedade como um todo se beneficia, quando as organizações agem de forma honesta com todos os envolvidos no processo sejam eles: clientes, fornecedores, sócios, funcionários, o governo e a sociedade em geral. Os valores, os rumos e as expectativas devem levar em conta todo esse universo de relacionamento e seu desempenho também deverá ser avaliado quanto ao esforço no cumprimento de suas responsabilidades públicas e em sua atuação como empresa socialmente responsável.

A importância deste trabalho de pesquisa se dá pela necessidade que as empresas têm de incluir em sua estratégia de negócios o apoio a objetivos de interesse social e de responsabilidade pública, como: melhoria na educação, assistência médica, excelência na proteção ambiental, bem como conservação de recursos naturais.

Portanto um estudo sobre o compromisso ético que as empresas devem ter com a sociedade e principalmente com o meio ambiente, irá trazer melhorias tanto para as organizações quanto para o ambiente externo a elas.

2 DESENVOLVIMENTO

A Responsabilidade Socioambiental corresponde a um compromisso das empresas em atender à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros. Diz respeito à necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal forma que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas ponderando-se os impactos sociais e ambientais conseqüentes da atuação administrativa da empresa.

Sustentabilidade começa a ser vista como algo presente no dia a dia da empresa, pois além das atividades produtivas, envolve o tratamento dado ao meio ambiente e sua influencia e relacionamento com fornecedores, públicos interno e externo e com a sociedade, praticas de governança corporativa, transparência no relacionamento interno e externo, postura obrigatória para empresas de âmbito mundial cuja imagem deve agregar o mais baixo risco ético possível.

Não é correto confundir responsabilidade socioambiental com filantropia, pois esta se realiza de forma aleatória e não sistematizada ao contrário da RSA ou do DRS que busca contribuir de forma assertiva em seus projetos.

Embora estejam acontecendo vários empreendimentos por parte de empresas, novas leis tenham sido sancionadas, acordos internacionais estejam em vigor, a realidade apontada pelas pesquisas mostra que os problemas ambientais ainda são enormes e estão longe de serem solucionados.

- FAUNA

A fauna Brasileira é uma das mais ricas do mundo com 10% das espécies de repteis e mamíferos, 17% das aves a maior diversidade do planeta em espécies. Algumas espécies da fauna brasileira se encontram extintas e muitas outras correm o risco. De acordo com o IBGE há pelo menos 330 espécies e subespécies ameaçadas de extinção.

As principais causas da extinção das espécies faunísticas são a destruição de habitat, a caça/pesca predatórias, a introdução de espécies estranhas a um determinado ambiente e a poluição.

O tráfico de animais silvestres movimenta cerca de 10 bilhões de dólares/ano, sendo que 10% corresponde ao mercado brasileiro, com perda de 38 milhões de espécimes (O GLOBO, 03/07/02).

- FLORA

O homem tem exercido intensa atividade sobre a natureza extraindo suas riquezas florestais. As florestas tem sido mais atingidas, devido ao aumento das populações, e vem sido derrubadas para as acomodar.

Essa ocupação tem sido realizada sem um planejamento ambiental adequado causando alterações significativas nos ecossistemas do planeta. As queimadas, geralmente praticadas pelo homem, são atualmente um dos principais fatores que contribuem para a redução da floresta em todo o mundo, além de aumentar a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, agravando o aquecimento do planeta.

150 mil Km2 de floresta tropical são derrubados por ano, sendo que no Brasil, são em torno de 20 mil km2 de floresta amazônica. Além desta, a mata Atlântica é a mais ameaçada no Brasil e a quinta no mundo, já tendo sido devastados 97% de sua área (VITOR, 2002).

- LIXO

Outro trágico fator ambiental é o lixo que em sua maioria ainda é lançado a céu aberto. No Brasil, cerca de 85% da população brasileira vive nas cidades. Com isso, o lixo se tornou um dos grandes problemas das metrópoles. De acordo com o IBGE, 76% do lixo é jogado a céu aberto sendo visível ao longo de estradas e também são carregados para represas de abastecimento durante o período de chuvas.

Um relatório da ONU revela que as regiões costeiras, sul e sudeste do Brasil, são as mais poluídas do mundo. 40 milhões de pessoas vivem no litoral lançando 150 mil litros de esgoto por dia ou 6 bilhões de litros de esgoto sem tratamento. Os poucos investimentos do governo nessa área são inexplicáveis, uma vez que, para cada dólar investido no saneamento básico, 4 dólares são economizados com a prevenção de doenças que requerem internações.

- RECURSOS HÍDRICOS

A maior concentração de petróleo conhecida está localizada no Golfo Pérsico. Porém, o petróleo deste novo século que também causará muitas guerras é outro: a água. Mais da metade dos rios do mundo diminuíram seu fluxo e estão contaminados, ameaçando a saúde das pessoas.

Os rios ainda sobreviventes são o Amazonas e o Congo. A Bacia do Amazonas é o maior filão de água doce do planeta, correspondendo a 1/5 da água doce disponível. Não é à toa que há um interesse mundial na proteção dessa região (PORTUGAL, 1994). Não é porque a Amazônia é o pulmão do mundo, isso já foi comprovado que todo o oxigênio produzido por essa floresta é consumido por ela mesma. Em um futuro próximo o mundo sedento virá buscar água na Bacia do Amazonas e o Brasil será a OPEP da água.

A avaliação da responsabilidade social de uma organização envolve seu relacionamento com o mundo externo. As questões éticas devem ser enfrentadas em todos os níveis da atividade empresarial, pois a ética empresarial esta relacionada com as regras básicas do comportamento individual, das empresas e da sociedade. Em diversas situações os indivíduos se defrontam com a necessidade de pautar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas. Algumas definições sobre ética nos ajudam a entender a importância de aplicá-la no ambiente empresarial e na sociedade como um todo.

"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”.(VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7).

Poluição

A exploração da energia fóssil começou em 1908 com a descoberta de lençóis de petróleo no Irã. A partir de então toda a região do Golfo Pérsico começou a ser explorada. Foi o início de uma política de concessões feitas pelo Xá e por chefes tribais árabes a grandes companhias estrangeiras, particularmente inglesas (Anglo-iranian) e americanas (Texaco, Mobil Oil, Esso, Standar Oil). Dois fatores fizeram com que o combustível fóssil passasse a ser estratégico e utilizado ostensivamente. Em 1896 Henry Ford começou a produzir o primeiro veículo automotor em série, inaugurando a era da moderna indústria de automóvel, expandindo-se para outros transportes como o aeronáutico. O aumento do consumo de gasolina e óleo começa então a impulsionar a prospecção e a busca de mais combustível fóssil, tanto nos Estados Unidos como no exterior. Outro fator que levou o combustível fóssil a tornar-se o negócio do século ocorreu em 1911, com a decisão tomada por Churchill, quando Ministro da Marinha inglesa - a maior do mundo -, de substituir o carvão pelo óleo como energia para seus navios, em 1911.

De 1908 a 1950, as companhias multinacionais formaram verdadeiros impérios (eram chamadas as 7 irmãs) abarcando todas as zonas produtoras de combustível fóssil espalhadas pelo mundo, mas concentradas basicamente no Oriente Médio. Foi a época de ouro das multinacionais. Elas possuíam sua própria política externa, suas linhas de aviação e comunicação completamente independentes. Geralmente seus administradores e gerentes eram os homens mais importantes do país e seus verdadeiros governantes. Os estados que existiam eram neocoloniais, dependentes, sem poder e força para disputar o controle da riqueza nacional.

Cinco das Dez empresas mais ricas do mundo são Petrolíferas, segue:

1º Exxon Mobil ( petrolífera)

2º Wal -Mart ( rede de supermercados, mais de 5000 espalhados pelo mundo)

3 Shell Group ( petrolífera)

4 BP ( empresa petrolífera)

5 GM ( automotiva)

6 Chevron ( petrolífera)

7 Daimler Chrysler ( automotiva)

8 Toyota ( automotiva)

9 Ford ( automotiva)

10 Connoco Philips ( petrolífera)

A crise do petróleo dos anos 70 do século passado fez com que nossa dívida externa aumentasse exponencialmente, pois passamos a gastar mais para importar essa commodity -na época, a cada 5 barris de petróleo consumidos no Brasil, 4 eram importados.

Além disso, a crise foi o estopim de uma inovação industrial muito positiva, a adoção do programa "Proálcool", no qual o Brasil foi pioneiro ao utilizar o álcool proveniente da destilação da cana-de-açúcar como combustível, inclusive adaptando os motores dos carros movidos à gasolina para funcionarem com uma mistura de 20% de álcool anidro.

Então, se o Petróleo é incrivelmente poluidor, o Brasil deveria estar investindo cada vez mais em Energia Limpa.

Contudo, ainda estamos na era do petróleo, que ainda é uma fonte abundante e relativamente barata de energia. Embora as reservas atuais desse bem mineral estejam se esgotando rapidamente, ainda há potencial para grandes descobertas, como foi o caso do nosso pré sal. Além disso, as técnicas de recuperação de petróleo e gás natural em campos antigos vêm se aperfeiçoando muito, aumentando a vida útil dos mesmos. Para você ter uma idéia, por volta 1850, quando o petróleo jorrou num poço do Texas pela 1ª vez, a média de recuperação do petróleo era de apenas 10% do total contido nos poros da rocha subterrânea. Hoje em dia, é comum se conseguir extrair de 40 a 50% do óleo contido no reservatório rochoso.

Tudo dependerá de fatores econômicos, porque, como vivemos num mundo capitalista, os acionistas das companhias de petróleo esperam lucros de seus investimentos; então, quanto mais barato o petróleo estiver no mercado internacional, menos capitais serão investidos em fontes de energia limpas.

Leis Ambientais

Criou- se Leis Ambientais para preservação da Natureza, e que sejam punidos os crimes ambientais. Em forma de Dominação Legal, umas das dominações por Max Weber.

Dominação Legal em virtude do estatuto. Seu tipo mais puro é a dominação burocrática. Sua idéia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma. A associação dominante empresas. Designa-se como “serviço” uma empresa, ou parte dela, heterônoma e heterocéfala (isto é, cujos regulamentos e órgãos executivos não são definidos apenas internamente a ela mas pela sua participação em formas de associação mais amplas: portanto não autônoma nem autocéfala). O quadro administrativo consiste de funcionários nomeados pelo senhor, e os subordinados são membros da associação (“cidadãos”,“camaradas”)

Tais como:

1 - Lei da Ação Civil Pública - número 7.347 de 24/07/1985.

Lei de interesses difusos, trata da ação civil publica de responsabilidades por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor e ao patrimônio artístico, turístico ou paisagístico.

2 - Lei dos Agrotóxicos - número 7.802 de 10/07/1989.

A lei regulamenta desde a pesquisa e fabricação dos agrotóxicos até sua comercialização, aplicação, controle, fiscalização e também o destino da embalagem.

Exigências impostas :

- obrigatoriedade do receituário agronômico para venda de agrotóxicos ao consumidor.

- registro de produtos nos Ministérios da Agricultura e da Saúde.

- registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA

- o descumprimento desta lei pode acarretar multas e reclusão.

3 - Lei da Área de Proteção Ambiental - número 6.902 de 27/04/1981.

Lei que criou as "Estações Ecológicas ", áreas representativas de ecossistemas brasileiros, sendo que 90 % delas devem permanecer intocadas e 10 % podem sofrer alterações para fins científicos. Foram criadas também as "Áreas de Proteção Ambiental " ou APAS, áreas que podem conter propriedades privadas e onde o poder público limita as atividades econômicas para fins de proteção ambiental.

A responsabilidade socioambiental tem diferentes opiniões ao seu respeito, e os mesmo critérios de pensamento, o desenvolvimento empresarial e a preservação da Natureza e seus recursos.

O Plano Estratégico da Petrobras expressa claramente o compromisso da companhia com a realização de seus negocio de forma social e ambientalmente responsável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

Outra forma encontrada pelas empresas para se legitimarem junto a seu público consumidor, obterem destaque e, assim, conquistarem respeito e credibilidade no mercado, é através dos investimentos em atividades culturais. Assim, as exigências sócio-econômicas, atualmente impostas para a sobrevivência empresarial, são convertidas e transformadas em discursos que conferem maior poder e garantem a legitimidade das organizações.

Porém, Entre desastres ambientais recentes causados pela Petrobras, estão os vazamentos de petróleo na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro, e também no Paraná, em 2000. O jornal Folha de São Paulo, em sua versão on-line de 23 de julho de 2000, fez uma retrospectiva dos principais vazamentos da Petrobras nos últimos 25 anos.

Como, Junho/ 200 380 litros de petróleo atingem a baía de Guanabara. A Petrobras é multada novamente em R$ 50 milhões, por ser reincidente.

Julho/ 200 No domingo da semana passada, cerca de 4 milhões de litros de óleo cru vazam de refinaria em Araucária.(PR). A estatal é multada em R$ 50 milhões, pela terceira vez neste ano.

Cabem aos administradores da Petrobras, os métodos para melhor funcionamento em meio aos grandes desafios socioambientais da atualidade como empresa ecologicamente correta. Em vista de tais desafios, o que deve ser feito por parte deles é buscar soluções para minimizar, o máximo possível, impactos de ordem ambiental e social, que afetem os negócios da empresa junto a órgãos de fiscalização públicos, através de planejamento e controle incisivos.

O primeiro princípio da Gestão Ambiental, determinado pela ISSO diz: “A organização deve intencionar fazer tudo que precisa ser feito. Deve garantir seu compromisso com o sistema de gestão ambiental e definir sua política nesta área”.

A teria da Relações Humana da Administração pode suportar bem a inclusão das questões socioambientais na gestão organizacional, pois ela tem ênfase no serviço Social.

As empresas estão cada vez mais comprometidas com a responsabilidade socioambiental no Brasil, através de projetos sociais que apóiam ações nas comunidades ou protegendo o meio ambiente. Na nossa Região existem alguns exemplos:

Empresa Ação

HONDA (O Programa Green Factory (Fábrica Ecológica) da Honda é aplicado nas duas unidades fabris: a Moto Honda da Amazônia e a Honda Automóveis do Brasil.) O Programa procura reduzir a emissão de poluentes e o consumo de energia, além de implantar processos industriais limpos, que provoquem o menor impacto ambiental possível e trabalhem a conscientização da sociedade sobre a preservação do meio ambiente, respeitando a legislação ambiental vigente.

Empresa Ação

BRADESCO Um projeto inédito com o objetivo de preservar o meio ambiente e apoiar o desenvolvimento de comunidades amazônicas. O Banco tornou-se um dos co-fundadores da Fundação Amazonas Sustentável, contribuindo com o aporte pré-estipulado de R$ 20 milhões.

O primeiro projeto a ser desenvolvido será o "Bolsa Floresta", com o repasse de recursos às famílias locais que não desmatarem a área do entorno que habitam.

3 CONCLUSÃO

A partir deste estudo, pode-se afirmar que a Responsabilidade Social está predominantemente direcionada a uma atitude e a um comportamento empresarial ético e responsável. Nesta abordagem prevalece o que denominamos de “responsabilidade ética”. É o dever e compromisso da empresa em assumir uma atitude transparente, responsável e ética em suas relações com os seus diversos públicos-alvo (governo, clientes, fornecedores, e comunidade.)

Para que os danos ambientais não atinjam maiores proporções, ou seja, danos irreversíveis, serão indispensáveis neste século que todos os povos se unam. A educação ambiental será absolutamente necessária para conscientizar a sociedade e, com isso, obter a participação mais ativa da mesma. A adoção de uma política ambiental mais eficiente com leis mais rigorosas, monitoramento ambiental adequado e permanente, fiscalização, maiores investimentos em pesquisas de solução ecologicamente sustentável para os problemas ambientais e incentivos fiscais a empresas, será a única alternativa viável para conter os danos ao meio ambiente.

...

Baixar como  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »